27 de março de 2017

Da nunca vista aventura de D. Diogo na pele de desordeiro

Na sua luta constante para decidir o que vai parecer; Dom Diogo decidiu que hoje encarnaria a figura do desordeiro. Não é o que ele vai ser; é simplesmente o que, por momentos, lhe interessa parecer. Vai daí juntou-se ao beato Ilídio e ao sorumbático Avelino na marcha lenta no IC2.
Que o beato Ilídio, que dentro de meses será um zero sem número, coloque a máscara de arruaceiro para disfarçar a brandura leitosa e a espinha-mole, que condenou a vila de Vermoil ao maior marasmo que por cá se encontra; aceita-se.
Que o pobre Avelino arrebite antes do toque a-finados, clamando por meia dúzia de rotundas, quando andou por cá calado e com o rabo entre as pernas; compreende-se, também.
Mas poucos esperavam ver Dom Diogo - figura distinta, grave e majestática – no papel de prevaricador, de desordeiro, de vilão, de falso virtuoso; num desvaneio sem grandeza nem alma, e sem povo; montado e executado com uso abusivo de recursos públicos por comadres-homens sem despudor.
Depois, custa ouvir os protagonistas em directo; cada espírito no seu timbre: Dom Diogo na pose grave, fala gravemente, como orador e não como pensador, para si e seus ouvintes; o beato Ilídio, na pele do falso agitador,  mais oco que dantes, o que debita sai-lhe opaco e amortecido, carregado do eco do grande vazio; e o Avelino, que mal crê em si mesmo, fala porque tem que falar, quer mais rotundas.
Tudo tão pequeno, tão adulterado, tão insincero, tão azedo. Perdoai-lhes Senhor; e dai-lhes penitência severa.

5 comentários:

  1. Caro Sr. Adelino Malho, antes mais saliento a qualidade do seu texto, objectivo e conciso, do que escreveu concordo com muitas coisas, com outras não, o Sr. desancou em tudo e em todos, conclui ainda que para si nada está bem!.
    Com o devido respeito, afinal impõem-se ou não uma intervenção de fundo no IC 2 ? Como para si nada está bem que soluções apresenta? Não podemos só dizer mal!

    ResponderEliminar
  2. O IC2 precisa de ser intervencionado, mas não vamos fazer de um Itinerário Complementar ( Entre 2 capitais de distrito) numa Rua com centenas de rotundas e onde não se consiga andar a mais de 60. Demorar mais de 2 horas para ir de uma cidade a outra.

    ResponderEliminar

  3. Caro amigo J. do Trasso,

    Antes de mais obrigado pelo elogiou; mas as críticas também são bem-vindas – permitem-me responder-lhes.
    No que se refere ao elogio à riqueza do texto – se a tem – provém mais dos protagonistas do que do autor.
    No que se refere às criticas faz uma generalização - em que ás vezes também incorro - quando diz “desancou em tudo e em todos”. Não desanquei em “todos” foi só naqueles “três amigos da vida-airada”. E foi só porque eles se meteram tanto a-jeito … Concordará? É verdade que havia muitos mais a pedi-las, mas… Também não dei em “tudo”! Dei só na politiqueira “Marcha Lenta”; mas não critiquei as propostas porque não as apresentaram. Só o Avelino é que pediu meia-dúzia de rotundas em 2 km da sua freguesia. Discordo.
    Sabe porque é que a Marcha Lenta foi (essencialmente) dos politiqueiros? Porque a população não tem grandes problemas, e sabem que nada têm a ganhar com este folclore.
    Por fim: toda a EN1 necessita de requalificação. O troço que atravessa Pombal não é dos piores, antes pelo contrário; conheço-o muito bem, faço-o todos os dias.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Adelino Malho, obrigado por me tratar por amigo:
    A manifestação, de facto, para o ser e produzir o efeito desejado, devia ter a aderência do POVO, que não teve. Pior seria não fazer nada! Para o seu texto ter o efeito que todos desejamos devia conter propostas suas, o que não acontece. Quanto ao IC 2 também lhe digo que entre Leiria e Coimbra não é dos piores troços, conheço o itinerário todo de Norte a Sul, mas, podia estar melhor, devemos nivelar por cima e não por baixo. Acrescento a minha proposta para melhorar as acessibilidades a Pombal: entre Flandes e a Repsol ainda é possível fazer uma faixe de serviço, uma de cada lado do IC - 2, com acesso para a zona industrial da Formiga, sendo que, por exemplo, quem vêm do Sul passa por baixo do IC 2, junto ao Rio, quando pretende ir para Formiga. De notar que uma grande parte deste percurso já está feito, desde a cooperativa até ao antigo cruzamento do Socer, portanto, basta dar continuidade. As Meirinhas necessitam de 2 Rotundas, uma a Norte e outra a Sul e o acesso às mesmas seria por uma via de serviço. Opinião de um Leigo.

    ResponderEliminar
  5. Vejam o lado positivo, aqueles bonequinhos sempre dão para fazer fogueira

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.