19 de dezembro de 2014

Câmara Rica em Concelho Pobre

O Estado passa por enormes dificuldades, as empresas privadas sofrem acentuadas quebras na atividade e na receita e muitas entram em insolvência, as famílias sofrem cortes acentuados no rendimento com redução do nível de vida e muitas caem na pobreza. No entanto, apesar deste cenário de enormes dificuldades, a CMP nada em dinheiro – tem 10 M€ em caixa.
A que se deve este milagre? Como foi possível gerar este oásis num deserto tão árido? Quem esteve por detrás do “feito” e quem o consentiu? São boas questões a que é fácil responder após uma breve análise aos instrumentos de gestão emitidos pela câmara.
Isto aconteceu porque, ao longo da última década, a câmara desenvolveu um autêntico saque aos pombalenses - denunciei-o em 2007/08/09.
Esta abundância de dinheiro tem proporcionado muito desperdício (obras inúteis, subsídios e avenças injustificáveis, …) e o agravamento das dificuldades para os pombalenses.
Reparem bem na evolução principais rubricas da receita na última década:
- Impostos Diretos: aumento de 101%;
- Imposto Municipal s/ Imóveis: aumento de 170%;
- Imposto Municipal s/ Transferência Onerosas Imóveis: aumento de 141%;
- Venda de Bens e Serviços Correntes: aumento de 84%;
- Venda de Água: aumento de 41%;
- Venda de Serviços Específicos (Saneamento e Resíduos Sólidos): aumento de 143%;
(este explicado, em parte, pelo alargamento da rede de saneamento)
Reparem, igualmente, na evolução das Transferências de Capital (suportadas indiretamente pelas famílias e empresas):
- Transferências de Capital do Estado: aumento de 116%.
Quem não gostaria que os seus rendimentos evoluído nesta proporção? É isto aceitável, nomeadamente num contexto de profunda crise económica? Não. Isto acontece por duas razões fundamentais: (i) pouco escrutínio dos eleitores; (ii) o poder local tem muita força junto dos partidos do centrão.

7 comentários:

  1. Boa noite. Foi a Troika que nos ajudou?
    Segundo estatísticas oficiais, estamos com o mesmo nível de vida e respectivo poder de compra, anterior ao 25 de Abril.
    Ou chamar-lhe-emos «transferência de riqueza» para mãos mais abastadas da sociedade, e assim cavando o fosso entre ricos e pobres, a uma velocidade alucinante?
    Parabéns, capitalismo selvagem! És grande!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Sr. Malho não sei onde está o problema por a Câmara ter 10 mil euros em caixa, acho aqté que é um valor irrisório para uma Câmara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário, boa tarde.
      Segundo os valores apresentados na última Assembleia Municipal a Câmara tem na Tesouraria 10 Milhões de euros e deve nove Milhões.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Senhor Adelino Malho

    O nosso país colapsou. Temos autarquias com um nível de endividamento que não lhes permite pagar a funcionários e a fornecedores. As empresas instaladas nas zonas de influência dessas autarquias entram em falência numa percentagem superior à média nacional, e o senhor AQUECE porque a autarquia de Pombal está bem de finanças!!!!

    Se todas as autarquias tivessem a saúde financeira da de Pombal, a TROIKA não tinha entrado em Portugal e o nosso povo não teria passado por todo este sofrimento.

    Tenho muita dificuldade em perceber o que para si é essencial. O erro é meu, tenho quase a certeza.

    PS - Já são 8 (oito) dias, senhor malho.

    Eu continuo a investigar as informações do artigo da senhora Paula sofia Luz. Prometo não ser faccioso, em breve darei novidades. Conto também consigo.

    ResponderEliminar
  4. Vejam lá bem que dinheiro em caixa não significa abundância.
    O eng.RM deu logo por ela.
    São sim 10M euros em Tesouraria mas a Câmara deve 9M euros... feitas as contas 1M euros para uma Câmara como a de Pombal até nem é assim muito...
    Ademais com as responsabilidades assumidas (presumo eu que o são) com os compromissos dos investimentos, mais os pagamentos de médio e longo prazo das obras efectuadas e, com uma gestão corrente de pagamentos de ordenados, seg social, férias e subsidios, avenças e afins, bem feitas as contas, o vereador do pelouro financeiro deve andar a ganhar cabelos brancos e a gozar com o "pagode" de quem pensa que a Câmara é rica...
    Faz lembrar a estória do reino que tinha um "Rei" que desfilava em parada com o seu nóvel fato de corte, mui excelso e translúcido fato efectuado por medida e, na sagacidade de um vassalo lá se gritou para dentro do desfile:
    "- O Rei vai nú!!! Olhai que o Rei vai Nú!!!".
    E reza a lenda que ... ia mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Há políticos, e empresários, que sabem menos de finanças do que eu de lagares de azeite.
    E eu não sei nada de lagares de azeite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e camarada Adelino Malho, boa tarde.
      Podias ter dito mais cedo que não percebias nada de nada.
      É que eu tinha metido empenho para fazeres a campanha da azeitona no Lagar do Açude.
      Fica para o ano.
      Abraço

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.