4 de outubro de 2017

Adivinhação jurássica

Não era preciso uma bola de cristal para saber que, de facto, isto poderia acontecer. Sicó tinha dois candidatos, considerados dinossáurios da política, que achavam que era simplesmente voltar e que a coisa estava garantida. Narciso até mudou o lema do betão para um lema mais humano, esquecendo-se que apesar do pessoal ter memória curta, os tempos são outros. Já Fernando Marques, e falando de Ansião, pensou igual, contudo nem sequer se deu ao trabalho de mudar o lema. Veio com os clichés do amor pela terra e coisas do género e o resultado foi uma estrondosa derrota, na medida que Ansião mudou de rumo após 4 décadas. É obra! A esta hora ainda deve estar a perceber o que correu mal e a apanhar os cacos do seu ego, que se esbardalhou ao comprido.
Mas comecemos pelo início, onde surge a sui generis jogada de troca de candidatos, saindo Rui Rocha e entrando Fernando Marques. Há uns 2 anos já tinha ouvido, em off, que esta troca iria ocorrer, portanto quando saiu a notícia, de forma oficial, no Jornal Serras de Ansião, há poucos meses, não fiquei minimamente convencido da história que lá vinha. Mais ainda sendo que aquele Jornal tem uma convivência muito próxima com o PSD de Ansião. Ou seja, e dito de outra forma, cantas, mas não me alegras.
Diria que caso esta troca de candidatos não tivesse corrido, a derrota poderia, eventualmente, ter sido evitada. Digo eventualmente porque o vencedor tem todo o mérito, e mais algum, e a vitória não foi simplesmente por demérito do PSD. Mas não, a ambição pouco realista de um dinossáurio da politica acabou por prevalecer, com os resultados agora conhecidos. Além de ter pensado que era garantida a eleição, Fernando Marques não se lembrou de que, tal como em Pombal, apesar do pessoal ter memória curta, os tempos são outros e, diga-se, o pessoal estava farto da coisa. Além disso houve quem, sendo ferrenho do PSD, não gostou da tentativa de regresso às lides de Fernando Marques, já com a imagem muito chamuscada, e, por isso, votou noutras candidaturas ou simplesmente não votou (como se pode ver pela baixa votação no CDS-PP, onde o pessoal poderia ter votado em substituição do voto no PSD).
Esta viragem, em Ansião, é muito positiva para o sistema democrático, já que, tal como a Associação Cívica Transparência e Integridade refere, “a perpetuação de líderes políticos fere a democracia local.
Sem renovação de lideranças não se formam novos quadros capazes de contribuir para o desenvolvimento dos municípios, geram-se Dinâmicas de entropia e falta de dinamismo, acentuam-se os vícios do poder na gestão dos recursos públicos, na prestação de contas e na transparência. Dilui-se o poder da sociedade civil em função da vontade do chefe.” Ou seja, com a eleição de um novo presidente da câmara, quebrou-se um ciclo deste género. E isto é fundamental para o futuro de Ansião e para o futuro dos concelhos limítrofes. Todos ficam a ganhar.
Quanto a Narciso Mota e a Fernando Marques, saíram pela porta pequena, sem glória e com os seus egos do tamanho de um berlinde. E, digo eu, merecem tal feito, pois fizeram por isso!. Podem agora dedicar o seu tempo a uma ou a várias das muitas associações desta nossa região, e às causas que defendem, já que o amor pela terra não é exclusivo da política. O pessoal agradece e, aliás, já lhes mostrou o caminho!
Farpas Convidadas: João Paulo Forte (Blogger: http://www.azinheiragate.blogspot.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.