22 de dezembro de 2019

A Casa dos Segredos

Todos nos lembramos de quando o presidente e o ex-presidente da Câmara andavam enrixados (agora querem-se muito?!?). Durante este período não faltaram insinuações graves (nunca concretizadas) de parte a parte, o que nos fez supor que seria uma questão de tempo até se descobrir que a honorabilidade (que resta) de quem nos tem governado nas últimas décadas é uma falácia.
Enterrado (ou comprado?!?) o “machado de guerra” entre os dois últimos edis, voltaram as insinuações. Desta feita sobre as imparidades do vereador Pedro Brilhante. De tal gravidade que, segundo o presidente, uma vez reveladas, acabariam com a sua carreira. A insinuação é instrumento especialmente cruel e cobarde, que marca definitivamente o visado e da qual não se consegue defender.
Parece por demais evidente que a nossa Câmara se encontra envolta numa opaca bruma capaz de ocultar mil sevícias. Faz-me lembrar o programa da TVI, “A Casa dos Segredos”, mas frequentada por gente de menor estirpe.
O povo gosta.

5 comentários:

  1. Amigo Aníbal, respigo do seu texto o finalzinho mesmo: "O povo gosta".
    Já no império romano os cristãos atirados às feras no "Coliseu" faziam as delícias do povo de então.
    De lá para cá o sentir coletivo não mudou muito, apenas se trocaram as cenas sangrentas explícitas pelas sangrentas implícitas para gáudio de todos.
    Compreendo a reação mas pessoalmente tento não alinhar nela porque é a prova de que afinal não evoluímos assim tanto apesar da vaidade que carregamos nesta era de todas as maravilhas.
    Se estas cenas pertencessem a uma qualquer "guerra dos tronos" fictícia tudo estaria bem.
    Agora quando o espetáculo que nos foi servido faz parte da nossa realidade próxima, apesar do gozo de alguns, só nos pode entristecer e preocupar pela peleja e desnorte das boas relações que deviam existir e não existem entre todos os que têm por missão zelar pelo nosso destino coletivo.
    De facto não comungo neste caso dessa preferência popular.
    De facto estou preocupado.
    De facto estou triste.
    Algo terá que mudar para que tudo não fique na mesma.
    Talvez a começar pelos comportamentos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel Serra,
      Talvez não me tenha feito entender na plenitude com a última frase. Não quero que pense, nem por um segundo, que esta situação me deixa satisfeito. Até porque envolve pessoas pelas quais tenho o máximo respeito. Apenas quero salientar que, há muito tempo a esta parte, se têm multiplicado as demonstrações de falta de urbanidade que em nada glorificam a acção política. Pelo contrário, a banalizam. A falta de educação não é um mero instrumento de retórica. Representa uma linha vermelha que, em nenhuma circunstância, deverá ser pisada. Estes comportamentos devem ser seriamente censurados por mim, por si e por todos. Pelo contrário, no momento da verdade (do voto) a população tem mostrado benevolência em relação ao que considero intolerável.
      Aproveito para lhe desejar boas festas. Forte abraço.

      Eliminar
  2. M. Serra, sempre politicamente correcto.
    O PSD é um ninho de lacraus. Fazia bem em tomar conta daquilo.

    ResponderEliminar
  3. O PSD Pombal sempre foi um ninho de cobras, mas antigamente NM controlava aquilo tudo, quem não era por ele ficava afastado. Ainda sou do tempo das discussões acaloradas entre ele e outro grande Sr. do PSD Pombal, José Gomes Fernandes, que sempre foi de uma verticalidade a toda a prova. Por isto tudo JGF nos últimos mandatos já nem ia nas listas de NM. Depois veio Diogo Mateus e se nos primeiros anos conseguiu por a oposição interna no bolso, agora voltam a surgir grandes divergências internas e saídas de militantes importantes como a Drª Ofélia, o próprio Narciso, o Michael entre outros. Nisto tudo ainda não consegui vislumbrar o posicionamento dos manos PIMPÃO, que são uma cópia caciquista e manipuladora dos manos Barreiras Duarte do Bombarral. Posso aqui assegurar que ninguém melhor controla o aparelho em Pombal que o grande João Pimpão. Se ele decidir tirar o tapete ao seu chefe...cai a Monarquia do Sangue Azul do Cardal. Depois temos o menino que Brilha, mas se ele é o que mais perdeu com isto tudo, pois até dentro da JSD perdeu poder, ainda resta saber se ainda tem algum exercito com ele ou está simplesmente isolado. Se estiver isolado terá a sua carreira politica em maus lençóis pois da fama de autoritário, prepotente na JSD e inconsequente na Camara ninguém o livra. Na JSD o Antunes dos Santos está a trilhar um caminho muito certo e firme e será provavelmente o próximo Deputado do PSD de Pombal. Continuo com a minha intuição que a próxima década em Pombal, no PSD será a década PIMPÃO, a não ser que surja um movimento dentro do PSD que tome conta da concelhia, mas não creio. O J. Pimpão é o cacique mor do Concelho. Já agora aproveito por agradecer-lhe o Postal de Natal. Feliz Natal amigo. Forte Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ó Sr. Roque, você é um lunático, no PSD só faz falta quem la está! Fizeram parte das listas ? é verdade ! A água que passa debaixo da ponte nunca é a mesma.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.