30 de outubro de 2017

Onde se dá conta do raspanete do Príncipe ao Pança

O Príncipe saiu da primeira contenda com a nova velha oposição inchado e pomposo, com a forma como tinha espezinhado o Comendador e o seu ajudante. Mas estava-lhe atravessado terem-no apanhado em falso naquilo que é mais forte: os papéis.
Mal terminou a refrega, o Pança aproximou-se do Amo e começou logo a massajar-lhe o ego - “boa coça, Alteza”, “boa coça, Alteza”,… - pensado que, enchendo-o de elogios, evitava as arrochadas. Sem resultado. O Príncipe ordenou-lhe logo de forma seca: - apresentai-vos no meu gabinete com a vossa ajudante, depressa.
O Pança chamou a ajudante e apresentaram-se de imediato...
- Entrai, entrai…. Explicai-me: o que tendes andado a fazer para não terdes feito nada do que devíeis terdes feito? – perguntou o Príncipe, agastado.
- Senhor meu Amo, os bacharéis atrasaram-se - não trabalham ao nosso ritmo - e, agora, falta-me tempo para andar sempre em cima deles – disse o Pança.
- Como tendes o descaramento de dizer que vos faltou tempo, se tivestes vinte e tal dias para preparar e enviar todos os papéis? – perguntou o Príncipe, exaltado.
- Eu agora tenho outros afazeres, e fiquei com menos uma ajudante – afirmou o Pança.
- Tendes menos uma ajudante porque quisestes correr com ela…- rematou o Príncipe.
- Tem razão, Alteza – anuiu o Pança. Mas…
- Não te desculpes com outros afazeres; escudeiro é escudeiro, não tem outro Senhor nem ócios - tornou o Príncipe.
- Eu dedico o dever, assim como a alma, primeiro a Deus, depois a Vossa Alteza; mas, agora, também tenho que dedicar alguma atenção aos meus fregueses; até porque o Boi não sabe nada daquilo – aditou o Pança. 
- Pança; conheceis a história da rã que se quis igualar ao boi? - perguntou o Príncipe, com ar irónico.
- Não, Alteza. Mas contai, que deve ser engraçada – pediu o Pança.
- …Fez-se inchar; tanto, tanto, …, que rebentou! – disse o Príncipe.
- O Senhor é mesmo muito engraçado, e desagradecido…- afirmou o Pança, com alguma malícia. E prosseguiu: - E não deixa ninguém brilhar…Ainda agora acabei de me expor, e expor o meu tarefeiro, com o corte do directo, para proteger Vossa Excelência da censura pública, e já estou aqui a levar porrada ao pé da minha sujeita.
- Pança, não te agradeço; o cometido feito de que te orgulhas me enxovalha – afiançou o Príncipe.
- Mas, Vós mesmo, Alteza, me insinuastes o feito – atalhou o Pança. 
- Cala-te, Pança; senão ainda mais razões me dais para repisar a merecida reprimenda – avisou o Príncipe.
- Merecida uma ova – retorquiu o Pança. E acrescentou: - O que Vos deixou tão colérico?
- Tem juízo; Pança. Obedece e não faças perguntas – reavisou o Príncipe.
- Vossa Mercê está de uma maneira que nem Satanás o atura. Se não temperar essa ruindade perde o resto do cabelo – tornou o Pança.
- Por tua vida, Pança, nem mais um pio! – ordenou o Príncipe. E acrescentou: - Melhor te fora nunca terdes nascido, do que deixares de agradar-me agora.
- Não vos agastais meu caro Senhor; estamos aqui, a vossos pés, para sermos mandados e obedecer – disse o Pança.
 - É melhor que assim seja. Porque hás-de saber, Pança, se o não sabes, que há duas coisas, que mais que todas as outras, não tolero: o erro e o demando – afirmou o Príncipe.
- Eu sei, Alteza. Mas não preciseis de ser tão colérico com escudeiro tão fiel. Guardai as bordoadas para aqueles traidores danados; eles merecem-nas todas, e só se perdem as que caem no chão – disse o Pança.
- Devíeis de saber, Pança, que quem faz imoderado uso da espora, termina por matar a montaria. Ao soberano interessa sempre manter vivo um inimigo – afirmou o Príncipe.
- Mas digo-lhe mais: quando ele falou no mano fiquei fora de mim, se o Senhor me tivesse dado um sinal, tinha-lhe dado umas boas murraças – afirmou o Pança, ainda a ferver.
- Põe-te no teu lugar, Pança; este tipo de pendências não é para ti. Mas sereis necessário, quando for preciso sujar as mãos – rematou o Príncipe.
                                                                                                               Miguel Saavedra

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.