15 de dezembro de 2014

Mega agrupamentos e mega egos

Não sou um fã do actual Presidente da Câmara de Pombal mas reconheço-lhe grandes qualidades políticas. Ou reconhecia. A vergonhosa novela que tem como cenário o mega agrupamento de escolas de Pombal revelou-nos um político acossado, ansioso, que não consegue admitir que uma instituição onde a autarquia tenha alguma participação, possa ser gerida por quem não lhe preste vassalagem.

A acção da autarquia deveria focar-se no Conselho Municipal de Educação e não em cada escola ou agrupamento. É aí que pode (e deve) ser um parceiro da comunidade escolar, ajudando-a a melhorar a qualidade da sua actividade formativa e a minimizar os números do abandono escolar. Para isso há que entender os exigentes desafios que hoje em dia se colocam às escolas e, lado-a-lado com professores, funcionários, alunos e pais, trabalhar para atingir as metas que todos merecem.

Os egos e mordomias, as tricas políticas e os quezílias mesquinhas são tudo aquilo que as escolas não precisam. Daí o meu apelo: Caro Diogo Mateus,  concentra-te no muito que tens a fazer e faz um esforço por perceber que mesmo os teus inimigos podem fazer o teu trabalho. Neste caso, o trabalho de criar tentar criar no concelho escolas de grande qualidade.

10 comentários:

  1. Senhor professor doutor Adérito o senhor que é das matemáticas e um homem inteligente podia sensibilizar tanto o senhor presidente da Câmara como a senhora cá da casa e que está na origem do problema a acabarem com as tricas políticas e as quezílias mesquinhas e promoverem a repetição das eleições dos representantes dos pais para o conselho geral do agrupamento e assim colocar um ponto final em tudo isto não acha que seria o mais benéfico ou só porque a senhora cá da casa representa um partido que está a ser investigado pelo Ministério Público por terem votado militantes ausentes do país está com medo de perder o lugar para sentar por lá o rabo grande? vamos lá fazer um esforço para bem da comunidade escolar e da gestão do agrupamento

    ResponderEliminar
  2. Dª Maria Iluminada... o seu problema deve ser mesmo o Rabo grande, coitada nem isso deve ter.

    ResponderEliminar
  3. Boas
    Afinal qual é o problema de ter o rabo grande? Eu sou feia e não sou oca !

    Ninguém consegue controlar os atributos que a natureza nos mas, os inteligentes, conseguem sempre controlar os impulsos para amesquinhar as pessoas, além do mais há quem considere que um rabo grande é beleza.

    ResponderEliminar
  4. Aqui fica a minha opinião pessoal, que não vincula, obviamente, a dos demais "da casa". Eu por mim eliminava estes comentários todos.
    É de muito mau tom, e abaixo de lixo, o nível da discussão aqui proferida.
    E sobre o assunto não escrevo nem mais uma linha.

    ResponderEliminar
  5. Amigo e camarada Nuno Gabriel, boa noite.
    Concordo contigo no apagão dos comentários.
    Mas, por favor, não apagues o post do camarada Adérito Araújo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Esse não, que está bom e prenhe de verdades!

    ResponderEliminar
  7. Ora apaguem lá mais este.
    Aqui há umas semanas um dos “da casa” publica extractos do ranking nacional das escolas, na opinião deste, com dados arrasadores para o concelho.
    Agora o caro Adérito indica que são uns tais de inimigos do Presidente da Câmara a gerir as escolas, a fazê-las de grande qualidade. Então as escolas perderam ou vão perder os seus gestores? Já não há ou vão deixar de existir?
    É a história do conselho geral, outra vez? Como se o conselho geral gerisse o que quer que fosse….

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Teadium Vitae,

    Sejamos rigorosos: em lado nenhum me viu defender que a gestão corrente dos agrupamentos deva ser entregue aos Conselhos Gerais. Mas como saberá - provavelmente melhor que eu - o Conselho Geral é um órgão de gestão e administração escolar que pode ter um papel importante no sucesso do projecto educativo do agrupamento.

    E não se iluda: os inimigos do Senhor Presidente da Câmara não são os pais dos alunos do agrupamento de escolas de Pombal que se candidataram ao Conselho Geral, não são os autores e comentadores deste blogue e muito menos é a Paula Sofia. Os inimigos do Senhor Presidente da Câmara são os fantasmas que gerações de políticos autistas alimentaram durante décadas.

    Um abraço,
    Adérito




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Nuno Gabriel
      Não deixa de ter razão quando pede o apagão dos comentários no entanto, se eles continuarem acessíveis a todos é bom para sabermos até que ponto as pessoas ficam desacreditadas ou não com o baixo nível dos comentários!

      Se o meu comentário foi mal interpretado apaguem-no.

      Continuo a dizer que a inteligência e contornos corporais é a natureza que nos os dá e isso não podemos controlar . Podemos, isso sim, controlar a arrogância e a sobranceria de forma a evitar tentativa de amesquinhar as pessoas.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.