10 de março de 2010

Voluntariado


Nem sempre é fácil valorizar o esforço de outros e a relação instituição/cidadãos tende a ser gerida como elefante em loja de porcelana, à medida que aumentam os anos de História e o número de pessoas envolvidas. Independentemente de tudo isso (e muito mais, que daria para pelo menos um blog inteiro), chamo a atenção - ainda que sendo parte interessada - para o evento que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal vão realizar no próximo dia 20 e, mais do que a animação, chamo a atenção para o simulacro às 18 horas.

11 comentários:

  1. Amigo e companheiro João Alvim, bom dia.
    Obrigado.
    A Bem da Humanidade.
    Abraço humanitário.

    ResponderEliminar
  2. Parte interessada ou não, o importante é divulgar este tipo de iniciativas.

    ResponderEliminar
  3. Só estranho que tal aconteça no mesmo dia da acção "limpar portugal". Os bombeiros não estão envolvidos nessa acção?

    ResponderEliminar
  4. Ao que tudo indica, os calendários não se sobrepõem. As acções do LP estarão concentradas de manhã.

    ResponderEliminar
  5. Companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    O Limpar Portugal (Pombal) vai desenvolver-se na parte da manhã do próximo dia 20.
    O nosso Corpo de Bombeiros vai participar com os Cadetes e com todo o equipamento que for necessário.
    A nossa festa foi agendada para o final da tarde rigorosamente por esse motivo.
    Não havia outro dia.
    O companheiro João Alvim está certo. Nem de outra forma poderia ser.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Foi apenas uma preocupação. Até porque o simulacro deve ter acções que precisem ser implementadas durante o dia, e a participação dos bombeiros no "Limpar Portugal" é fundamental.
    Ainda bem que tudo foi pensado! Tudo farei para estar nos dois eventos!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde!
    Fiz 10 comentários, não consigo publicar nenhum, será que fui sensurado?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde!
    Faço apelo a todos os Farpeiros para divulgarem o evento e pedirem a reserva dos seus lugares, uma vez que o jantar é servido por uma empresa de catering e, os bombeiros, têm de informar o nº de jantares a servir.
    Os utentes devem começar a estagiar pelas 20 horas para o baile e, nesse momento, devem estar bem nutridos pois o baile é até amanhecer.

    Quanto ao problema levantado pelo Gabriel esclareço que não há datas capaz de satisfazer todos a 100%, no entanto, esta data foi 3ª opção depois de ponderados todos os prós e contras e a questão do "Limpar Portugal" foi ponderada. A ocupação da Expocentro com os nacionais de pista foi determinante para a escolha desta data.

    ResponderEliminar
  9. Faço um pedido de esclarecimento, que talvez o Eng Rodrigues Marques ou o Dr João Alvim me saiba responder.

    O simulacro que está programado, realiza-se no Expocentro, e as viaturas de socorro vão estar estacionadas a 50/100 metros, camufladas, à espera da hora, certo?

    Isso será mais uma demonstração de meios operacionais e de socorro, não?

    Ou será um simulacro de um incêndio de três viaturas a arder no parque de estacionamento subterrâneo da Praça Marquês de Pombal, a ocorrer em dia e hora desconhecida dos bombeiros (inclusivé para comando e chefes), para avaliar as consequências que daí poderão resultar?! Tanto para o socorro a prestar no interior do parque, onde dúvido que algum veículo dos bombeiros lá entre, como para as habitações existentes na zona.

    Poderá ser num domingo de manhã, com a Rua do Cais repleta de veículos estacionados, dos fiéis que estão na missa na Igreja Matriz.

    ResponderEliminar
  10. Caro RafeironoPombal

    A AHBVP tem uma estrutura bicéfala, isto é, a Direcção gere administrativamente a casa, mas a parte operacional pertence do Comando. Como tal, o simulacro é por ele planeado e foi "encomendado" um simulacro que se encaixasse no objectivo do dia em causa: celebração do voluntariado e angariação de fundos.

    Mas seguramente que fica registada a preocupação e a sugestão, sempre sujeita a aprovação operacional.

    ResponderEliminar
  11. Atentem, afinal não foi erro ortográfico, segundo Bernard Noel "O objectivo da antiga censura consistia em tornar o adversário inofensivo, privando-o dos seus meios de expressão; a nova - que denominei sensura - esvazia a expressão para a tornar inofensiva, método mais radical e menos visível."

    Quanto às iniciativas em questão, ambas muito interessantes, e espero que corra tudo bem. Já agora, espero que objectivo do simulacro seja capacitar os nossos Bombeiros e levá-los a estar preparados para as situações com as quais se podem deparar, e não apenas para fazer uma demontração.
    Quanto à data escolhida, só tenho uma observação (desabafo) a fazer "Mas porque carga de água toda a gente achou que o dia 20 de Março era um excelente dia para promover actividades?".

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.