11 de dezembro de 2009

Prioridades

No sábado passado o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, visitou Pombal para inaugurar as novas instalações da Casa do Benfica (ainda alguém me há-de explicar para que é que estas "casas" servem...) e teve honras de chefe de estado. Foi recebido nos Paços do Concelho pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, em representação do presidente Narciso Mota, e a notícia do mega-jantar realizado no Manjar do Marquês teve eco em toda a imprensa local e nacional.

No mesmo dia, Arlindo Araújo, que por acaso é meu irmão ("se não ajudarmos as pessoas amigas, mal vai a nossa sociedade"), recebeu a distinção de "Personalidade Desportiva do Ano", atribuída pela Agência do INATEL de Leiria, pelo excelente trabalho que tem feito na Escola de Judo de Pombal. Esse facto foi completamente desprezado, tanto pela imprensa local, que não lhe dedicou uma única linha, como pelo órgãos políticos concelhios. Ah, peço desculpa!... O senhor vice-presidente Diogo Mateus acabou por comparecer na cerimónia, tarde e a más horas, alegando como justificativo para o seu atraso o tal jantar do beija-mão benfiquista. Prioridades...

14 comentários:

  1. O Ni tem um trabalho notável no judo em Pombal. Um trabalho que tem tido resultados a vários níveis: social (muitos, muitos jovens envolvidos), desportivo (grandes resultados desportivos alcançados), de imagem (o nome de Pombal foi por aí infinitamente mais falado - e por melhores motivos - do que pela casa do Benfica),...
    No sábado de manhã, fui beber um café ao Nicola. Assisti, de forma nada intencional, a um alegre desfilar de personalidades. Parreira, Pimpão, Diogo Mateus, e outros. Cumprimentos vários, formais mas pseudo-íntimos. Uma delícia. Cada vez gosto mais da politica! :)

    ResponderEliminar
  2. É sempre salutar verificar que os Vereadores tem Fair-Play, visto que na sua esmagadora maioria até são simpatizantes Sportinguistas. Fica bem e o povo agradeçe porque até que a maioria dos eleitores do concelho são Benfiquistas ( eu por acaso tambem sou Sportinguista. O que me parece ja demasiado (BIMBO) é a CMP fechar ruas para os lampiões festejarem, e então os lagartos nesse dia vão ser proibidos de sair de casa? O que vale é que isso não vai acontecer nos proximos 10 anos.

    ResponderEliminar
  3. Todas as pessoas têm pelo menos uma qualidade!!!

    Compreendo perfeitamente que a prioridade seja a Casa do Benfica, porque vai elevar o nome de Pombal. Por cada titulo que o Benfica conquistar, Pombal vai andar nas bocas do mundo desportivo! E mesmo sem títulos, só a casa do Benfica já coloca o concelho de Pombal num lugar de topo!!
    Ironias à parte, tendo em conta o excelente trabalho que tem vindo a ser realizado pela Escola de Judo de Pombal e que tem trazido muitas medalhas para Pombal, julgo que era merecido maior reconhecimento por parte dos "nossos" políticos.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Adérito!
    Antes mais os parabéns ao teu irmão, se não fosse o Farpas o acontecimento passava-me ao lado.

    A notícia do acontecimento, festa benfiquista, está correcta o que está mal é passarem ao lado, do trabalho do teu irmão, ignorarem simplesmente um acontecimento tão digno, que é o reconhecimento do trabalho iniciado há tantos anos no NDAP.

    Mais uma vez parabéns Arlindo Araújo

    ResponderEliminar
  5. Amigo e companheiro Adérito Araújo, bom dia.
    Não devia ser, mas a vida tem destas coisas e muito mais.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Tem, mas o nosso dever como cidadãos é identificá-las e contribuir para que elas não aconteçam, não optando pela posição mais confortável e tantas vezes escolhida, a ignorância.

    ResponderEliminar
  7. Adérito
    Antes de mais um grande abraço ao grande benfiquista Ni pela distinção que merecidamente recebeu.

    Lemos este post como um desabafo, e queremos dizer-te que estamos contigo contra a sociedade que teima em não reconhecer o mérito e o esforço das "pequenas formiguinhas" que teimosamente fazem alguma coisa de útil pela comunidade.
    Não gostamos de discutir a nossa associação na praça pública, gostamos muito mais de a apreciar na nossa nova sede, no entanto, e porque a tua honestidade nos merece consideração, abrimos uma excepção.
    A Casa do Benfica de Pombal é uma associação recreativa e cultural, fundada em 1989 e que possui 800 sócios. Tem como principais objectivos fomentar a prática desportiva e o convívio social.
    A actual Direcção, que tomou posse há apenas 6 meses, conseguiu neste pouco tempo:
    - Criar uma equipa sénior de Futsal a competir numa divisão distrital, e que se encontra neste momento classificada em primeiro lugar.
    - Iniciar o projecto da constituição de uma escola de patinagem, modalidade não existente no concelho, onde iremos proporcionar mais uma alternativa às crianças deste concelho.
    - Criar uma nova sede digna e condigna para que os associados possam viver o seu "Benfiquismo" e conviver em harmonia. Sede essa que teve um avultado investimento logístico e financeiro.
    - Criar um website (www.casabenficapombal.pt) que conta actualmente com mais de 500 visitantes por mês.
    - Captar centenas de novos sócios. (Em momento de crise, é uma tarefa bastante difícil)
    - Editar dois boletins informativos (publicação que fazemos chegar via correio aos nossos associados)
    - Estarmos presentes no Bodo e nas Tasquinhas (onde, em ambas, conseguimos trazer até Pombal, a Águia vitória, símbolo máximo do Benfiquismo).
    - Organizar excursões ao estádio da luz a preços económicos no sentido de os nossos associados se poderem deslocar aos jogos do Benfica a custo reduzido.
    - Organizar este “mega-almoço” (e não mega-jantar como referes), que, dando visibilidade a Pombal, também a deu a pombalenses como Patrick Mendes, Tó Silva e filhos; bem como logrou sublinhar a importância da Cercipom na nossa comunidade, tendo o Presidente do SLB convidado todos os seus utentes a assistir gratuitamente a um jogo do Benfica.
    - Possuir uma bilheteira directamente ligada ao estádio da luz, onde vendemos bilhetes de ingresso aos jogos, sem que para isso as pessoas se tenham que deslocar a Lisboa.

    Para o futuro temos planos concretos que visam aumentar a oferta desportiva existente no Concelho, bem como colmatar a falta em Pombal de uma associação recreativa.

    Temos imenso prazer em te convidar a visitares a nossa nova sede e apreciares em detalhe os nossos projectos e ideias. Ansiamos contar com o teu contributo para a definição do espaço que deve ter uma associação como somos e queremos ser.
    Abraço,
    A Direcção da Casa do Benfica de Pombal

    ResponderEliminar
  8. Mesmo sendo sportinguista também posso ir um dia destes visitar a Casa do Benfica de Pombal? è que apesar de ser apaixonada pelo meu clube, não tenho nada contra o Benfica e se realmente está a ser realizado um trabalho que vem trazer mais valia para o concelho, eu quero ver, independentemente do clube a que está associado.
    Um dia destes apareço por lá, com a esperança (lá está, o verde) de que serei bem recebida.
    Há pessoas que criam inimizades com os adeptos de outros clubes, eu tenho criado muitas amizades e até acho muita graças às "picardias".
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  9. Caro Amigo João Pimpão, eu Sportinguista como tu sabes, tambem sei dar o valor ás pequenas grandes coisas que tens feito durante toda a tua vida pelos jovens deste Concelho. A aposta no Desporto na V/ casa do SLB é mais uma prova disso. Um dia destes espero tambem ir visitar-te na tua nova casa que estas a construir.

    ResponderEliminar
  10. Na Casa do Benfica esperamos e recebemos todos os que vêm por bem.

    Amigo Roque,
    Nada se constrói sozinho! O que tem sido feito na Casa do Benfica não é obra minha, mas sim do Albano Carreira, do Henrique Mota, do João Paulo Lopes, do Luís Bem-Haja, do Olivério Gonçalves, do Alfredo Faustino, do Marco Ferreira, do Carlos Pimenta, do Aniceto Santos, do Rogério Ribeiro, do Carlos Pereira, do Frederico Gabriel, do Carlos Pinto, do Fernando Neves superiormente auxiliados pelo Vítor Gaspar, Carlos Branco, José Augusto Vintém, Jorge Antunes Gameiro, Jorge Franco, Paulo Baptista, Paulo Graça, Pedro Pimpão, Henrique Falcão, Henrique Bicho, Fernando Pinto, José Manuel Carrilho, Davide Matias, José António Mendes e Albano Rodrigues Carreira.
    Eu simplesmente sou o presidente porque tem de existir um, porque todos e cada um presidem à Casa do Benfica em Pombal.
    Deixa-me que te diga que é um prazer trabalhar com gente desta!

    ResponderEliminar
  11. Olá João,
    Há muito que não botavas faladura e falas bem. (E escreves também) Sabes que não sou Benfica, mas não tenho ciúmes do que se faz pela vossa casa. Só costumo reparar que, às vezes, era necessário ser mais equitativo, mantendo a proporcionalidade em relação ao serviço prestado à comunidade, pelos outros interlocutores, tanto desportivos como culturais.
    Então deixaste morrer o teu Casarelo? Mais uma baixa na blogosfera pombalense. Compreendo, o tempo é pouco e há que estabelecer prioridades, mas fazes falta.
    Um grande abraço verde e tão amigável como o Sapo Cocas.

    ResponderEliminar
  12. INFELIZMENTE perdi a password do meu Casarelo, mas este post está-me a fazer reflectir na possibilidade de fazer o casarelo no blogspot-

    ResponderEliminar
  13. Cara Direcção da Casa do Benfica da Cidade de Pombal,

    Muito obrigado pelo convite e parabéns pelo empenho na dinamização de uma associação em que acreditam. Quanto a mim, sinceramente, prefiria ver toda a vossa energia ao serviço de uma colectividade genuinamente pombalense, que não tivesse como fim maior o enaltecer um emblema lisboeta.

    Um abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.