23 de março de 2010

Vitória histórica


Depois do falhanço de sete dos seus antecessores, entre os quais os três últimos, Barack Obama assinou hoje a famosa lei que preconiza a reforma do sistema de saúde norte-americano. Esta nova legislação abrangerá 95% da população americana, pondo fim a uma situação de clara injustiça social que envergonhava o país. O tempo se encarregará de confirmar ou desmentir a eficácia do novo sistema de saúde. Para já, Obama fez história e obteve uma vitória política fundamental.

9 comentários:

  1. Concordo que o actual sistema de saude dos EUA representa uma situação de clara injustiça social. No entanto acho que o país não se envergonhava com isso. Se não fosse o endeusamento (neste caso justo) a que Obama foi sujeito e a consequente aceitação massiva dos seus ideais e nunca uma medida deste calibre teria alguma hipotese nos "states". Para o povo americano é perfeitamente normal que quem não tenha um seguro de saude não tenha direito a cuidados médicos.É cultural.
    É verdade que apenas uma minoria está nestas condições,mas uma minoria nos EUA são alguns milhoes de pessoas...
    É de louvar esta reforma, no entanto, ainda não foi aprovada e provavelmente os Republicanos (oposição de Obama) irão fazer tudo para que não entre em vigor.Oposição é isto mesmo: destruir as ideias dos outros mesmo q elas sejam boas.
    Nisso somos todos iguais.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Prof. Aderito Araujo.

    Nao estou de acordo pela primeira vez com um post seu.

    Nao quero com isto dizer que eu estou certo e o Snr. errado!nem pensar.

    Mas gostaria de dizer antes de comentar o seu post de que sou inscrito aqui no Partido Democrata, tenho minha filha que pertence as Bases do Partido aqui no Estado de NJ e tenho um sobrinho que tem tambem funcoes na Camara de Newark "democrata" sendo um dos 5 membros do EPA (environmental protection agency)

    Acho que aquilo que foi assinado em lei ha cerca de 2 horas pelo Presidente Obama vai ser um grande fiasco, neste momento 14 estados ja recorreram para o tribunal constitucional contra a lei assinada a pouco tempo. no abraco entre o Presidente e o VP o Biden diz para o Obama com os microfones em ON "this is a big Fu....g deal"
    50% do Povo Americano esta contra este F.....g deal incluindo a Florida como o meu caro deve imaginar a Florida e onde vivem mais dos que beneficiam com este Deal pois os reformados vendem as suas casa no Norte e vao comprar no sul na florida para ai passar os bons tempos da reforma.

    Estou contra esta reforma da lei Health Care por varios motivos.

    Cedeu perante varios UNIONS (Sindicatos) para alcancar um acordo no congresso.

    Cedeu muito muito mesmo aos Republicanos.

    As micro e pequenas empresas vao ir a falencia por nao poderem suportar os custos do seguro.

    Ao governo ou seja ao PAGANTE custa um triliao de dolares por ano o pais esta arruinado a economia nao avanca o desemprego esta nos 10%.

    Obama so olha para o umbigo dele e um bom falante mas nada faz,alias nunca teve antes um trabalho de administracao, veja em 14 meses o "approval rate" do trabalho dele citado na CNN no Programa do Anderson Cooper 360 (pro-Obama)desceu de 76% para hoje 46%.

    Os USA sao um Pais capitalista e nao um Pais Socialista.

    Os grandes investidores nao acredita na politica economica do Presidente Obama.Pequenos negocios estao a fechar.

    Muita gente ja perdeu e continuam a perder as suas casas.

    Aquele embroglio que ele chamou de estimulo foi um fiasco autentico no valor de 800 mil milhoes.
    mas para onde vamos nos?

    Como e que um Presidente que nada tinha feito e com duas guerras que ainda nao terminou conseguiu o Premio Nobel da Paz.Um mes depois de tomar posse!.

    Obama como dizem os americanos e um vendedor da banha da cobra.

    Obama esta a perder em varios terrenos perdeu o governador de NJ de Virginia e o Senador que ocupou o lugar do saudoso SENADOR KENNEDY. em todos ele se empenhou pessoalmente aqui a NJ veio 3 veses e perdeu.
    Vamos ver o que nos espera a 2 de Novembro nas (mid term elections) aqui deve perder o congresso quero ver o que nos espera depois estes dois anos que faltam para cumprir o mandato dele. Ja dizem que a "TOLA" da Palin que e capaz de lhe ganhar ai e que vamos mesmo estar
    como disse o VP Biden.
    Respeitosos cumprimentos.
    EA

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!

    Ernesto: os prémios Nobel são uma mera manifestação política e um passeio de vaidades, na maioria das vezes.

    Não vejo nada que justifique o prémio Nobel da Paz ao Sr. Obama tal como não entendo como atribuíram o penúltimo prémio Nobel da economia a um lunático, Sr. Paul Krugman, em que a única coisa que fez bem foi criticar o Sr. Bush e limitou-se a ler a "bíblia sagrada" O CAPITAL de Karl Marx, escrito em 1848 e defender o que estava escrito há já 160 anos.
    Na prática veio tirar o socialismo da gaveta e com cheiro a mofo.

    ResponderEliminar
  4. O Sr. Obama é o inimigo número 1 do "Estilo de Vida Americano" do "Sonho Americano"; e contraria frontalmente a génese histórica dos USA. O egoísmo puro e duro, o salve-se quem puder mais aguerrido, sempre fez parte da conquista do território americano pelos degredados e fugitivos saxónicos que, para se estabelecerem, não tiveram pejo de praticar os genocídios e monstruosidades, do tipo que querem justiçar, agora, em qualquer parte do Mundo. Deus, que eles tão hipocritamente veneram, se amerceie das suas almas.
    Saudações

    ResponderEliminar
  5. Trata-se de uma questão ideológica. Sinceramente (e falo sem conhecimento de causa, admito), parece-me que o americano "modal" não se revê como alguém com uma responsabilidade social, solidário com os outros que não vivem bem, porque acha que se eles são pobres é porque não querem trabalhar ou não são suficientemente inteligentes para ganhar dinheiro, e por isso "merecem" ser pobres. Na europa seria impensável um país não ter um sistema nacional de saúde tutelado pelo estado, e capaz de garantir alguma equidade no acesso aos cuidados básicos. E eu gosto desta nossa (europeia) forma de encarar a questão.

    ResponderEliminar
  6. A revista Economist (sim, essa "terrível" leitura liberal) adopta uma posição interessante: não é uma boa lei, devido a vários factores, mas atendendo ao estado actual da saúde dos EUA, os seus vícios "socialistas" (léxico da oposição Republicana) serão corrigidos e a porta que abre para o despesismo será regulamentada. No meio disto não esquece uma questão essencial: uma questão de decência humana, e aí, antes esta má Lei (que só podia sair atendendo ao sistema político dos EUA) que nenhuma Lei. Um primeiro passo, mas um valente passo. E eu tendo a concordar.

    ResponderEliminar
  7. Nao sou dos que pensa que Obama e o inimigo publico numero 1 embora nao seja grande fa dele, gostava da Sra. Clinton!.

    Neste momento 14 Estados ja entraram no Tribunal constitucional a reclamarem contra esta lei.

    Eu sou a favor da lei do Health Care, visto eu pagar 580.00 mensais e ainda com algumas restricoes e "allowances".
    Ainda nao sei quanto irei pagar na nova lei>

    Os lobies das companhias de seguros que pagaram milhoes para a campanha do Obama foi bem retribuido,agora vao ter mais clientes.

    As micro e pequenas empresas(advgados medicos agencias etc. que fomentam a grande parte da economia americana muitos vao fechar ou reduzir o pessoal,visto nao suportar mais despesas e assim contribuir para o desemprego.

    Sempre fui solidario e deve-se dar apoio aos necessitados,mas nao estou de acordo em apoiar pessoas e bairros sociais que nao pagam impostos e recebem com o dinheiro dos contribuintes como aquele que esta ali ao lado dos cavalos.Aqui em Newark ha uns 12 bairros sem cavalos mas uma 50 vezes maior e imaginem quem la vive de borla e ainda recebem dinheiro para comer "Stamp food".
    Sao esses que vao receber as regalias do Obama e que ainda nos assaltam roubam carros, dinheiro e residencias.
    E necessario conhecer a realidade e Estilo de Vida Americano!!
    cumprimentos
    EA

    ResponderEliminar
  8. Lá, como cá, onde falta a responsabilização e a fiscalização tem que dar asneira, tão simples como isso. Ninguém que pagar para "calões" (veja-se a Alemanha e os PIGS), mas o que é certo é que nada é tão simples ou tão preto e branco. Pelo menos haja a coragem de cortar um bocado com as injustiças e deixar as bases para um regime mais equilibrado.

    Também seria interessante, por exemplo, analisar o papel dos Advogados e do sistema judicial (de elevada litigiosidade) e as suas consequências em termos de saúde.

    ResponderEliminar
  9. Caro Ernesto,

    Já tinha pensado responder-lhe mais cedo mas, infelizmente, não foi possível.

    O não concordar comigo é saudável e estimulante. Aliás, esse facto coloca-o entre a maioria dos nossos conterrâneos, pelo menos a avaliar pelos resultados que consegui sempre que me candidatei.

    Não nego as qualidades intrínsecas à iniciativa individual e à grande capacidade de empreendedorismo que daí advém. Essas características da sociedade americana têm sido responsáveis, em larga medida, pelo grande sucesso dos Estados Unidos como potência global, principalmente num mundo que sacralizou o mercado. Agora, também não é possível negar que o "american way of life" gerou, simultaneamente, uma sociedade de milhões de indigentes e excluídos, de milhões de pessoas que, por serem o "elo mais fraco", não têm acesso aos mais básicos cuidados de saúde. O que Obama pretende com esta lei (se o vai consegui ou não é outra questão) é impedir que o mesmo país que se orgulha de ser um bastião da democracia e dos direitos humanos, impeça que se morra por falta de dinheiro. Ao fim e ao cabo, vem lembrar os valores da revolução francesa que estiveram na génese da democracia americana: liberdade, igualdade, fraternidade.

    Grande abraço,
    Adérito

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.