20 de outubro de 2017

O dia em que D. Diogo toma posse de Pombal. E do PSD

foto: Pombal Jornal

A tomada de posse da Câmara e da Assembleia Municipal de Pombal, esta tarde, às 18 horas, está tão instável como o tempo. Se no que respeita ao executivo não há grande coisa a esperar, já a Assembleia Municipal tem o seu pico de interesse: a esta hora ainda não se sabe se o PSD vai avançar com o nome da cabeça de lista, Fernanda Guardado, ou de João Coucelo. E disso dependerá a constituição do resto da bancada. Nas hostes social-democratas este pode ser o dia do juízo final, já que o anunciado regresso de José Gomes Fernandes à bancada pode ficar-se pelo panfleto. Também não é certo que Guilherme Domingues tome posse, pois que o ex-autarca de Santiago de Litém nunca digeriu a humilhação de ter entrado e saído da lista de Diogo. 
Se vencer a opção Coucelo, Diogo Mateus não toma apenas posse da Câmara, com a maioria absoluta em que a estrutura do partido não acreditava. Tomará conta do PSD, definitivamente, relegando Pedro Pimpão para o papel de presidente de junta, apenas e só, ao invés de se tornar a "segunda via" desenhada desde as últimas eleições para a concelhia. E com excepção de duas ou três figuras, a bancada do partido na AM tornar-se-á um filão da Jota. Nessa altura, Pedro Brilhante - que a partir de hoje é vereador - verá legitimada a "conversa" que teve com Diogo Mateus, antes da constituição das listas. 
Do resto, não há muito a esperar. O movimento de Narciso Mota ocupa seis lugares na Assembleia, a bancada do PS tem apenas 4, o CDS os mesmos dois, e o Bloco de Esquerda estreia-se com Célia Cavalheiro e todo o seu registo 'fora da caixa'. 
Venha daí o debate, e o combate!

6 comentários:

  1. Paula Sofia...Estás-te a esquecer do J. Pimpão o verdadeiro homem da máquina do PSD em Pombal, o cacique perfeito, sem ele ninguém ganha eleições no PSD em Pombal.

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia a todos, estive na cerimónia da tomada de posse dos orgãos camarários e correu tudo dentro da normalidade, desde o discurso de despedida de Narciso Mota como Presidente cessante da A.M. até ao discurso de Diogo Mateus. O único caso digo de filme de suspense é saber o motivo de José Gomes Fernandes não ter tomado posse e de ter pedido suspensão de Mandato de 180 dias. Foi por motivos pessoais ? Foi por divergências politicas com o líder da Concelhia. Ja ouvi algumas coisas mas era bom que o actor principal informasse o povo do que realmente se está a passar, pois ele efectivamente foi eleito, o povo também voto nele, portanto pode e deve explicar porque não tomou posse e pediu a suspensão de mandato. Fui também á União de Freguesias do Oeste, também tudo com muito sentido de serviço público e até as ausências das principais figuras politicas Pombalenses dos últimos 30 anos são devidamente fundamentadas. É chato ter casamentos nos dias das tomadas de posse. Eu teria pedido o adiamento dos casamentos, até porque são a principal e única causa para os divórcios. Saudações Democráticas para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toninho, essa é uma boa questão, a de JGF. Estou em crer que, teoricamente, há-de estar a acontecer-lhe uma de três coisas:
      a) doença comprovada
      b) exercício dos direitos de paternidade e maternidade
      c)afastamento temporário da área da autarquia, por um período superior a 30 dias.
      E eu que julgava vê-lo regressar ao lugar (natural) de líder da bancada do PSD...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Roque, diz-lhe que estimo as melhoras.

      Eliminar
    4. Emenda: O motivo foi o disposto da alínea B) Exercício dos direitos de paternidade e maternidade ( da menina LIBERDADE).

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.