1 de março de 2010

Assembleia Municipal

Decorreu na passada Sexta-feira, em Almagreira, a esperada Assembleia Municipal "descentralizada". Enorme afluência da população, o que é muito positivo. Muitos problemas de Almagreira discutidos, o que também é muito positivo (sabe-se como rareiam as dicussões dos problemas mais distantes dos Paços do Concelho, nas Assembleias). Demissões e picardias, o que dá sempre uma certa graça à festa. Houve de tudo! O veredicto é inevitável: a experiência é para continuar. Apesar de tudo, corria pelos corredores a informação de que a opinião de alguns "mandadores" não era propriamente essa.
Já agora, alguém sabe qual a razão para Almagreira ter sido palco da primeira destas Assembleias? (Esta questão foi retirada do Puro Almagre, daqui a devida referência). Tenho cá para mim que o Louriçal vai ser a última freguesia a ser contemplada com esta honra. Se alguma vez o vier a ser. Mas é só um palpite meu, vale o que vale...

18 comentários:

  1. Nem ultima deve ser... Em terra de Gauleses? Não me cheira...

    ResponderEliminar
  2. O motivo pelo qual a última AM, se realizou na minha freguesia, desconheço. Apesar de tudo, foi uma honra termos sido a 1ª freguesia a recebê-la.
    Mas estou particularmente satisfeita.
    Primeiro porque ficamos a saber que Almagreira, terá finalmente o seu Centro de Saúde Novo( e não o requalificado)embora eu discorde da sua localização; 2º porque os utentes já não terão que se deslocar ao CS de Pombal, porque foi encontrada alternativa em Almagreira, até á conclusão da obras!

    Senti nesta AM que o alvo das críticas, em relação á recente polémica do CS, era eu. Porque fui o rosto da luta pelo inconformismo, porque fui o rosto pela luta da construção do novo centro de saúde (em detrimento da sua requalificação), mas faria hoje tudo de novo.

    Fui e sou criticada por ter feito uma carta aberta aos almagreirenses, dando conta dos contactos que tinha encetado,e dos "jogos" de empurra que vim assistindo. Esta carta incomodou muita gente.
    Mas por vezes temos que ser incómodos,porque senão corremos o risco de nos tornarmos "cómodos" e pior que isso passarmos a ser "acomodados".As coisas pioram quando para quem nos olha, teimam em nos olhar como oposição, e pior que isso como alguém que quer protagonismo. Quem me conhece, sabe que eu luto por convicções e somente por aquilo que acredito.

    Tudo começou aqui, com um Post teu Gabriel, sobre o meu Centro de Saúde. Por isso não poderia de deixar de "acabar" aqui com toda esta história, que teve um final feliz.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Foi o Farpas a cumprir a sua função. Numa missão ainda muito longe de estar acabada! ;)

    ResponderEliminar
  4. O farpas é o unico meio de comunicação desta ditadura Concelhia...

    ResponderEliminar
  5. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Não te vi em Almagreira.
    Mas, se calhar, foi falta minha que não pude participar no seu todo da Assembleia Municipal de Pombal, realizada em Almagreira, já que tinha cinco gémeos à minha espera no Quartel-sede dos nossos Bombeiros, a saber as Associações dos Bombeiros Voluntários de Ourém, do Dafundo, de Carnaxide, do Faial (Açores) e de Vila do Conde a fim de discutirmos um Protocolo de Geminação com as que, para além do muito que as une, foram, as seis, fundadas em 1912, fazendo, assim, 100 anos em 2012.
    Mas, antes disso, ainda pude votar nos três documentos apresentados à Mesa e que recupero, com a devida vénia.
    "Dado que:
    A Ilha da Madeira, no passado Sábado, dia 20 de Fevereiro, foi fortemente fustigada por chuvas torrenciais de que resultaram vítimas mortais, o Grupo Parlamentar do PSD, da Assembleia Municipal de Pombal, vem apresentar a seguinte

    Proposta de Voto de Pesar

    Que, antes do início dos trabalhos, a Assembleia Municipal de Pombal respeite um minuto de silêncio pelas vítimas mortais que ocorreram no passado Sábado na Ilha da Madeira e desta deliberação seja dado conhecimento à Assembleia Regional da Madeira.
    Município de Pombal, 26 de Fevereiro de 2010.

    Dado que:
    A Ilha da Madeira, no passado Sábado, dia 20 de Fevereiro, foi fortemente fustigada por chuvas torrenciais de que resultaram elevados prejuízos humanos e materiais, o Grupo Parlamentar do PSD, da Assembleia Municipal de Pombal, vem apresentar a seguinte

    Proposta

    Que as senhas de presença desta sessão dos Membros da Assembleia Municipal de Pombal sejam, como forma solidária, entregues à Caritas Diocesana do Funchal a fim de ajudar esta a fazer face aos elevados prejuízos que, no passado Sábado, foram provocados à Ilha da Madeira e desta deliberação seja dado conhecimento ao Governo Regional da Madeira.
    Município de Pombal, 26 de Fevereiro de 2010.

    Dado que:
    A Ilha da Madeira, no passado Sábado, dia 20 de Fevereiro, foi fortemente fustigada por chuvas torrenciais de que resultaram elevados prejuízos humanos e materiais, o Grupo Parlamentar do PSD, da Assembleia Municipal de Pombal, vem apresentar a seguinte

    Moção

    Que a Assembleia Municipal de Pombal, face aos elevados prejuízos humanos e materiais que, no passado Sábado, foram provocados à Ilha da Madeira e, particularmente, aos Municípios da Calheta, de Câmara de Lobos, do Funchal, da Ribeira Brava e de Santa Cruz deliberem aprovar uma Moção de Solidariedade para com as populações daqueles Municípios fortemente fustigados e que desta deliberação seja dado conhecimento às Assembleias Municipais dos respectivos Municípios.

    Município de Pombal, 26 de Fevereiro de 2010."

    Abraços solidários e humanitários.

    ResponderEliminar
  6. Também se pode referir a proposta entregue pela bancada do PS na assembleia municipal de Pombal no passado dia 26 de Fevereiro que foi chumbada pela oposição Esta proposta de recomendação não era mais que uma preocupação por parte da assembleia municipal relativo ao serviço da EDP do concelho de Pombal, já que sabemos que o presidente da câmara municipal tem alertado para as deficiências do serviço prestado, o que é certo é que até hoje nada tem sido feito. Com esta carta de recomendação a EDP ficaria mais sensibilizada para o problema, uma vez que ela tinha vindo de uma assembleia municipal e não apenas do executivo municipal. Apesar do Eng. Narciso Mota ter criticado as nomeações para cargos de empresas públicas, de referir o sectarismo politico, ele esquece-se que o actual presidente da EDP, foi ministro das obras públicas no tempo de Santana Lopes (PSD), pelo que que se for por essa via de sectarismo politico, o problema do concelho de Pombal já poderia estar resolvido há muito tempo.

    ResponderEliminar
  7. Pedro, o grande problema das pessoas é verem a politica como o futebol. Os do seu Partido (clube) são todos bons ( mesmo que sejam corruptos, mentirosos, incompetentes) e os do Partido (clube) da oposição são todos maus.

    ResponderEliminar
  8. Ora bem ... "Enorme afluência da população" ...
    3 elementos da assembleia de freguesia (da oposição), uma senhora do Paço, um Senhor do Paço, já faz 5; 4 Senhores de Almagreira ... já são 9; um Senhor que entrou e saíu, porque infelizmente é um pouco surdo ... 10; um Senhor dos Vascos ... 11.
    Mas, isso da afluência ... a partir de que valor é que é enorme?

    ResponderEliminar
  9. Caro Pedro Santos,na minha opinião a proposta não foi somente chumbada, mas sim ridicularizada pela bancada PSD. As palavras do Presidente da Câmara foram as seguintes: "O mais grave desta democracia é que efectivamente as pessoas não progridem na carreira com base na experiência e competência profissional, mas sim pelo cartão partidário", e conseguimos conter o riso!

    Caro António Domingues, não sei se é costume assistir às AM, mas o número de presentes era realmente enorme quando comparado com o que costuma acontecer. E tal como referi no seu blogue, garanto que eram mais do que esses 11, pelo menos 12 porque não contou comigo...ou será que só contou as pessoas que estavam na sua "ala"? Foi falha minha não ter contado, uma coisa que aprendi!

    ResponderEliminar
  10. Cara JA:
    Conforme lhe respondi no Puro Almagre, aceito o reparo quanto à minha estimativa de assistentes na AM. Mas assim não vale, porque: quadros técnicos da DU, DOPA, DOP, DAS são da casa. Mas eu também não me expliquei bem; quando me referi à assistência, fui sectário e estava a referir-me a Almagreirenses, em que o número que avancei está dentro do percentil 95 de correcção.
    Mas à minha carissima blogonauta, não lhe vou perdoar ... podíamos ter ido comer um pastelito de nata à SoureDoce, porque por mim, estava deveras envergonhado com o roncar do meu estômago.
    Registo a dívida! Eu teria tomado a iniciativa se a conhecesse.

    JD

    ResponderEliminar
  11. Bom dia!
    Se estavam apenas 11 pessoas é lamentável e revelador do interesse dos cidadãos da nossa terra pela actividade política.
    É pena que o Sr. Justo não tenha aproveitado a oportunidade e ter mobilizado as pessoas para colocar, apresentar, as carências de Almagreira ao executivo Municipal. Ou será que está tudo bem? Segundo a Marlene parece que não e ela têm feito jus à sua eleição.

    ResponderEliminar
  12. Caro DBOSS:
    Na questão que me coloca, tenho a dizer que não deixa de ter razão. No entanto, na minha óptica, acho que fiz a minha parte, pois como deve saber, possuo um blog sobre a nossa, e digo nossa por ser também a sua freguesia, onde referi a ocorrência.
    Também, a mesma foi publicitada no jornal local - Horizonte, mas pesa-nos que, grande parte da população é iletrada, ou até não tem hábitos de leitura. Também por parte da Junta de Freguesia, poderia ter havido mais divulgação do acontecimento, inclusivé, e isto é a minha opinião, poderiam ter feito um convite formal aos deputados da Assembleia de Freguesia, que não fizeram - pelo menos aos da oposição não fizeram. Portanto, não me vejo com responsabilidades de "angariador" ou "pescador de homens" para o evento. Igual responsabilidade seria a sua, ou já não se considera Almagreirense?!
    Quanto à responsabilidade de colocar questões das carências, o Sr. Vereador Engº Pedro Murtinho, não deixou de as colocar e que foram respondidas pelo Sr. Presidente de Câmara.
    Uma anotação: A Marlene NÃO FOI ELEITA! Encontra-se em regime de substituição nas licenças interpostas pelo Dr. Adelino Mendes. Quer isto dizer que, todas as iniciativas por ela tomadas, no fundo são como cidadã que luta em prol da sua comunidade, abstraindo-se, (e isto ninguém entende, fruto da malformação cultural em que o nosso país teima em se manter), da sua ideologia política.
    Ademais, visto que a reacção, e essa sim sectária, às intervenções do Sr. Manuel Domingues, que o Sr. PC teve, não acha que, se o Sr. Justo falasse, a associação seria alvo de um verdadeiro TSUNAMI, porque eu na expressão oral sou mais acutilante que o meu pai. Gosto de pegar sempre o touro pelos cornos e nunca de sernelha.
    Mas caro DBOSS, anoto a sua observação, e noutra oportunidade poderei intervir, ou então, poderemos unir-nos e intervir em uníssono. Porque não?

    JD

    ResponderEliminar
  13. 11 pessoas de Almagreira, amigo Justo, é talvez mais do que o total de pessoas de Almagreira que assistiram às Assembleias Municipais nos 4 anos anteriores! :)

    ResponderEliminar
  14. Gabriel: sem dúvida que a sua afirmação é correcta. Mesmo assim, foi muito bom. Acho que nunca houve tamanha afluência. E todos os que foram, têm pinta de heróis, porque a fome era tanta ...

    ResponderEliminar
  15. Caros amigos: permitam-me uma correcção ao meu post das 11:18
    Onde se lê "o Sr. Vereador Engº Pedro Murtinho" de ler-se "Sr. Deputado Municipal Engº Pedro Murtinho".
    As minhas desculpas ao visado e aos leitores, pois eu sei que o mesmo, não gosta que lhe sejam atribuídos cargos que não detém. Uma vez mais, as minhas desculpas.

    JD

    ResponderEliminar
  16. Caro Justo Domingues, mesmo que tivesse a certeza absoluta da sua identidade dificilmente o abordaria sem mais nem menos a dizer simplesmente "Olhe, eu sou a JA!", por isso a timidez será um bom argumento para obter o perdão. No entanto aceito a dívida...pastel de Nata na SoureDoce, a pagar na próxima AM que se realize em Almagreira.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde!
    JA eu faço-me convidado para o pastel de nata em Almagreira, para a próxima encarnação.

    ResponderEliminar
  18. Companheiro DBOSS, boa noite.
    Com a nossa companheira e amiga JA só, mesmo, para a próxima reencarnação.
    Abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.