3 de dezembro de 2014

O concelho charneira, no seu pior

Como os dados do ranking das escolas atestam, o estado da Educação, em Pombal, é desastroso. Infelizmente, não é só na Educação; abrange todas as dimensões da realidade socioeconómica. A situação não é nova. Será, até, o padrão de vida secular desta terra. Se excetuarmos o período do novo-riquismo reinante na década de 90 do século passado, ligado à bolha da construção, a terra pouco teve para oferecer aos seus naturais. Por isso, quem quis melhorar o nível de vida teve que sair. Muitos o fizeram, muitos o estão a fazer e muitos o terão que fazer.
Pombal continuará a ser uma terra com futuro adiado, por muito tempo. Nunca teve e não tem políticos com visão. Pior: está entregue a seitas e a dirigentes mal preparados. E tem uma gente virada para o ter, que desvaloriza o ser e o saber, para quem a escola é para tirar o 9.º ano e este para tirar a carta de condução. Uma gente que se emproa quando se sente menos-mal que o vizinho ou se realiza na produção de caridade.
Talvez esta crise, longa e profunda, proporcione alguma mudança cultural, reduzindo os tiques do novo-riquismo, mostrando que, salvo raras excessões, estamos muito vulneráveis e desfavorecidos (comparativamente aos nosso pares).
Sinceramente, o que mais me chocou nos dados do ranking das escolas locais não foram os péssimos resultados dos alunos nas provas nacionais (apesar de não esperar que pudéssemos descer tão fundo), foi existirem escolas com mais 30% e até mais de 40% de alunos carenciados num ou mais ciclos escolares.
A realidade é, mesmo, muito abusadora.

1 comentário:

  1. Bom dia
    Um celebre estadista "SALAZAR" escreveu: de tempos a tempos há quadrilhas altamente organizadas que assaltam o poder.
    Veja-se quadrilhas partidos

    As quadrilhas, cada vez mais, norteiam-se por interesses pessoais e dos seus pares não podemos estranhar que as "bolhas " estoirem e que por sua vez os salpicos sobrem para as crianças.

    O problema está na macroeconomia, a nível nacional portanto, não há políticos com visão como diz e muito bem. A provar a bolha que falou está o preço dos apartamentos que em Lisboa na década de 90 rondavam os 400.000,00 euros e hoje o mesmo imóvel custa 180.000,00 euros
    Se políticos com visão houvesse não estava-mos como estamos, tinha existido planificação e programação no sentido de construírem escolas, em função do crescimento demográfico, casas e apartamentos em função das necessidades de mercado, cresces em função da natalidade, hospitais descentralizados e em função das necessidades vias estruturantes para servir a economia.
    As escolas construídas na década de 90 hoje estão às moscas ou servem para a terceira idade recordar os tempos que passou na mesma escola em criança só que agora servem para uns petiscos e torneios de sueca .
    O dinheiro gasto nestas escolas, dinheiro de todos nós, daria para suprir as necessidades dos referidos alunos

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.