19 de novembro de 2009

Ainda mais dúvidas

Depois do que se conhece da PombalVida, do "tacho" dado ao J. Vila Verde e das justificações de Narciso Mota; pergunto:
- É Narciso Mota que protege J. Vila Verde?
- É o J. Vila Verde que protege Narciso Mota?
- Eles protegem-se um ao outro?

42 comentários:

  1. Pergunto-me isso mesmo desde o outono de 2001. Ainda JVV usava fatinho e gravata, vê bem. Muito antes da metamorfose.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que ambos precisam de uma pessoa com o perfil do outro. Um precisa de alguém que mande. Outro precisa de alguém que obedeça.

    ResponderEliminar
  3. Óh camarada Adelino Malho será que no vasto território do Município de Pombal não encontras mais nenhuma agulha no palheiro.
    Andas como quem procura agulha num palheiro.
    Esta até tem piada.
    A ala esquerdina do PS de Pombal critica o PS de Pombal, como quem dá tiros nos próprios pés e tu não encontras nada de novo para criticar que não cheire a bolor?
    Que raio de vida a minha.
    Que diabo!
    Que cidadãos tem o meu concelho que não ouvem os avisados conselhos.

    ResponderEliminar
  4. Eng. Malho:
    Se por ventura o Dr. Zé Miguel Medeiros tivesse ficado no governo como Secretário de Estado da Protecção Civil certamente continuaria lá também o Adelino Mendes e o Fernando Carolino, que forma chamados por ele (S.E.). Acha isto tacho ou os dois Pombalenses não eram competentes para ocuparem o cargo que o estavam a ocupar?
    Este é como a o post da Cultura: vamos dar tempo ás coisas: deixar organizar, ver o trabalho que ele vai desenvolver e ai sim: depois comentar-se-á.
    Sabe exactamente o que é que ele está a fazer na ETAP? Quando digo é com conhecimento de causa? Ou fala do que ouviu dizer? Agora “matar” prematuramente nunca fui muito a favor.
    Agora não se preocupe: Narciso Mota não precisa de Protecção.
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Há pessoas neste país que não sabem o que é ter vergonha. Na cara.

    ResponderEliminar
  6. Não é a PombalViva que gere os parquímetros?

    E quem é que nos protege?

    ResponderEliminar
  7. Sim Caravaggio: É a PombalViva. Alguém tinha que fazer esse trabalho.
    E quem nos proteje de quê? de casos tipo "Face Oculta", "Casa Pia", "BPN", "BPP", entre outros???
    Pois... esses nem eu sei...
    Também concordo como o Sopas: - Há pessoas neste país que não sabem o que é ter vergonha. Na cara.
    Já estou como a Paula Sofia... não acredito em bruxas mas que as há há.
    e voam em vasouras...porque ninguém as consegue apanhar.

    ResponderEliminar
  8. Senhor Paulo Ferro,

    Nunca vi o JVV, nem mais gordo nem mais magro, nem lhe quero mal algum. Em vez de apelar aos telhados de vidro dos outros, responda:

    - De acordo aqueles princípios que defendeu há dias atrás, é lícito, legítimo e ético, o titular de um cargo público dar um emprego pago com os nossos impostos para ajudar um amigo ou privilegiar ligações político-partidárias?

    - Admitindo que o Senhor possa ter a razão do seu lado e diz que só fala do que sabe, diga-me lá numa escola como a ETAP, que suponho se dedique à educação e formação profissional, que funções exigem uma relação de confiança política, em vez de ser pelo mérito e competência técnico-profissional e selecção por concurso público (sério)?

    - Com todo o respeito, quando o Senhor fala em não cuspir na mão de quem lhe dá de comer, está-se a referir ao seu superior hierárquico ou, porventura, ao “chefe de partido”? Faço esta pergunta por as suas avaliações, mesmo quando apoia a situação, me parecerem ajuizadas e intelectualmente honestas. Porém, quando estão em causa as questões que separam as águas e em que, independentemente da cor, e se tem de ter “vergonha na cara”, o senhor, sem ofensa e espero me engane, parece hesitar.

    Enumerar os princípios é fácil. Avaliar a sua aplicação no concreto, e em situações que nos são próximas, é que é difícil e se vê a nossa capacidade de nos tentarmos guiar pelos valores e de tentar fazer juízos "independentes", porque nos obriga a escolher entre o certo e o errado, sem muito espaço para nuances e matizes. Sendo certo que, quem o consegue, andará de cabeça mais erguida, a olhar os outros de frente e de olhos nos olhos.

    Abraços e saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  9. Esta é mais uma daquelas que não tem defesa possível, dê por onde der. O JVV teve uma oportunidade, estragou-a, o presidente demitiu-o, agora vai repescá-lo, para uma empresa que não é pública mas de participações públicas, logo que não é para receber nomeações políticas mas sim profissionais de provas dadas. Esta não dá, nem mesmo com a melhor argumentária marquesiana.
    Mas algum do valor político desta e de outras questões foi quantificado em votos. Os pombalenses não quiseram saber.
    Restam-nos os outros valores da questão, porque na política a ética ainda é algo insondável. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  10. Boa dia Sr. Jorge:

    Então aqui vai:

    Como já referi anteriormente, não faço ideia de quais as funções do JVV na ETAP., nem se foi para o ajudar ou para privilegiar ligações politico partidárias. Portanto quanto a isso não lhe sei responder e como já disse várias vezes só gosto de falar daquilo que sei.

    A sua 2ª pergunta penso que também está respondida uma vez que como não se sabe as suas funções não sei que cargo será ou se teria de ser seleccionado por concurso público.

    Quanto à 3ª questão, obviamente refiro-me ao(s) meu(s) superior(es) hierárquico(s). Não percebo porque fala do “chefe do partido”. Sou demasiado frontal e honesto para ter as ditas ‘palas de cabedal de lado nos olhos’ e dizer “AMEN” a tudo.

    Já agora um reparo ao meu post de ontem à noite ao qual não sabia uma vez que tenho estado em casa doente: o Adelino Mendes continua e exercer funções no Governo como Chefe de Gabinete do M.A.I.

    (obrigado a quem me ligou a informar-me).

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. "... não faço ideia de quais as funções do JVV na ETAP., nem se foi para o ajudar ou para privilegiar ligações politico partidárias."

    ...
    é preciso muito boa vontade para não fazer ideia a esse respeito, Ferro! ;-)
    Ou então... há quem não veja, e há quem não queira ver!

    ResponderEliminar
  12. Se algum dia os senhores dos parquímetros vos multarem, sempre podem regatear:

    “Desculpe-me, aqui que ninguém nos ouve… Posso pagar com pirolitos champanhóides?”

    Ou então…

    “Ah!, muito obrigado… então este tiquet vale uma entrada, com mesa garantida, no desconcerto?...”

    ResponderEliminar
  13. Ó Caravaggio:
    Esses “pirolitos champanhóides” que fala eram daqueles que tinham um berlinde como brinde?”Já não existem…mas tenho saudades.
    E não fale assim do Café concerto.
    É um espaço agradável digno de registo e de orgulho para qualquer pombalense, aberto a todos, por onde já passaram grandes nomes da musica e onde todos os que lá vão se sentem bem. Se não gosta, não frequente.
    É um local que até é usado para “coffe breaks” nos mais diversos eventos realizados no Teatro, e que eu saiba aqui não há politica. Porque, por exemplo, no último seminário que se realizou no TCP (Seminário do ACT, penso eu), todos foram beber o cafezito lá acima e eram de diversas faixas politico partidárias.
    Apesar das muitas criticas antes e durante a construção do TCP, é um espaço de orgulho para todos os pombalenses. Não o transforme num edifício político. É um local de todos. Por acaso soube que em época de eleições autárquicas realizou-se lá diversas acções políticas de todos os partidos, e até um comício/concerto do BE com uma banda da Nazaré?
    Já agora: em Coimbra por exemplo, os tiquets das multas dão direito a quê? É tenho uma para pagar, e se dessem direito a um jantar na “Quinta das Lágrimas” é que era…
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Eu leio e não quero acreditar!...
    Tento encontrar explicações, mas surgem mais dúvidas na minha mente!...
    A ser verdade, tudo o que se tem divulgado depois das eleições, sobre este e outros assuntos similares, tais factos roçam o ridículo e o escândalo!...

    ResponderEliminar
  15. Viva, Paulo…

    Sim, já quis ver lá essas estrelas, mas nem sequer havia lugar de pé, quanto mais sentado…

    ResponderEliminar
  16. A minha alma está parva! Como é possível? Haja um Deus que nos governe.

    ResponderEliminar
  17. Ora viva Paulo Ferro,
    Folgo em ver-te por cá. E ainda por cima muito activo, opinando sobre (quase) tudo: política cultural, musica, teatro, espectáculos, modelos de organização e de delegação de competências, política e cargos de confiança política, etc. Para quem só fala do que sabe regozijo por ver-te muito sabedor.
    Espero que recuperes depressa da mazela. Estou certo que não deve ser nada de grave, pois evidencias um dinamismo intelectual e uma motivação para a intervenção cívica invejáveis.
    Agradeço-te também as opiniões e, acima de tudo, as informações que tens partilhado com a comunidade Farpas. Ficámos todos melhor informados sobre varias questões. Continua.
    Concordo com muito daquilo que aqui tens exposto. Mas nas questões de fundo – delegação de competências politicas para técnicos / justificar a contratação de pessoas para uma escola, empresa ou estrutura da câmara com critérios de confiança politica - divergimos totalmente. Constato que para ti, tal como para o teu presidente, tudo cabe na confiança política, porque não vês diferença nenhuma entre o cargo (político) do Adelino Mendes no governo e o “tacho” do J: Vila Verde na ETAP. Mas não ver tamanha diferença só pode ter uma de duas causas: cegueira voluntária ou cegueira congénita.
    Por fim quero dizer-te que gostei de saber que agora trabalhas na câmara. É concerteza um bom emprego porque seguro. Não esperava, atendendo às vastas conhecimentos que evidencias, que ganhasses tão mal. Estou certo que rapidamente terás uma promoção no sapatinho. Continua.
    As melhoras e felicidades,
    AM

    ResponderEliminar
  18. As metamorfoses andam a tomar conta da nossa terra.Oposição à oposição. Faz mal feito que te promovo JVV. A Escola com com mais cargos de confiança politica (ou agência de emprego) dos(as) menin@s queridos(as). Tachos politicos. Um Vereador por cada andar de escritórios da Câmara, e técnicos da Câmara a defender o indefensável. Merece mesmo a promoção- afinal trabalha para o Narciso e para o JVV no café concerto- temos que defender quem nos dá de comer, mesmo que não seja na Quinta das Lágrimas.(Apesar destas histórias darem vontade de chorar)Ainda vai ser Vereador da Cultura daqui a 4 anos quando Narciso continuar a mandar, na sombra. Haja um Deus que nos governe.

    ResponderEliminar
  19. Viva Eng. Malho: em primeiro obrigado pelas melhoras. E não: não é nenhuma doença mental (dessa ‘pancada da cabeça’ já não tenho cura) . São mazelas na coluna, omoplata e ombro dto. Muito dolorosas que estão a demorar mais tempo a passar do que aquilo do que esperava.
    E entre as idas à Fisioterapia “entretenho-me” aqui a conversar um pouco e também a explanar algumas das minhas ideias. Acredite que ficarei com muita pena que quando começar a trabalhar, deixarei de participar aqui tão activamente, mas o pouco tempo de que irei dispor nas horas vagas do trabalho será mesmo para descansar. Até porque o meu Guilherme não me dá descanso… e ainda bem.
    Em relação ao caso que divergimos totalmente, lamento mas fico-me por aqui, porque como disse ‘divergimos totalmente’. E estaríamos aqui até ao fim do mundo cada um a defender a sua dama… (era como Você afirmar que este ano o Benfica não ganha o Campeonato!).
    Agora não me diga que ainda não sabia que eu trabalhava no teatro? Então o que eu lá estava a fazer cada vez que você lá ia e nos encontrávamos? Acha que era coincidência? Eventos sociais, políticos, culturais, etc, etc,. ora de manha, de tarde ou à noite… Você é danado para a brincadeira…Tem cá cada piaducha… Trabalho no TCP desde 01 de Março de 2002. Entrei como contratado, depois concurso para contrato a termo certo, e finalmente concurso para o quadro (na altura chamava-se assim), agora é tempo indeterminado ou qualquer coisa assim.
    Mas olhe que já não há empregos seguros em lado nenhum. Nunca ouviu falar da mobilidade especial? Há pois…essa é que é essa…
    Agora tem razão. Eu ganho mesmo muito mal. Mas é o vencimento que o Governo do Sr. Sócrates (desculpe, Eng. Socrates), atribuiu à minha categoria profissional…
    Em relação à promoção no sapatinho… isso é que era… se vier só tenho que lutar por ela, trabalhar e ser merecedor de tal.
    E uma férias em Bora Bora??
    Mais uma vez obrigado pelas melhoras.
    Ferro

    ResponderEliminar
  20. Viva Caravaggio:
    Em resposta a si “Sim, já quis ver lá essas estrelas, mas nem sequer havia lugar de pé, quanto mais sentado…”, só me resta lamentar e pedir desculpas, mas sabe que devido à lotação do espaço, seja sentado ou em pé, tivemos que fechar as portas em alguns espectáculos ( a recordar assim de repente os da Rita Guerra e do Rui Veloso) em benéfico da segurança de todos os que lá estavam. Além disso o serviço ficava debilitado por motivo de não haver livre movimentação dos clientes e funcionários. Até eu quando as bandas traziam os seus próprios técnicos, como não cabia na régie, não via os espectáculos. Mas penso que outras oportunidades irão surgir.

    ResponderEliminar
  21. Congostas:
    Como para mim (sim!!! Você Fala de mim nas entrelinhas), está a roçar o ordinário e o mal educado eu não vou descer ao seu nível!!!!!
    Ainda para mais gente que se esconde atrás de pseudónimos. Tá com medo do quê?
    E vá chorar para longe porque ainda pode provocar umas “cheias”. E “cheias” já nos chegou a que tivemos há uns anos “!!!!
    Desprezo absoluto.
    Sem outro assunto

    ResponderEliminar
  22. O serviço (de bar) é debilitado SEMPRE. Pelo menos para mim, que não sou ilustre. Se estiverem mais de 10 pessoas, não consigo beber mais que uma bebida por hora. A sorte é que aquele café não precisa fazer nada para ser rentável, senão fechava em 2 meses!

    ResponderEliminar
  23. Ó Gabriel:
    Se isso te acontece RECLAMA, RECLAMA e volta a RECLAMAR.
    O CC é um espaço aberto ao público, logo terá que ter um serviço de acordo com o bem-estar do cliente.
    Dentro do possível é claro. Não se pode agradar a gregos e troianos.
    Mas eu percebo o que queres dizer.
    Obrigado pelo post. Vou fazê-lo chegar a quem de direito para tomar conta da ocorrência ver o que se passa e corrigir.

    ResponderEliminar
  24. Sr. Ferro. Não era nas entrelinhas, pois até você entendeu. Ordinário? Porquê? É mentira porventura o que eu disse? Pseudónimo? Claro. Não sou do seu partido. Não venho à Praça Pública defender o mesmo que o Senhor faz. Não posso "dar a cara". Não posso perder o meu emprego. Os tentáculos do seu partido e dos seus patrões nesta terra que é minha, já prejudicaram muita gente.( Lembre-se do Orlando Cardoso) Tenho filhos Senhor Ferro. Não os quero prejudicar. Concerteza entende. Nem todos estão bem com Deus e com o Diabo. Nem todos. O seu jogo de cintura é interessante. Que defende? Em que valores acredita? Quantas pessoas já viu serem prejudicadas por não serem da "cor". Você contribui, com um ou outro dos seus tão tipicos ditos humorísticos? Pense lá. É fácil dar graxa. Você é tão fiel aos seus mentores. Trabalha na Cultura? Teatro Cine. Ainda não vi tudo, mas vou agora mesmo ver se defende a Srª Paula Cardoso com o mesmo fervor que defende o Sr. JVV. Ela também é do Partido. Também tem cargo de confiança politica, mas também tem provas dadas de ponderação, honestidade intelectual e pessoal e, sinceramente, acredito que ela fará diferença na orientação da cultura, porque a tem!Acredito que com ela terá mais dificuldades em provar toda a sua sabedoria e verborreia de lugares comuns. Certamente não se safará com elogios e palmadas nas costas. Espera-se mais dela. Qualidade. Será por isso que aproveita para vir a praça pública defender os que defende? Para intimidar? Pense bem. Afinal o Presidente é que manda. Nalgum ponto ela tem que obedecer, certo? Se esse ponto for a sua (Sr. Ferro) avaliação, como vai ser?
    Já agora e só a titulo de curiosidade se o Sr fosse de outro Partido, punha aí a fotografia e falava com esse á vontade? Já que tanto sabe, quantos colegas seus da Câmara, de outras simpatias politicas diferentes da sua, escrevem nos blogs e dão a cara? O que acha que lhes acontecia? Em que prateleira eram empoeirados?
    Olhe para o seu umbigo St. Ferro... se conseguir.
    As melhoras, fisicas e intelectuais.

    ResponderEliminar
  25. Sr. Congostas:
    Pois fique sabendo que só me resta ter pena de si. O Sr. Sofre de uma crise existencial profunda!
    É por isso é que o pais está no estado em que está. Pessoas como você que não assumem e defendem livremente as suas ideias. O 25 de Abril foi em 1974.
    Se está com medo de perder o emprego, por dar a cara empenhe-se, porque se for um bom profissional não há-se ser pela cor política que fica desempregado.
    Você conhece-me de algum lado para estar a dizer que estou a fazer jogo de cintura?
    Dar graxa? Mas o que é isso??
    Eu trabalhei num órgão de comunicação social durante 11 anos.
    Se estou a trabalhar onde estou deve-se ao meu trabalho! O meu cartão em nada me serviu.
    E se fosse uma pessoa informada saberia que a minha carreira não tem promoção. Ah!! Claro já me esquecia…você nem me conhece.
    Pois olhe que eu estou bem com Deus e com o Diabo. Sabe porquê? Porque como já disse anteriormente a minha liberdade acaba onde a dos outros começa.
    E vê-se que realmente anda muito mas mesmo muito distraído…
    1º Eu não venho para aqui defender o Sr. A, B ou C. defendo aquilo que acho que devo defender, e tento sempre falar com conhecimento de causa. Quando não sei, calo-me.
    2º A Dra. Paula Cardoso foi severamente atacada À uns dias no farpas e eu proferi os meus comentários a seu favor porque a conheço, é minha superior hierárquica e tem qualidades admiráveis para ocupar um cargo de grande responsabilidade na CMP (assessora da cultura). Informe-se antes de difamar. (vá ler outros posts mas tome primeiro uns pepsamares para a azia de quem fala sem saber).
    Não se esqueça que alguns colegas meus, funcionários da CMP, sendo de outro partido politico foram promovidos e até chegaram a cargos de chefia com o Eng. Narciso Mota. É porque mereceram não acha?
    Mas eu a si não lhe tenho de dar explicações de nada. Mude de via.
    E sim! Se fosse de outro Partido, punha aí a fotografia e falava com este á vontade.
    Não se rale!! Quando não conseguir ver o meu umbigo, eu compro um espelho!!!
    E não preciso que me deseje as melhoras, porque quem precisa de melhoras é o Sr.
    Fico-me por aqui, ENCERRANDO DE VEZ o assunto consigo.

    ResponderEliminar
  26. Ferro,

    Essa de a Paula Cardoso ter sido seveamente atacada, espero que não seja para mim... não te desculpava que não tivesses percebido o meu post!
    A minha questão era institucional e refere-se à legitimidade politica com que vai exercer o cargo! Nada me move contra Paula Cardoso, que da sua competência ou falta dela, nada sei!

    ResponderEliminar
  27. Não Gabriel:
    Nada disso. Eu só fiquei possesso com o dito senhor por ele estar a dizer que estou aqui a defender umas pessoas e não outras, quando estou é a expor os meus pontos de vista, sem ele conhecer minimamente o conteúdo dos outros posts..

    ResponderEliminar
  28. Aqui para nós, que ninguém nos ouve... nem te pode acusar de incoerência no laranjismo, que isso é um defeito já antigo, em ti! ;)

    ResponderEliminar
  29. Gostei de ouvir o tal de "Congostas" a dizer "haja um deus que nos governe", a frase mais típica do nosso presidente e de todos os aspirantes a tiranos, ditadores e prepotentes que eu conheço.
    Paulo Ferro, as minhas felicitações! Eu sei que sabes fazer tudo o que sabes. Um abraço.
    Saudações

    ResponderEliminar
  30. Amigos e companheiros, boa noite.
    Fico contente e fico triste.
    Fico contente por ver que novos (têm que ser novos) comentadores entraram à liça no mui nobre (?) e laborioso Farpas.
    Até o meu inimigo e amigo de peito Engº Adelino Malho.
    É dessa massa que se fazem os comentadores.
    Fico triste porque a grande maioria, cada um de per si, tenta ser mais acutilante do que o outro.
    Fico contente porque há ideias, algumas válidas.
    Fico triste porque não me sinto à altura da discussão.
    Fico contente porque a coisa pública está a interessar, cada vez mais, a mais cidadãos.
    Fico triste porque passámos, num passado muito recente, por três campanhas eleitorais e só agora é que estes novos, novos, comentadores acordaram.
    Mas vale mais acordar tarde do que não acordar.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  31. Esses tachistas, do PS e do PSD, eleitos e nomeados: era pendurá-los todos por uma corda. Curtinha. De nó corrediço. A quatro metros lá acima, acima... ou mais… Isso é que era. Mas atenção: isto não são ameaças de morte! São só sugestões democráticas…

    ResponderEliminar
  32. Amigo e companheiro Sopas, bom dia.
    Não sei se hei-de ficar triste ou contente consigo.
    Concedo o benefício da dúvida.
    Mas vejamos.
    A riqueza que se cria é medida por vários indicadores e um deles é o IVA.
    Imposto sobre o Valor Acrescentado.
    Este é correspondente ao valor acrescentado que se dá aos produtos, quer sejam tangíveis, quer sejam intangíveis.
    E a questão que lhe coloco, para saber se fico triste ou contente, é a de me informar, por favor, qual é o valor acrescentado que dá aos seus comentários, sabendo que não há IVA negativo.
    E sabendo que não IVA negativo assalta-me a ideia de sabermos qual é a escala em que deveremos medir a riqueza que pensa que está a criar com os seus escritos.
    Pense, pense, mas não partilhe, para bem da saúde mental dos seus concidadãos.
    Tem que ser e o que tem que ser tem muita força:
    Sem abraço.

    ResponderEliminar
  33. Já diz o povo:
    Nunca digas tudo o que sabes, tudo o que ouves nem tudo o que pensas;
    Porque: nem tudo o que sabes pode ser verdade, nem tudo o que ouves pode ser certo nem tudo o que pensas possa estar correcto.

    ResponderEliminar
  34. Meus caros,

    Do ponto de vista da gestão e do rendimento dos recursos parece-me, de todos os comentadores, aquele que apresenta melhor relação custo/ benefício o e o que produz maior valor acrescentado.

    Senão, vejamos. Neste tema, e como de costume, em relação a mim e à maioria dos comentadores, no uso de recursos nós gastámos mais de dez vezes mais (palavras) e com muito piores resultados e menores efeitos:

    1. Só ele mereceu e conseguiu, além disso, realizar um dos objectivos da economia, afectando, de forma equitativa, os resultados pelos principais (quase únicos) intervenientes neste mercado dos tachos.

    2. Não menos importante, encontrou uma solução para o problema de um resíduo poluente, que alastra e se normaliza no tecido democrático, que é de baixo custo e sem necessidade de se recorrer às empresas do Sr. Godinho de Ovar.

    3. Finalmente, no que mais nos diz respeito e merece aplauso,teve uma resposta pessoal e especial do camarada Rodrigues Marques que, para tentar estar à altura, até teve de se socorrer dos telhados de vidro do vizinho – o que só lhe fica bem - e de se aliar e trazer para o terreiro da luta o seu Inimigo I.V.A.. Pois sabendo-se em pecado, não se atreveu, quando era o mais apropriado e oportuno, a pedir a intercepção da Senhora da Boa Morte.

    Sopas, estou certo de que a resposta de Rodrigues Marques não o abanou nem o tombou. Porém, à cautela, daqui mando uma gemada bem batida e forte para volte ao ponto de equilíbrio ou se levante.

    Estou solidário consigo, a recomendação do Rodrigues Marques, mais não é do que tentar encontrar em si um "bode expiatório", usado em nome da defesa de uma realidade difusa e “intangível” que é a saúde mental de todos nós pombalenses, e bem maldosa, porque atenta contras os “pobres de espírito” e contra os que “sofrem”, enquanto a sua sugestão democrática da morte, é uma generosa proposta de alívio para o sofrimento de todos os que não resistem à tentação e abre o caminho e da redenção dos que, mesmo tentados, nunca deixaram de acreditar na regeneração e na ilimitada capacidade de perdão e amor de Deus.

    Por isso, proponho ao Farpas uma corrente de abraços solidários para o Sopas, para que se saiba que mesmo os que calam, nem sempre consentem.

    Espero, ainda, que, depois de ter pecado pela palavra, o nosso amigo Rodrigues Marques ainda tenha oportunidade de se ter confessado antes da santa missa dominical, feito o acto de contrição e de penitência, que Deus e a Democracia lhe pedem.

    Não é em vão que se diz: “Não há machado que corte a raiz ao pensamento…”. O senhor, mesmo subliminarmente, parece tentado pelo desejo de, em nome do interesse da saúde pública, preservar a comunidade Pombalense inteira, aquém e além fronteiras: primeiro dos ” maus-pensamentos”, depois das “más-palavras”, depois dos “maus-caminhos”, depois..., depois... Ficariam todos de boa saúde... O que, enquanto houverem Sopas e vacinas do Farpas, está votado ao insucesso, continuarão as faltas de saúde mental e as efifanias.

    Rodrigues Marques, para se bem e de todos, esta comunidade espera de si a Nobreza desse acto de contrição e não prescinde de o ter por cá com a alma lavada desta ignomínia e pecado.

    Estou, aliás, a pensar na possibilidade de precisar de purificação e vou encomendar “Incenso de Olibano”, no que conto com a colaboração dos Senhores Manuel Pombal ou Tiago-Louriçal, que com têm a experiência e os incensórios de prata para uma cerimónia à altura da sua dignidade. Quanto à purga, de que também me parece precisar, existem muitas possibilidades em aberto quanto aos purgantes a utilizar…

    Abraços

    ResponderEliminar
  35. Amigo e companheiro Jorge Ferreira, boa tarde.
    Acusa-me de tudo mas não me acuses de tentar, no mínimo que seja, cortar a raiz ao pensamento.
    Recitei para o nosso amigo e companheiro Sopas: Pense, pense!
    Se eu fosse mauzinho aplicava-lhe a “Pena de Talião”.
    Vamos ver o que é.
    É uma lei (tu é que sabes de leis mas, enfim, arrisco) que remonta à Antiguidade mais remota, pois figura nos livros sagrados.
    A Bíblia esclarece, no Êxodo, que ela consiste em infligir, ao autor de uma transgressão, punição em tudo e por tudo igual ao crime. E exemplifica: “Alma por alma, olho por olho, dente por dente, queimadura por queimadura, chaga por chaga, ferimento por ferimento”. Segundo o Abade Lamennais “a lei brutal do talião radica o mal pela raiz”.
    Voltaire, ao contrário, dizia:
    “L’heurese loi du talion
    Est la loi plus équitable”
    (A feliz lei de Talião
    É a mais equitativa)
    Nós dizemos:
    - Com ferros matas, com ferros morrerás!
    Cristo revogou a lei de Talião, pregando a doçura e condenando a vingança:
    - Se alguém te ferir na face direita, apresenta-lhe também a outra.
    E eu que sou católico, apostólico romano o que farei?
    Quanto a isso não tenho dúvidas!
    Abraço, aí para Lagos.

    ResponderEliminar
  36. Amigo e companheiro Jorge Ferreira, boa noite.
    Tive uma “alembrança”.
    Aposto 1 para 100 em como o nosso amigo Sopas não consegue fazer aquilo que o meu cão faz.
    Coçar uma orelha com a pata de trás.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Camarada Gabriel, provavelmente não simpatizaram contigo no CC, porque nas últimas vezes que lá fui o atendimento foi muito eficiente (falta o pormenor, talvez relevante, de que era a única cliente).

    Caro Paulo Ferro, estou a adorar ter conhecimetno da sua vida toda, é realmente de uma grande sensibilidade da sua parte trazer esse tipo de informações para quem não o conhece.

    ResponderEliminar
  38. Caros leitores e comentadores,

    Por favor leiam, assinem e divulguem a minha petição, disponível no endereço:

    http://www.peticaopublica.com/?pi=cmpombal

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  39. Para que serve o Café Concerto agora? Assegura o emprego a uma ou duas funcionárias? Aquilo só dá prejuízo.

    ResponderEliminar
  40. Amigo e companheiro Sopas, boa noite.
    Fiquei sem saber, se é que hei-de saber, se o meu amigo e companheiro é capaz de fazer aquilo que o meu cão sabe fazer.
    Coçar a orelha com a pata de trás.
    Agora, abraço.

    ResponderEliminar
  41. Amigo e companheiro Sopas, boa noite.
    Acabei de subscrever a sua petição.
    Só que há um pequeno pormenor, que faz toda a diferença.
    O meu amigo pede um emprego e o que há no mercado de trabalho, a licenciados ou a dignos trolhas, é trabalho.
    Malditos genes.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. Mas alguém está interessado em ter o Sopas como animal de estimação?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.