19 de março de 2010

Dia L


É já amanhã. Na Freguesia de Pombal, o ponto de encontro é às 8h00 na Biblioteca Municipal, com vestuário apropriado à ocasião. Para outras freguesias é verem a página de Pombal. Aproveito desde já para louvar todos aqueles que se dedicaram a gerir a logística deste projecto (eu apenas me disponibilizei para o dia 20). Espero que depois haja conclusões, vindas daqueles que acompanharam todo o processo, sobre o que se encontrou e limpou e a forma como as instituições públicas se posicionaram em relação a um exemplo do que deveria ser a Sociedade Civil a actuar.

6 comentários:

  1. Boa noite!
    Dia L é já amanhã.!
    Amanhã porque, por todo o concelho, haverá equipas de limpeza da nossa terra e estas equipas terão mais um efeito de sensibilização e alavanca para os cuidados a ter com a nossa aldeia global.

    O dia L também porque terá lugar na expocentro a grande festa da família pombalense reunida em prol de uma causa " OS BOMBEIROS"

    Este evento, até esta hora, está a correr bem para satisfação daqueles que se empenharam nesta grande iniciativa.

    Façam a vossa inscrição para tornar esta festa ainda maior. Será uma alegria muito grande para a equipa de trabalho constatar que foram atingidos os objectivos e que é possível transformar esta festa numa festa anual.
    início:
    18 horas com actuação do corpo de bombeiros
    20 horas jantar servido por empresa especializada.
    22 horas música ligeira com "ÍDOLOS da Tv" de Pombal
    22,30 Actuação da TUNA do IST uma das melhores da Península Ibérica.

    Finalmente o desejado baile para os de pé ligeiro.

    Dr. desculpe o oportunismo.

    ResponderEliminar
  2. Um "Limpar Portugal" que nos permitiu em simultâneo tomar um bom banho. As condições meteorológicas afastaram muitos voluntários, mas mesmo assim muito trabalho foi realizado em todo o país.
    Por cá, achei curioso que o camião prometido pela vereadora do ambiente para as 8h30 do dia 20 de Março de 2010, ainda não tenha chegado. Assim sendo, alguém sabe qual o apoio da Câmara Municipal de Pombal a esta iniciativa?

    ResponderEliminar
  3. Bem... também não a proibiu, em Pombal! ;)

    ResponderEliminar
  4. Contando com o apoio de cerca de uma centena de voluntários e algumas viaturas particulares, a quantidade de lixo recolhida foi de 146,5 toneladas (ainda falta contabilizar um camião que irá amanha levar mais lixo para a valorlis).
    Ao longo do dia percorreu-se todas as localidades da freguesia da Louriçal, recolhendo lixo em 17 das 20 lixeiras detectadas.
    Também foi recolhido lixo disperso ao longo da via pública, desde cartazes afixados a objectos atirados fora pelos ocupantes de viaturas, tais como garrafas de água, iogurtes, latas de refrigerantes, entre outros.
    Nesta actividade foram utilizados 3 retroescavadoras, 5 carrinhas caixa aberta, 3 veículos ligeiros de transporte de voluntários, 1 tractor, 1 veículo ligeiro, 5 camiões basculantes e 1 camião basculante com grua, 2 retro-escavadoras pequenas, disponibilizados pelas firmas Soteol, Urbiguia, Dominconstruções e Louricalba, para levar o lixo recolhido para o aterro.
    Agradece-se a todos os que colaboraram nesta iniciativa, nomeadamente aos coordenadores de lixeiras da freguesia: Eunice Pedrosa, Dina Sebastião, José Roque, Vitor Mota e Carina Leal.
    Agradece-se também o apoio das empresas: Alinutre (disponibilizou Luvas e Sacos), Garrafeira O Trago (disponibilizou águas), Frutaria Carraco (disponibilizou laranjas e maças e uma carrinha de caixa aberta), Caixa de Crédito Agrícola (disponibilizou chapéus), Gráfica do Louriçal (disponibilizou os cartazes), Roque Repara (disponibilizou um tractor), Manuel Matias Simões (disponibilizou uma máquina retroescavadora-giratória), Soteol (disponibilizou um camião basculante e um camião basculante com grua), Urbiguia (disponibilizou um camião basculante), Louricalba (disponibilizou um camião basculante), Dominconstruções (disponibilizou um camião basculante e uma retroescavadora), Grácio & Catarino (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta), Privilégios (disponibilizou duas retro-escavadoras pequenas), Salema (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta), Louricar (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta para carregar pneus e peças de automóveis) e ao Sucateiro das Cavadas (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta para carregar a sucata recolhida), Junta de Freguesia do Louriçal (disponibilzou uma retroescavadora, uma carrinha de caixa aberta e três viaturas para transporte de voluntários)
    Um agradecimento especial ao Corpo Nacional de Escutas-Agrup 1244 Louriçal, ao Instituto D. João V, ao Grupo de Jovens do Louriçal e ao ATL Aprender & Companhia-Moita do Boi.
    Agradecimento também aos voluntários que foram plantar os sobreiros e pinheiros mansos no local onde estava a lixeira do furadouro.
    Um bem hajam a todos.
    Em breve indicarei o número final de lixo recolhido e o número exacto de voluntários.


    Resultados do Projecto Limpar Portugal na Freguesia do Louriçal

    1. PBL M-41 - Privado. Não tivemos autorização para limpar
    2. PBL M-8 - Privado. Não tivemos autorização para limpar
    3. PBL P-38 - Privado. Não tivemos autorização para limpar
    4. PBL G-21 - Limpo. Irá levar uma nova intervenção para breve
    5. PBL G-20 - Limpo. Irá levar uma nova intervenção para breve
    6. PBL P-167 - Resolvido
    7. PBL P-166 - Resolvido
    8. PBL P-173 - Resolvido
    9. PBL P-172 - Resolvido
    10. PBL P-168 - Resolvido
    11. PBL M-7 - Resolvido
    12. PBL P-40 - Resolvido
    13. PBL P-39 - Resolvido
    14. PBL M-6 - Resolvido
    15. PBL P-37 - Resolvido
    16. PBL P-36 - Resolvido
    17. PBL P-35 - Resolvido
    18. PBL P-34 - Resolvido
    19. PBL P-1 - Resolvido
    20. PBL G-1 - Resolvido

    Apoio da Câmara Municipal de Pombal no âmbito do projecto Limpar Porttugal na freguesia do Louriçal:
    - 3 Camiões com báscula no dia 20 de Março
    - Recolheu 60 toneladas numa só lixeira que foi limpa antes do dia 20 de Março
    - Ofereceu 30 pinheiros mansos e 15 sobreiros para plantar nessa lixeira

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez o Louriçal dá o exemplo da união para o bem servir. Vivam os GAULESES, derrota para os Romanos.

    ResponderEliminar
  6. Isto é uma guerra?
    Se a Câmara deu tanto apoio ao Louriçal, que é PS, nem quero imaginar todo o apoio que foi dado à frequesia de Pombal.
    Houve lanche, pelo menos?

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.