29 de novembro de 2009

O exemplo de Ansião

O jantar de homenagem a José Miguel Medeiros, sexta-feira à noite, na Batalha, foi um exemplo maior de como ainda há, perto de nós, quem saiba separar as águas. É o caso da maioria dos presidentes de Câmara do norte distrito, eleitos também em maioria pelo PSD, o que não os impediu de se juntarem a uma sala maioritariamente PS. E o de Pombal? - perguntam vocês. Sim, aquele que vai a todas, não foi a esta festa. E parece-me um bocado inverosímel que algum dia, neste reinado, pudessemos assistir em Pombal a um discurso como aquele que o promissor Rui Rocha (novo presidente de Ansião) deixou a JMM na noite de homenagem. Ou como a mensagem que o antecessor Fernando Marques enviou, lesionado que estava, depois de uma queda. Ou então - imagine-se - como a cerimónia onde o município de Ansião entregou a medalha de ouro ao homenageado, em Maio.
Havia de ser bonito, sim. E depois Ansião é que é mais interior.

13 comentários:

  1. Tambem estive na Sexta na Batalha, e verifiquei que foi de Jantar de amigos para amigos, homenageando um politico que nunca distinguiu cores politicas na Execução do seu trabalho. Por essa razão numa sala de maioria de esquerda estavam muitas personalidades de direita.

    ResponderEliminar
  2. O exemplo de Ansião, tá visto que tem seguidores e admiradores neste atraso de vida que temos aqui.


    Quanto ao jantar concordo com o Roque (Sr Roque que é para não ofender ninguem)

    ResponderEliminar
  3. Civilização e boas-maneiras não têm nada a ver com interioridade. Têm a ver com educação e valores humanos que falham por estes lados.
    Saudações

    ResponderEliminar
  4. A mim dá-me uma certa volta ao estômago que se abra um "corridinho de elogios" sempre que se discute alguém em particular. Pimpão, Odete Alves, JMM, Adelino Mendes...
    Não vou particularizar nenhum deles, mas não participei nessa ovação colectiva para nenhum deles. E desconfio que nesta terra "serviçal", se discutíssemos cada pessoa individualmente, para todas choveriam elogios. Pelo que não percebo porque anda isto mal - ou não anda?
    Desculpem lá este meu mau feitio... é dos genes! :)

    ResponderEliminar
  5. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Comentei no post “A fome da água” que o Dr. José Miguel Medeiros merecia mais do que aquilo que o ingrato Partido Socialista lhe destinou.
    E pretendemos com esse jantar, como em tudo na vida, alavancá-lo para um cargo condigno com o seu perfil de Homem, de Político militante do PS e militante da vida vivida.
    O que pretendemos (os amigos do amigo José Miguel Medeiros) é que o eco dos seus amigos chegue a Lisboa e que se faça justiça.
    Reconheço que os genes dos partidos políticos muitas vezes se sobrepõem aos interesses do País.
    Mas para fazer essa correcção cá está a sabedoria do povo.
    Isto não tem nada a ver com o teu “mau feitio”, outro não direi dos genes que herdaste da linha editorial do Farpas, principalmente depois do tal jantar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite!
    Cá para mim se há alguém a ser homenageado é o sr. Ernesto dos Netos, quanto mais não seja aqui no Farpas.

    Sempre que vêm a Portugal proporciona uma tertúlia com amigos de todos os quadrantes, com célebre arroz de cabidela.

    Obrigado Ernesto

    ResponderEliminar
  7. Como já foi referido (não sei bem em honra de quê), também compareci a este jantar. Confesso que não estive presente pelos mesmos motivos da maioria. Fui amplamente movida pela curiosidade de perceber como se processam este tipo de jantares, quais os reais objectivos dos mesmos e conhecer o meio envolvente (quem diz a verdade não merece castigo).
    Não é um jantar que prova o real valor de uma pessoa, nem deviam ser necessárias estas manobras para conseguir dar novamente visibilidade a uma pessoa.
    Quanto à cabidela, a minha falta foi devidamente justificada, e ainda bem que não pude comparecer, porque desconfio que não sairia de lá sem uma guerra futebolística.

    Camarada Gabriel, já pensaste fazer um post sobre ti? Como podes imaginar, choveriam elogios, e comprovarias essa tua teoria. Mas quem realmente quer elogiar uma pessoa fá-lo naturalmente e sem necessidade deste tipo de coisas. (Afinal não sou só eu que tenho "mau feitio", sinto-me muito mais feliz)

    ResponderEliminar
  8. Dispenso esse tipo de elogios! Sem colocar em causa as boas intenções de quem os faz, não consigo deixar de pensar que são mais por "etiqueta" do que por verdadeira admiração.
    Ou então, somos todos admiradores uns dos outros, e Pombal tem um espirito de paz de fazer inveja ao próprio "pacifismo eterno celestial"! ;)

    ResponderEliminar
  9. JA, que pena nos termos encontrado. Ao menos para cortarmos na samarra do eng.Marques. Aquele que é a pessoa ideal para tranformar um segredo em notícia ;)

    ResponderEliminar
  10. Professor, tenho essa ideia de Ansião há muito tempo. E digo-o com mágoa, porque também gostava de ver regressar a Pombal um espírito desses, que já existiu, como se há-de lembrar o engº Rodrigues Marques, que o viveu. E que tão calado ficou a este respeito.

    ResponderEliminar
  11. Quem é que está disposto a fazer críticas numa situação em que o objectivo é homenagear?
    Quando as pessoas morrem também é assim, de um mommento para o outro passam a ser as melhores pessoas do mundo.
    Num contexto mais geral, quando a pessoa está a nossa frente é fácil fazer críticas? Não, é mais fácil bajular!

    ResponderEliminar
  12. Amiga e companheira Paula Sofia, boa noite.
    Valha-me Deus.
    No jantar do Dr. José Miguel Medeiros, na passada Sexta-feira, na Aldeia de Santo Antão, tu estiveste ao pé da JA e não a viste?
    Quanto à samarra tudo bem, só peço que não me cortes a gola de pele de raposa.
    Quanto ao segredo/notícia voltamos à mesma.
    É segredo (não é notícia) o cão morder no homem mas se o homem morder no cão já não é segredo mas sim notícia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite!
    Relativamente às homenagens Emille Durkaim chamava ao acto o dourar do retrato.
    O dr . José Miguel Medeiros é um bom homem e muito novo para lhe dourarem o retrato.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.