3 de outubro de 2017

Assumir a derrota, é Claro



Passaram dois dias das eleições autárquicas e não se ouviu uma única declaração do PS sobre os resultados eleitorais que dizimaram o partido nas urnas do concelho de Pombal. O candidato à Junta, Aníbal Cardona, veio ontem agradecer aos que o apoiaram e nele votaram (e são mais 500, no caso, na freguesia de Pombal, quando comparados os resultados). 
De Jorge Claro não é conhecida qualquer mensagem. 
Vamos então a factos: o PS partiu para estas eleições como um condenado à forca. Arrastou-se pelo concelho sem qualquer mobilização, sem aquilo que é vital numa campanha - e que, por exemplo, no vizinho Ansião, foi decisivo para a vitória histórica: energia. Escolheu candidatos às juntas como quem vai ali fazer um solteiros-casados, entregando esse processo a quem pouco ou nada percebia dele. Não tem gente - poderão dizer. Porque não quer, digo eu. Ao longo dos últimos anos o PS foi votando ao abandono e ao desprezo todos aqueles que se aproximaram do partido em eleições autárquicas. Não falo daqueles que gostam de coleccionar camisolas, mas de tantos que tinham vontade (tão importante...) de fazer acção política. O PS fez sempre vista grossa a tudo o que aparecia de 4 em 4 anos, definhou por dentro e isso notou-se cá fora, contrastando com o crescimento que o partido foi revelando a nível nacional - pela primeira vez expresso também no distrito de Leiria, velho bastião laranja. Talvez embalado por essa onda, este ano, pela primeira vez em muitos, um grupo de jovens abeirou-se do partido para ressuscitar a JS. Deram-lhe o jardim do Cardal para encher, é claro que foi um fiasco e nunca mais se ouviu falar deles. Nesse dia, o candidato à Câmara foi ao palco discursar e não fez sequer uma referência à juventude que organizava a festa.
Neste último mandato, o PS não se mostrou oposição nem alternativa, optando por uma postura morna, sem levantar ondas (para isso já basta o Farpas...), aprovando quase tudo sem reservas, como quem quer passar entre os pingos da chuva sem se molhar. Acontece que o eleitorado (que vota, cerca de 50%) divide-se entre prós e contras. E dentro desse, havia um eleitorado fiel ao PS que foi desaparecendo, por não se rever na forma e no conteúdo. Basta olhar para os resultados e percebe-se bem para onde fugiu. Para quem achava que a entrada de Narciso Mota na corrida e a alegada cisão que provocou no PSD viria beneficiar o PS, aí está a resposta.

*foto: Pombal Jornal

12 comentários:

  1. Lamento muito por Pombal que a maior parte do PS local se repita nos erros, há já tanto tempo.

    Isto só me faz lembrar a anedota do papagaio, que reza assim (tirada da internet, que a memória já me falha nos termos exactos):

    Um papagaio num avião não parava de ofender a hospedeira para obter pevides:
    – Ó estúpida, dá-me mais pevides!
    E isto vezes sem conta, enquanto um amável sr. estava há 2 horas a implorar um copo de água.
    Até que o sr. se passou e experimentou também:
    – Óh atrasada mental, dá-me água!
    A hospedeira, farta da situação, fez queixa ao comandante que imediatamente expulsou o papagaio e o senhor do avião em pleno vôo.
    Enquanto caíam, o papagaio comenta:
    – Para quem não tem asas arriscas-te para caraças…

    Isto tudo para dizer que o PS arrisca de 4 em 4 anos ser como o PSD - no discurso e no estilo. Só que sem asas - sem ligação próxima aos candidatos, sem militantes, sem dinheiro, sem coerência de actuação. Com a agravante de que a cada desastre os poucos militantes e meios que existem vão desaparecendo ainda mais.

    O problema agora é o seguinte: quem é quer receber esta herança? A Odete Alves merece mais estrutura por trás, é ingrato partir para um projecto com este lastro. Há alguém que queira perder 4 anos da sua vida a jantar, tomar café ou pequeno-almoço com as centenas de candidatos que o PS já teve, a tentar recuperar a sua confiança e a dos eleitores (sempre a pagar a conta, se for preciso)? E esse alguém estará disposto a investir nisto durante outros 4 anos, se perder as próximas eleições (como é provável)?

    E quando aparecer alguém, dirão que é corajoso ou louco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pouco de cada, João. Talvez sobressaia o corajoso, coisa que falta, à partida, na génese da acção política. A começar por aqui: já viste alguém assumir alguma coisa depois das eleições? Os 3.060 eleitores não merecem uma palavra?

      Eliminar
  2. Super de acordo contigo, Paula.
    Suponho é que o farol continue de luz ligada durante o dia porque o faroleiro esteja doente em casa. Isto é, o líder teve uma desilusão maior do que a que contava e ainda está a digerir.
    Se bem percebi o Eng. Claro (à distância é-me complicado), não me pareceu que acreditasse na vitória ou algo perto; mas penso que acreditou que poderia ser a chave na governação da CMP, geringonçado com Narciso Mota eventualmente (coisa que sabíamos, eu e tu, Paula, ser sempre impossível). Nesse aspecto, penso que Narciso Mota e Eng. Claro estarão com as mesmas dores, as de digestão duma derrota dos seus sonhos.

    Mas ainda quero querer que até aos jornais da próxima semana alguém virá falar em nome do PS. Não é bom mas dá para remendar.

    Repito: opinião de quem está a viver a 50km de Pombal e a trabalhar a 100km, por isso menos exigente eventualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, já não podemos estar dependentes "dos jornais", num tempo como o de hoje...

      Eliminar
  3. Paula Sofia. O PS já emitiu um comunicado, após a reunião do Secretariado de ontem, esta aqui também na NET. https://www.facebook.com/notes/ps-pombal/comunicado/907849859370032/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acabei de ver. Publicado 13 minutos depois deste comentário, caro Roque. Ficamos então a aguardar pela reflexão e conclusões.
      ps: mas tu já voltaste ao PS?

      Eliminar
    2. Nunca sai...Só não fui a votos, mas sou militante com todos os deveres e direitos intactos

      Eliminar
  4. Picados/as mexem-se, mas não dizem nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dizem...mas fazem e a tua expulsão do Partido já esta agendada. Fica bem e com saúde

      Eliminar
  5. Ahahahah... Agora sim, o PS preocupa-se com coisas sérias.
    A ser verdade o que diz o Antonio Roque, a impotencia para o exterior provocou um excesso de virilidade para dentro.
    É tao patético que nem consigo acreditar.
    Este PS de Pombal (que tem tido uma postura ridícula em todos os momentos dos ultimos anos) nao precisa de se preocupar muito em expulsar pessoas. Elas afastam-se do partido, naturalmente. É um dom!
    É fazer uma festa por afastarem mais um! :)

    ResponderEliminar
  6. E acresce a isto outra qualidade que este PS de Pombal nos faz mostrar a todos: a cobardia.
    Mandar recados assim é muito pitoresco.
    Ganhem vergonha, porra! Ganhem vergonha!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.