27 de fevereiro de 2017

O Carnaval em Pombal


A vida são dois dias e...o Carnaval (em Pombal) são apenas umas horas. A imagem é de sexta-feira, registada às 11h30, e retrata o momento em que, prontamente, os serviços da Câmara varrem das ruas os vestígios do que resta do Carnaval na cidade: um desfile apressado das centenas de crianças que pais e escolas vestiram a rigor. Algumas escolas esforçaram-se muito na indumentária, dando ênfase à nobreza, como manda o figurino. E depois, foi um ar que se lhe deu.
Talvez esta imagem diga muito sobre o que somos, por cá, por contraste com os concelhos à volta: Ansião, Figueiró dos Vinhos, Batalha, Alcobaça (sem falar da super potência que é a Nazaré) proporcionam aos seus e aos outros dias de folia, desfiles e bailes. Noutro tempo, Pombal entrava nesse mapa. A crescente formatação do lado institucional da vida foi ganhando peso. Deixamos tudo por conta da Câmara, da Junta, da Instituição. Falta-nos sociedade civil que se envolva e participe. E que seja um bocadinho exigente, até consigo mesma. Anos e anos de subsidiodependência entre as colectividades acabaram com o gene da iniciativa, da ousadia. Resta-nos então o Carnaval de Abiul, que ontem desfilou entre as obras da vila, a mostrar que o que faz falta é animar a malta. Um bom exemplo do que dizia Zeca Afonso: "temos é que ser gente, pá".

2 comentários:

  1. A CMP não tem verbas para animar o povo...A nobreza prefere gastar o dinheiro público nos boletins do Clero.

    ResponderEliminar
  2. O Carnaval é o ópio do povo! Abaixo o Carnaval!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.