17 de outubro de 2017

O salvador da Pátria


Fotos da publicação "Notícias da sua Terra"

À hora em que o Primeiro Ministro falava ao país sobre a catástrofe que nos assolou a todos, já se apagara o fogo em Nasce Água, ali ao Grou, na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca. Também já se apagara o outro, que consumiu a Mata do Urso, na freguesia do Carriço, mais umas casas de habitação. Estava igualmente extinta a maioria dos fogos que tornaram o dia 15 de outubro como o mais negro da história dos incêndios neste país. E enquanto António Costa e a sua ministra ardiam com mais intensidade na fogueira das tv's e das redes sociais - por considerar que o Governo não tem uma "solução mágica"para evitar novas tragédias - Diogo Mateus era elevado à categoria de salvador, em várias páginas, pois que se deixou fotografar assim, no meio da mata, em camisa branca e mocassins, no combate às chamas. 
Costa, a solução está aqui.

11 comentários:

  1. Fantástico...maravilhoso...sublime... D. Diogo o Salvador ( Camisa de marca Tommy e sapatos de Vela...Lacoste) farda de Bombeiro VIP. Aqui está o primeiro passo rumo a 2021. Quem sabe...sabe...quem não sabe é melhor nem ir a Votos.

    ResponderEliminar
  2. Aos anos que acompanho o Farpas sempre me remeti à minha insignificância, leio as opiniões e as criticas e remeto-me ao silêncio..... mas hoje não consegui perante o comentário e único exposto.
    Este comentário revela apenas inveja..... não sei se será apenas das "marcas" que o Sr. Presidente veste.... mas é o que parece.
    Perante o que se tem passado no nosso portugal devíamos estar todos solidários uns com os outros, fazer o que cada um pode e como pode, mas não.... criticasse todas as acções.
    Se estão presentes é porque estão ( na minha opinião singela só teria de estar e de ajudar como pode, independentemente do que leva ou não vestido, até porque não deve ter saído de casa a pensar que o pinhal iria arder ( digo eu), provavelmente não terá uma farda de bombeiro) ... se não estão presentes deviam de estar... enfim isto é o que a maioria das pessoas que nada tem para fazer, fazem, dizer mal! Atacar os outros de forma baixa e invejosa.
    Note-se que não sou política nem escolho políticos, escolho pessoas.
    Neste contexto parece-me exagerado o comentário.
    E já agora e de nada tenho com isso, mas o Sr. por acaso vestiu a farda de bombeiro e foi ajudar?
    Ou também saiu para ir trabalhar de manhã e não previa o fogo e vestiu umas calças sem marca e uns sapatos sem marca?
    Ou ainda melhor, não saiu!
    A sério.... incomoda-me como se está a tornar a humanidade!
    Tenha um bom dia, eu terei com certeza, a trabalhar em prol de.... e não a fomentar criticas.
    E já agora, hoje vesti uma camisola de marca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda, Albertina. Quanto ao Roque, é lá com ele. Quanto ao que escrevi, não está em causa qualquer dinis-rei-dos-glutões/só-as-etiquetas-me-dão-sensações. Presumo que Diogo Mateus não tenha sido apanhado desprevenido num dia fresco de outono, daqueles em que nada faz prever um incêndio. Este foco deflagrou em pleno alerta vermelho, depois de activado o Plano Municipal de Emergência, horas antes. Mas julgo que as fotos nem precisavam de qualquer legenda. Só uma nota: ir para o fogo com a equipa de propaganda atrás, fotógrafo da câmara de máquina em punho, é para quê? guardar retratos para recordação? Ou estaremos perante um indecoroso aproveitamento político da desgraça?

      Eliminar
    2. Obrigada desde já da forma como me recebeu.
      Conforme já descrevi não sou de politicas, isso daria um diálogo muito extenso e muito sério. Deixo isso para os entendidos, coisa que não sou.
      No entanto respondo como cidadã que sou.
      As fotos que foram postadas são de qualquer forma de um presidente de câmara que mostra que está presente no terreno.
      Claro que tudo é relativo nesta vida, o que me parece a mim, não parece ao vizinho e vice versa. A minha interpretação é essa. Bem ou mal, esteve presente, ajudou como pode.
      Quando qualquer presidente de câmara se desloca em exercicio de funções, leva com ele a sua equipa, faz parte da vida política.
      Não consigo ver nestas fotos tiradas pelo fotografo que seja qualquer aproveitamento político e muito menos da desgraça.
      Por estes dias vimos em todos os orgãos de comunicação social devido á desgraça do nosso portugal, presidentes de câmaras, vereadores, presidentes de juntas, enfim todos os políticos a mostrarem e a falarem para a comunicação social, todos têm fotos.
      Os políticos fazem a sua política neste contexto, estarem onde é provável estarem, serem vistos.
      Tudo isto faz parte, seja com este presidente, seja em pombal.....
      Não concordo é que as intenções sejam de aproveitamento.
      E sim Paula, guardam-se retratos para uma recordação futura.
      Não gosto de julgar, nem de fazer juizos de valor baratos.
      O sr. presidente Diogo Mateus com ou sem fotografo com certeza que cumpriu o seu dever, como não tenho dúvidas que se não fosse ele o presidente, um outro teria ido e teria levado o seu fotografo para mais tarde recordar.
      Uma boa noite.

      Eliminar
    3. Claro que cumpriu. Como é sua obrigação.

      Eliminar
  3. Drª Albertina...Não percebeu ou não quer perceber o conteúdo da minha mensagem. A questão não são as marcas, eu também uso quando quero e posso, a questão é a maquina de propaganda do PSD já a trabalhar rumo a 2021. O PSD ganha sempre as eleições em Pombal porque andam em campanha 4 anos seguidos e 365 dias por ano, enquanto os outros partidos só se lembram que têm de começar a trabalhar para angariar votos seis meses antes dos sufrágios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sr. Roque, queria dizer-lhe em resposta que não sou médica, logo não sou Drª.
      Parece que com a resposta que me deu se está a contradizer de tudo o que tenho lido seu, ou seja, diz aqui que o PSD ganha sempre em pombal porque andam em campanha 365 dias do ano.... e que todos os outros só se mostram 6 meses antes....
      olhe nem sei que lhe diga.....
      Como já referi, não escolho partidos, escolho atitudes e acções, quem só se mostra 6 meses, as atitudes e acções serão poucas, parece-me.
      Assim sendo desejo-lhe uma santa noite, mas Sr. Roque deixe-me dizer-lhe que o valor das pessoas não se mede pelas marcas, nem como vão para a guerra"".

      Eliminar
  4. A nobreza das acções ficam normalmente no anonimato, fazer o bem e ter alguém a tirar fotos ou a tirar selfies não é nobre, é um aproveitamento das fragilidades das pessoas e dos azares. Para mim a indumentaria não é criticável até que o azar não nos avisa que nos vai bater à porta e nos dá tempo para nos vestirmos a rigor para o receber. Agora o estar a fazer o "bem" e estar ao mesmo tempo um fotografo para o registar para a posteridade é muita coincidência, até que nessa mesma altura, esse não era o único fogo em Pombal. Um Presidente como responsável da protecção civil deve acompanhar as incidências do concelho, pela inerência do cargo que ocupa, o estranho é a propaganda que se faz disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sr. Raúl
      A nobreza da Madre Teresa não ficou no anonimato, como ela muuitos outros.... penso que não se poderá colocar assim a questão, mas respeito.
      Na minha opinião todos os politicos agem dessa forma, não por aproveitamento, mas porque a política é assim mesmo.
      Acompanhou, esteve presente, o momento foi registado, que mal existe aqui?
      A foto servirá para guardar em arquivo para um futuro.
      Como muitas outras e como muitos presidentes.
      Uma boa noite.

      Eliminar
    2. Bom dia Dª Albertina, já que você elevou o discurso para um nível religioso, ao mencionar a Madre Teresa, vou citar uma passagem dos Livros Sagrados "Tu, porém, quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita"
      Um bom dia

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.