19 de outubro de 2008

Vila Cã: uma surpresa (II)

Tenho razões para pensar que o sucesso da realização do V Passeio de BTT não é fruto do acaso nem da boa vontade e da carolice das pessoas envolvidas.
A Sicó é à primeira vista uma terra infértil e inóspita; mas, apesar disso, possui algumas potencialidades, nomeadamente para a realização de actividades de lazer e desportos de aventura. Vila Cã começa a saber aproveitá-las.
A Abiúl foi-lhe oferecida, por mais de uma vez, a oportunidade de se tornar a vila rainha do BTT na região. Tinha condições únicas: localização, história, património, etc. Mas faltou o resto: visão, vontade politica e cooperação. Perdeu a oportunidade.
Um dos responsáveis da Vilaventura disse-me que um representante da F. P. Ciclismo esteve a observar o passeio de BTT e disse-lhe que estavam a pensar fazer uma prova da Taça de Portugal de BTT na Sicó.
Mais uma vez se confirma que o dinamismo das terras está mais ligado ás pessoas, às entidades administrativas e às forças vivas e não tanto aos factores endógenos per si.

2 comentários:

  1. Sim...vamos lá trazer mais umas centenas de gajos para conspurcar a serra... e ainda dizem eles que usam caminhos antigos!!!....Mas no terreno o que se vê é caminhos novos, abertos e marcados recentemente... dum momento para o outro, de repente redescobriu-se a bicicleta!!! Claro que é bom, mas, (e há sempre 1 MAS)... com REGRA... chega de "mega" eventos que só deixam lixo que NINGUÉM apanha e cujos organizadores se descartam logo dessa possibilidade.

    Já durante o BODO foi promovida uma prova de "bikes", numa pista ILEGAL que fora aberta de forma ILEGAL, mas (e lá está o MAS) com apoio da CM e Federação das Bikes...

    Pena é (na politica pombalense) não se preocuparem mais, e também, com as ILEGALIDADES cometidas na serra, só se pensa em PombalViva, ETAP e afins o resto é como de costume... paisagem... para andar de "bike"!!!... enfim é saudável e está na moda!!!

    Pedestrianista sem bike!

    ResponderEliminar
  2. A pé,

    Na generalidade concordo com todas as suas críticas. Na verdade as provas deixam algum lixo, e não havia necessidade! Somos assim...
    Mesmo assim o lixo deixado pelos BTTistas é insignificante. O BTT é um belo desporto que pode fazer muito pelas zonas mais desfavorecidas.
    A natureza é para ser usufruída, por todos.
    Concordo que há coisas muito graves na serra que devem que ser denunciadas.

    Só não

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.