10 de outubro de 2008

crónica de um episódio anunciado

O mais recente episódio desse folhetim que envolve um dos dois vereadores da minoria na Câmara anda nas bocas do povo. Teve ao menos esse efeito, o de fazer os eleitores menos conformados pensar sobre o circo em que às vezes se transforma a vida pública. Às vezes pagamos caro o bilhete. Mas quando, como esta semana, ouvi discutir o assunto desde os salões aos tascos, desde a vila a que chamamos cidade até às aldeias mais promissoras da era Narciso, vale a pena, sim. É sinal de que o povo nem sempre dorme.
O anúncio, quase em simultâneo e curiosamente no mesmo local, do vereador Rui Miranda, sobre a desvinculação do PS e a disponibilidade imediata para aceitar convites do PSD numa próxima corrida só surpreendeu os mais distraídos, ou então aqueles que, só lendo as gordas, se esquecem de ler (n)as entrelinhas.
O episódio consegue revelar às claras aquilo que já todos sabemos:
1 - pobre do eleitorado que não se revê nesta eterna maioria, e que em 2005 votou naquilo que julgava ser uma alternativa. Acabou sem eira nem beira, entre comunicados certos e desenganado de qualquer oposição.
2 - o povo é sábio, sim. À medida que o tempo avança e se revelam as personagens, percebe-se claramente por que razão o PS teve a pior votação de que há memória. E que no meio da desgraça prefira sempre o menos mau.
3 - Os que acompanhamos desde o século passado a ascensão de Narciso Mota na terra estranha que é Pombal, sabemos que, com o tempo, aprendeu alguma coisa de política, sim. O jeito meloso com que embala as palavras do "professor Miranda" e lhe afaga o ego, cheira a dejà vu. Não sei se Rui Miranda já ouviu falar de outro professor, resgatado à esquerda e mais tarde recambiado pelo próprio pé. Chamava-se Carlos Silva e também foi vereador. Lembrei-me, dele e de outros, vá-se lá saber porquê.
4 -Com isto, Sérgio Leal já era.
5 - Imagino as unhas roídas até ao sabugo. Só há seis lugares na lista. E só quatro ou cinco têm hipótese de aceder à profissão.

Moral da história: a vida político-partidária no Largo do Cardal continua no seu melhor. Isto afinal não dava um filme. Dava um festival de cinema. À volta, a malta dos concelhos vizinhos há-de continuar a gargalhar com este e outros episódios, próprios do Entroncamento do norte do distrito, como às vezes lhe chamam. Bem podem rir-se. Não moram cá...

3 comentários:

  1. E que fenomenal Entroncameno, Paula Sofia! Quando se puder fazer a História da passagem de Narciso Mota pela câmara (como qualquer doença ele também há-de passar), uma das realidades mais chocantes será certamente a de ter trocado ser súbdito da AMAE em vez de leader da ADSICÓ. Aliás, por omissão assassinou-a! Pombal poderia ser uma grande força centrífuga entre Leiria e Coimbra, uma verdadeira plataforma logística... Mas isso não convinha ... Creio que desde a Implantação da República (e se calhar até antes) o interesse privado sempre se sobrepôs ao interesse colectivo dos pombalenses que,infelizes, nem deram por isso. E Narciso Mota sempre foi um acérrimo defensor dos privados! Estou cheio de interesse que as actas da câmara e jornais locais,coetâneos desses tempos,possam ser de consulta livre, no Arquivo Municipal,para poder confirmar esta, por enquanto, hipótese de trabalho.
    Continue a farpear neles. Bom trabalho. Cumprimentos
    Luís Filipe

    ResponderEliminar
  2. PENSO QUE A CRÓNICA ANUNCIADA TEM DE TUDO UM POUCO E PARA MAIS DEIXA UM AVISO NAS ENTRELINHAS SE É QUE ALGUÉM O VAI ENTENDER. FAZ BEM O AUTOR DO POST EM PARTICIPAR NAS DITAS TERTULIAS, ESCUTAR AS MESMAS SEM PARTICIPAR DIRECTAMENTE E ACIMA DE TUDO TEM A OBRIGAÇÃO DE REPORTAR PARA QUEM QUISER LER QUE; A POPULAÇÃO DE POMBAL ESTÁ FARTA DESTE SISTEMA POLITICO LOCAL. ANSEIA POR ENCONTRAR UM NOVO SISTEMA E ESSE CERTAMENTE NÃO VIRÁ DO MESMO PARTIDO QUE DOMINA ESTE CONCELHO A SEU BELO PRAZER. É PRECISO CRIAR AS SINERGIAS NECESSÁRIAS AFIM DE LANÇAR DESDE JÁ O SUFICIENTE PARA SE ACREDITAR QUE EXISTE ALTERNATIVA LOCAL E ESSA É MESMO CREDIVEL. CREIO MESMO QUE NA ULTIMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL - "A MALTA DOS COEIROS" -COMO LHE CHAMOU O "DINOSSAURIO POLITICO" DE ALB. DOS 12, JÁ DEU UM PRIMEIRO PASSO (E QUE PASSO) ALERTANDO AS CONSCIÊNCIAS MAIS DISTRAIDAS PARA UNS QUANTOS MALES DE QUE PADECE A "GOVERNAÇÃO" DE NARCISO MOTA E SEUS PARES.

    ResponderEliminar
  3. Relativamente a este episódio do Dr. Rui Miranda, penso que ele não é ó único culpado nesta rotura. Fazer oposição numa Câmara Municipal não é a mesma coisa de exercer essa actividade no parlamento. Entendo como perfeitamente natural que, nalgumas votações, um vereador da oposição reconheça que existem propostas do executivo que são positivas. Penso que o homem não devia ter entregue o cartão de militante. Se o fez para aparecer nas próximas eleições com bandeiras de seta apontada para cima, acho que isso seria mau demais e revelaria uma enorme incoerência. Mas enfim, isto sou eu que penso assim e cada vez mais me convenço que a política não á para mim nem eu sou para a política...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.