31 de dezembro de 2009

Bom Ano de 2010!

O Farpas deseja a todos um excelente ano de 2010, onde não falte o sentido crítico, a capacidade de intervenção e a vontade de ter um concelho melhor.

11 comentários:

  1. Um bom ano para todos e que não se gastem as teclas para farpearmos o que nos vai na alma.

    ResponderEliminar
  2. Companheiros, boa noite.
    Agradeço e reitero os Votos “dos da Casa” do Farpas Pombalinas para TUDO de BOM para 2010!
    Que a esperança seja a última a morrer.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Aos activos, menos activos, somente leitores deste espaço, os meus sinceros desejos de um ano de 2010, mais "saboroso", mais "sensivel", mais "capaz", mais "audaz" e acima de tudo muito mais "SOLIDARIO".
    Que venha ele que por cá os esperamos.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado. Retribuo a todos os amigos do Farpas os desejos de bom Ano Novo. Ao menos que não seja pior que o que passou.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Um bom 2010 para todos!

    A 1 de Novembro fomos informados que até ao final do ano 2009 haveria mais novidades nesta casa, quais foram?

    ResponderEliminar
  6. Amigos e companheiros, boa noite.
    “Os da Casa do Farpas” desejam um
    Bom Ano de 2010!
    "O Farpas deseja a todos um excelente ano de 2010, onde não falte o sentido crítico, a capacidade de intervenção e a vontade de ter um concelho melhor."
    Fico triste porque são redutores.
    O seu horizonte é o Município de Pombal.
    O seu objectivo é malhar no Engº Narciso Mota.
    E, para além disso, falta-lhes Amor, Solidariedade, Caridade, Fraternidade, “farpealidade” responsável e outras coisas que tais.
    Fico triste porque o Ano 2010 vai ser muito pior para todos nós do que foi o ano de 2009.
    Empresários, empregados por conta de outrem, capitalistas (esses colocam os seus/nossos euros nos paraísos fiscais e o nosso Governo assobia para o lado), banqueiros/bancários, políticos e demais agentes económicos (os da economia paralela).
    Fico triste porque os valores da juventude do meu pai e da minha… foram-se!
    O Alves Reis, de seu nome completo Artur Virgílio Alves Reis, conseguiu fazer acreditar como verdade aquilo que não era senão a sua fantasia e ambição, transformando, por momentos, a realidade em sonho e o sonho em realidade.
    Dado que o período mais interessante da Alves Reis decorreu durante o ano de 1925, convém ter presente que, durante esse ano, a libra valia cerca de (100$00) 100 escudos e o franco francês cerca de 1 escudo. O ordenado médio, em Julho de 1924, em Portugal, era de 14$13 por dia, um pão de trigo de primeira custava 2$62, um quilo de carne de vaca 10$14.
    Depois a Segunda Grande Guerra onde o meu saudoso pai, em Cabo Verde, defendia os bares de não serem destruídos pelos Aliados e pelos “do Eixo” quando ali se encontravam.
    Uns tinham bases a Sul e os outros a Norte da Ilha do Sal.
    O seu desfecho foi bom para o Mundo!
    O “Che” Guevara, de seu nome Ernesto Guevara de la Serna, nascido em Rosário, Argentina, em 14 de Junho de 1928, médico/guerrilheiro “assassinado” na Bolívia em 9 de Outubro de 1967.
    A guerra de África, cruzada a que não fui, apesar de, no “Puto”, ter dado 3 dos meus melhores anos à Pátria amada.
    Berlim Leste, nos idos anos 80 e a sua derrocada em 1989.
    E agora, sonho dos sonhos, a última viagem que não fiz no Expresso do Oriente.
    Sempre sonhei fazer a viagem de Paris a Istambul no Expresso Oriente.
    Seriam 3.000 km de sonho que não vou poder realizar.
    Acabou-se!
    Ficam-me os livros da Agatha Christie (Crime no Expresso Oriente), Graham Greene (O expresso de Istambul), Ian Fleming (Da Rússia com Amor) e de Bram Stocker (Drácula), que já me diz menos.
    Ainda desejam um Bom Ano 2010?
    Apesar de tudo, olhando para o passado, perspectivando o futuro e com os pés assentes no presente, desejo um
    BOM ANO 2010!

    ResponderEliminar
  7. Oh!, Companheiro Marques, Rodrigues Marques! Que testamento! Falamos de 2010! 1 ano!, não é 1 Século!

    ResponderEliminar
  8. Bem, Caro Eng. Rodrigues Marques, não é a extensão do seu comentário que me preocupa, mas sim o desânimo e o pessimismo a ele inerente (esperemos que não seja realismo).
    Eu acredito num 2010 (e seguintes) bem melhor do que o ano que findou.
    Todos nós teremos boas e más recordações de 2009, mas no meu caso em particular há um aspecto positivo a realçar, o facto de ter conhecido o Farpas e de através dele ter conhecido mais, não só de Pombal, mas também de alguns Pombalenses.
    Desejo um excelente 2010 para todos os que contribuem para que esta casa continue a ter força.

    ResponderEliminar
  9. Eng.º, confesso a tal falta de caridade para com certas coisas. Quanto ao âmbito de intervenção do Farpas (concelho de Pombal), não é falta de ambição, mas uma delimitação intencional. Outros cuidem de outros concelhos, outros cuidem da nação, outros cuidem do mundo. u nós próprios, mas num espaço diferente. Este tem a objectiva em Pombal. E bem, a meu ver!

    ResponderEliminar
  10. Engº Marques, nosso caro amigo, que a voz nunca lhe doa. No caso as mãos, para teclar assim, em tão fundo vale de lágrimas. Fez-me lembrar aquela anedota de quando Cristo passou pelo Alentejo e encontrou um homem que chorava, na soleira de uma porta. Perguntou-lhe porque chorava. "Choro porque´defendo tanto o meu presidente de Câmara e ninguém me compreende". Então Cristo sentou-se, e chorou também.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.