23 de março de 2010

A Limpeza

Participei no Limpar Portugal como "militante de base", se me permitem a expressão. Não estive em reuniões e limitei-me a assegurar, a quem de direito, a presença de mais um voluntário. Acompanhei o pessoal do GPS (Grupo Protecção da Sicó, uma das verdadeiras referências na incipiente sociedade civil de Pombal) na limpeza de um buraco em plena encosta da serra, junto à IC8, numa manhã chuvosa e violenta. A missão foi cumprida, mas a constatação de que décadas de laxismo e de comportamentos pouco cívicos, impossibilitam, a curto prazo, que a limpeza produza todos os seus efeitos desejados. Para o mais curiosos, podem ir consultando a plataforma do Limpar Portugal - Pombal, para analisar os resultados, mas era interessante continuar a recolher depoimentos em 1ª mão sobre o que havia, o que se fez e o que ficou por fazer. Convenhamos que um dos méritos da iniciativa é alertar para o que se pode fazer no dia à dia.

8 comentários:

  1. Bom dia!
    Agora o que foi feito está feito o fundamental é fazer eco da iniciativa, recolhendo depoimentos de quem participou.

    A maioria das pessoas não faz ideia da quantidade e tipo de lixo recolhido é necessário fazer eco da iniciativa para que esta surta o efeito desejado: a prevenção.

    ResponderEliminar
  2. Contando com o apoio de 129 voluntários (ver listagem em http://limparportugal.ning.com/group/PBL) e algumas viaturas particulares, a quantidade de lixo recolhida na Freguesia do Louriçal foi de 148, 290 toneladas (inclui lixo recolhido no Furadouro umas semanas antes do dia 20 - 56 toneladas, e ainda falta contabilizar a quantidade de lixo de uma lixeira situada debaixo do viaduto da IC8, em Santo António).
    Ao longo do dia percorreu-se todas as localidades da freguesia da Louriçal, recolhendo lixo em 17 das 20 lixeiras detectadas.
    Também foi recolhido lixo disperso ao longo da via pública, desde cartazes afixados a objectos atirados fora pelos ocupantes de viaturas, tais como garrafas de água, iogurtes, latas de refrigerantes, entre outros.
    Nesta actividade foram utilizados 3 retroescavadoras, 5 carrinhas caixa aberta, 3 veículos ligeiros de transporte de voluntários, 1 tractor, 1 veículo ligeiro, 5 camiões basculantes e 1 camião basculante com grua, 2 retro-escavadoras pequenas, disponibilizados pelas firmas Soteol, Urbiguia, Dominconstruções e Louricalba, para levar o lixo recolhido para o aterro.
    Agradece-se a todos os que colaboraram nesta iniciativa, nomeadamente aos coordenadores de lixeiras da freguesia: Eunice Pedrosa, Dina Sebastião, José Roque, Vitor Mota e Carina Leal.
    Agradece-se também o apoio das empresas: Alinutre (disponibilizou luvas e sacos), Garrafeira O Trago (disponibilizou águas), Frutaria Carraco (disponibilizou laranjas e maças e uma carrinha de caixa aberta), Caixa de Crédito Agrícola (disponibilizou chapéus), Gráfica do Louriçal (disponibilizou os cartazes), Roque Repara (disponibilizou um tractor), Manuel Matias Simões (disponibilizou uma máquina retroescavadora-giratória), Soteol (disponibilizou um camião basculante e um camião basculante com grua), Urbiguia (disponibilizou um camião basculante), Louricalba (disponibilizou um camião basculante), Dominconstruções (disponibilizou um camião basculante e uma retroescavadora), Grácio & Catarino (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta), Privilégios (disponibilizou duas retro-escavadoras pequenas), Salema (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta), Louricar (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta para carregar pneus e peças de automóveis) e ao Sucateiro das Cavadas (disponibilizou uma carrinha de caixa aberta para carregar a sucata recolhida), Junta de Freguesia do Louriçal (disponibilzou uma retroescavadora, uma carrinha de caixa aberta e três viaturas para transporte de voluntários)
    Um agradecimento especial ao Corpo Nacional de Escutas-Agrup 1244 Louriçal, ao Instituto D. João V, ao Grupo de Jovens do Louriçal e ao ATL Aprender & Companhia-Moita do Boi.
    Agradecimento também aos voluntários que foram plantar os sobreiros e pinheiros mansos no local onde estava a lixeira do furadouro.
    Um bem hajam a todos.


    Resultados do Projecto Limpar Portugal na Freguesia do Louriçal

    1. PBL M-41 - Privado. Não tivemos autorização para limpar
    2. PBL M-8 - Privado. Não tivemos autorização para limpar
    3. PBL P-38 - Privado. Não tivemos autorização para limpar
    4. PBL G-21 - Limpo. Irá levar uma nova intervenção para breve
    5. PBL G-20 - Limpo. Irá levar uma nova intervenção para breve
    6. PBL P-167 - Resolvido
    7. PBL P-166 - Resolvido
    8. PBL P-173 - Resolvido
    9. PBL P-172 - Resolvido
    10. PBL P-168 - Resolvido
    11. PBL M-7 - Resolvido
    12. PBL P-40 - Resolvido
    13. PBL P-39 - Resolvido
    14. PBL M-6 - Resolvido
    15. PBL P-37 - Resolvido
    16. PBL P-36 - Resolvido
    17. PBL P-35 - Resolvido
    18. PBL P-34 - Resolvido
    19. PBL P-1 - Resolvido
    20. PBL G-1 - Resolvido

    ResponderEliminar
  3. No meu tempo a Nação não estava suja.

    A Gloriosa Mocidade Portuguesa recheada de jovens que amavam a sua Pátria tinham outras obrigações, era um tempo de orgulho, dignidade, amor e de cantar o hino.

    Os jovens preparavam-se para defender o Portugal de África, eram jovens valentes e imortais.

    A nostalgia aperta-me a alma quando recordo as fardas verdes e os gritos de glória de quem comandava:

    Quem é nosso pai? Perguntava o comandante.

    Salazar, Salazar, Salazar…

    Num entoar pelos céus da vila que fazia chorar de grande emoção os pais.

    Por ti minha Pátria.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Nobre Povo naquele tempo, tempos idos, na mocidade Portuguesa, aprendíamos muita coisa e até tinhas uma rã para tocar o cavalo.qré, qré, qre´... !

    Acredite era menina e adorava participar nas iniciativas

    ResponderEliminar
  5. Foi um êxito mas incompleto: - Na TV e nos Jornais continuam a aparecer muitas caras de lixo político e empresarial que também deviam ter sido removidas para os aterros sanitários, co-incineração ou incineração pura e simples, apropriados.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Mas afinal a rã era utilizada pelos preguiçosos, só para tocar o cavalo!

    ResponderEliminar
  7. Um belo relatório, Pedro. É também este trabalho, que permite conclusões e dados para o futuro, que conferem ainda mais mérito à iniciativa. No Louriçal, foi feito (e muito bem), julgo que em outras localidades também foi feito. E fico sensibilizado com a mobilizaçãop conseguida em torno desta iniciativa!

    ResponderEliminar
  8. A iniciativa "Limpar Portugal" teve mérito. E agora, vamos ao futuro?

    Será que as autarquias vão continuar a ignorar a existência de lixeiras ilegais?

    Será que a fiscalização municipal vai continuar a fechar os olhos?

    Já que existem lixeiras ilegais sinalizadas que não foram limpas a 20 de Março, de que forma é que as autarquias vão actuar com vista à sua limpeza?

    Vamos ter de esperar por um novo "Limpar Portugal" para daqui a 5 ou 10 anos??!!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.