12 de dezembro de 2014

Notas duma AM morna

No início da sessão o príncipe, apesar de aconselhado pelo senador a temperar a sua excessiva autoridade com alguma prudência e diplomacia, pediu uma assembleia quente para aquecer o ambiente frio. Mas, por opção ou incapacidade dos adversários (ou as duas coisas), não foi correspondido.
Mesmo assim, bem os picou na resposta a uma intervenção mais incisiva, quando relembrou processos eleitorais onde votaram ausentes e mortos. Mas os adversários não lhe deram mais nenhuma oportunidade de aquecer o ambiente. Quem não tem, não pode dar.
Na falta de adversários atacou os correlegionários, acusando o anterior executivo na Junta de Freguesia da Guia de má gestão do erário publico.
Quem tem sangue de escorpião tem que ferroar.

21 comentários:

  1. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Pensava eu que tu pensavas que o Príncipe, como chamas ao Presidente Diogo, tinha sangue azul.
    Afinal pensas que tem sangue de escorpião.
    Pensas mal, ou não pensas, como é hábito.
    Fico triste.
    Sem abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Como a oposição não dá luta tornou-se trivial atacar os correlegionários para não cairmos no tédio!

    ResponderEliminar
  3. Senhor Adelino Malho

    Não o percebo. Mas o ex-presidente da junta da Guia, Manuel António, fez ou não uma má gestão do erário público? Parece-me uma ideia consensual a todos os partidos.

    Onde está aqui o seu espírito crítico? Neste caso não lhe interessa…é isso?

    Parece-me que o farpas vai morrer de morte matada. A linha editorial deste blog não se cumpre na íntegra, porque será?

    RIP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei. Conheço é a gestão de Abiúl, ao longo de 20 anos, e sobre essa o príncipe - e o senhor - nicles.

      Eliminar
  4. Eu sei que conhece Abiúl, fartou-se de cumprir, e bem, o editorial do farpas com essa freguesia. Mas no que ao Oeste diz respeito - nicles. E também era dinheiro público, mas quando são os amigos o que interessa "...oportunistas e os manhosos, a hipocrisia e o servilismo, a obscenidade e o desperdício".

    Eu sei que no fundo deve custar-lhe, mas é assim. Estarei muito longe da verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não conheço a "má gestão" da Guia - pena minha -, nem tenho lá amigos.
      E o senhor, conhece o historial de Abiúl?

      Eliminar
  5. Conheço muito bem o historial de abiúl, muito por culpa do farpas. Mas também conheço o historial da guia, muito por preocupação real com o que se passa em todo o nosso concelho.

    Eu sei que não é o seu caso, que é mais seletivo nas preocupações, no estudo dos casos e no eco que faz dos mesmos (alguns chamam de critérios de amizade).

    Para sua "informação":

    http://noticiasdocentro.wordpress.com/2014/04/10/ps-quer-inspeccao-das-financas-na-uniao-de-freguesias-da-guia/

    Mas o resultado dessa inspeção e do estudo do caso, que o senhor "desconhece", nicles, é ainda mais vergonhosa. Mas também são dinheiros públicos, como em Abiúl, Senhor Adelino Malho.

    farpas, a passos muito largos ... RIP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que o Senhor é uma pessoa bem informada e que se informa no Farpas. É desses que a gente gosta.
      Não conheço bem a “história” da Guia; mas, como o Senhor a conhece bem, poderíamos tratá-la com profundidade e rigor, nomeadamente saber se foi só retenção de transferências para a câmara ou algo mais, se tal foi feito com conhecimento e consentimento do executivo camarário, etc.
      Mas já reparou na duplicidade dos comportamentos sobre a Guia e sobre Abiúl. Do Diogo, PS, o Senhor, …, nicles! Estranho, não é?

      Eliminar
    2. Senhor Adelino Malho

      O cronista é o senhor, mas se não consegue desprender-se do critério amizade, eu posso ajudá-lo, mas tem certamente milhares de fontes (como os casos de abiúl).

      Veja bem, senhor cronista, a matéria ao seu alcance:

      - gestão danosa do erário público;
      - Concorrência desleal;
      - executivo conhecia essa gestão danosa;
      - PS pediu inspeção;
      - Publicações em órgãos de comunicação social;
      - assembleias de freguesia, da união de freguesias, muito quentes. Ver atas ou, quando seletivamente não se registou as intervenções, falar com os vários intervenientes.
      - Escolha do candidato para presidente da junta – interessante, a estratégia;
      - Herança deste problema pela união de freguesias - abafa-se, dentro do possível, em Abiúl é que se sabe.;
      - Resultado das inspeções;

      Resumindo, uma TOURADA, mais atual, muito melhor que a de Abiúl, pois tem intervenientes mais “requintados”. Em Abiúl existia um rosto, apesar do conhecimento de todos, e o farpas sempre o identificou. E na Guia, senhor cronista?

      Está à espera de quê, tem tudo para tratar o tema com profundidade e rigor, esqueça a amizade, o FARPAS assim o exige, se necessário eu também ajudo, senhor cronista.

      Eliminar
    3. E veja lá, senhor Adelino Malho, que o atual presidente da CMP, vice-presidente do anterior executivo, acusa o Manuel António, em plena assembleia municipal e segundo o senhor, de “má gestão do erário publico”.

      Se fosse Abiúl, a quantidade de crónicas que teríamos. Mas aqui...

      Se necessário, reafirmo, eu também ajudo, senhor cronista.

      Eliminar
    4. Senhor "Pedro Pinto???",
      Como já lhe disse - e o Senhor ainda não integrou - não tenho amigos na GUIA. Nem amigos nem conhecidos (gente com quem falo).
      Volto a reafirmar que tenho todas as dúvidas que o caso da Guia chegue aos calcanhares do de de Abiúl. E o caso de Abiúl, que eu saiba, tem sido abafado, exceto Farpas.
      Agradeço a sua disponibilidade para ajudar a divulgar o caso da Guia. Estou nessa, dê as suas coordenadas e analisamos a matéria.

      Eliminar
    5. Senhor “Adelino Malho” ????

      O “senhor”???? sabe. A gestão da ex-juntas da Guia e Abiúl não são uma questão de escala, é uma questão de má gestão do erário publico – É MUITO GRAVE. Este assunto deveria ser o ADN de um blog como o farpas.

      O farpas, onde o senhor escreve??? ou assina, está a ficar demasiado faccioso, refugiando-se em sensibilidades, escalas e outras coisas mais.

      Infelizmente, o seu problema não são as coordenadas.

      Vou dar-lhe as coordenadas, vou tentar orientá-lo. Aponte bem.

      Aqui vai, o presidente da autarquia (do PSD), Diogo Mateus, diz em plena assembleia municipal, segundo o senhor, que um antigo presidente da junta do PSD, Manuel António, fez uma má gestão do erário público, assunto para o qual já o líder do PS local, muitos meses antes, tinha pedido a intervenção da inspeção.

      Está a ver, PSD, agora, e PS, meses antes, numa assembleia municipal a dizerem que algo de grave se passou na Guia com dinheiros públicos, euros de todos nós, olhe, seja qual for a escala, e parece que é grande, é muito grave.

      Título do senhor “Adelino Malho”???? a uma crónica com uma bomba atómica como esta.

      Notas duma AM morna.

      Escreva ou assine lá outra vez. Morna??? O que será para si quente? –
      Definitivamente, a sua escala de temperatura também está avariada.

      Com escalas assim, não há coordenadas que lhe valham. O “senhor”???? já não se orienta.

      RIP

      Eliminar
    6. Já percebi(emos) que o Senhor é bom a lateralizar jogo. Mas nós aqui gostamos é de jogar ao ataque, de golos.
      Do post só lhe interessou o último paragrafo, ignorou o resto. Ok, está no seu direito.
      Pegou agora no titulo - AM morna. É minha opinião, discutível.
      Fazendo uma analogia simples: aquilo foi um dia frio com dois pequenos focos de incêndio. Só que, paradoxalmente, os focos de incêndio foram ateados, não pelos incendiários mas pelo bombeiro.
      Logo, Mereceu este post - foi notícia - porque, surpreendentemente, neste caso, foi o homem que mordeu e não o cão que mordeu o homem.

      PS: Se o caso da Guia é, assim, tão grave, porque não pede ao elemento do CDS na AM para levantar o caso da Guia?

      Eliminar
  6. Pedro Pinto não se chateie com o senhor Malho que ele está a querer é armar-se em opositor mas não consegue como não conseguiu quando foi candidato pela CDU nem quando foi membro da Assembleia Municipal pelo PS onde quando abria a boca toda a Assembleia se ria e deixava-o a falar sozinho agora está a querer ser opositor neste seu blog mas pelos vistos sem sucesso mas assim vai escrevendo alguém lhe vai respondendo o ego do homem aumenta mas so isso porque de resto é triste como é triste o que se passa pelas freguesias como é o caso da Guia ou Abiul

    ResponderEliminar
  7. Boas
    Sr. Pedro Pinto a comunidade farpeira aguarda e agradece as suas informações para esclarecer duna vez por todas o que se passa ou passou na freguesia da Guia.

    As suspeições não fazem bem a ninguém!

    ResponderEliminar
  8. Caro senhor Flores da Silva

    Eu estou disponível para escrever sobre este e outros assuntos, mas o farpas tem excelentes cronistas, os dados deste caso estão todos na mesa e são unânimes a todos os partidos.

    Volto a frisar, o PS, através do líder local, denunciou este caso em assembleia municipal há meses e emitiu um comunicado oficial à comunicação social, o PSD, através do presidente da câmara, segundo o senhor Adelino malho, voltou a reforçar o assunto na última assembleia municipal. Existem atas de assembleias de freguesia, comunicados de partidos, pedidos de inspeção, atos inspetivos,…

    Parece-me um assunto demasiado grave para não merecer uma reflexão mais atenta dos cronistas desta casa. São dinheiros públicos, é a transparência da administração, é o papel da comunicação social local na investigação destes casos e na procura de respostas, é a consequência dos comunicados que os partidos fazem, …

    Neste caso não há escala – É MUITO GRAVE. É tudo menos morno, a não ser que ...

    ResponderEliminar
  9. Caros leitores.

    Quem me conhece sabe que não sou pessoa de utilizar o anonimato para dar a minha opinião sobre qualquer tipo de assunto, por mais melindroso que este possa ser. Considero-me uma pessoa frontal e tenho por hábito assumir o que digo. Não “presto vassalagem a ninguém” e muito menos me deixo influenciar pelo “politicamente correto”.

    Porém (infelizmente) não tenho o dom da sabedoria plena, nem tenho sempre razão. Por isso, quando me engano procuro humildemente fazer mea-culpa, mesmo que, confesso, as vezes me custe os “olhos da cara”.

    Necessariamente por isso, chego até vós para clarificar uma situação menos clara que possa ter surgido em relação a este post.

    Se para alguns o esclarecimento pode ser supérfluo, para mim é uma questão de honestidade e reveste-se da maior importância.

    Passo a explicar:
    1. O Sr. Adelino Malho colocou aqui a 12 de dezembro o post “Notas duma AM morna”, cujo conteúdo é da sua responsabilidade e somente a ele lhe diz respeito.
    2. Alguém, identificado com o nome Pedro Pinto (que não sou eu), resolveu, com a legitimidade que assiste a qualquer pessoa, comentar o referido texto e trocou com os outros participantes as opiniões individuais que entenderam por bem.
    3. Alguns leitores interpretaram (ou foram levadas a…), que o “Pedro Pinto” comentador deste post pudesse ser eu.
    4. Claro que, e apesar de não conhecer pessoalmente o Sr. Adelino Malho, facilmente consegui o seu contacto e, na primeira pessoa, clarifiquei aquilo que, propositadamente ou não, alguém quis deixar no ar.

    Resolvido que está o assunto com o próprio, faltava resolver o mesmo junto dos leitores o que aqui e agora faço.

    Votos de boas festas.

    Pedro Miguel Silva Pinto | Almagreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Pinto,

      Antes de mais peço-te desculpa, se, de alguma forma, contribui para te ligar aos comentários assinados com “Pedro Pinto”.
      Depois agradeço-to a frontalidade e clareza com que cortar-te pela raiz esta dissimulação. É de gente como tu, responsável e frontal, que o Farpas e a comunidade necessitam. Não de cobardes que, sob o manto do anonimato, arrastam pessoas serias para o lodaçal em que, pelos vistos, estão habituados a viver.
      Um abraço
      AM

      Eliminar
    2. Senhor Adelino Malho

      A minha mãe pede-lhe desculpa por ter cometido o erro de me batizar com o nome de Pedro Pinto, pois teria, 30 anos depois, evitado este imbróglio partidário.

      Quando o senhor Malho escreveu????? “PS: Se o caso da Guia é, assim, tão grave, porque não pede ao elemento do CDS na AM para levantar o caso da Guia?” eu pensei que era mais um delírio seu. Pensei, o que é que o CDS tem a ver com o assunto … agora entendi.

      Mais uma vez, as desculpas da senhora minha Mãe, Alzira Santos, ao senhor Malho. Ela não quer que ele aqueça muito, pois se aquilo é morno, o quente do senhor malho deve ser...

      Este blog vai de mar a pior

      Pedro Pinto, Pombal
      Filho de Alzira Santos e Manuel Pinto (Falecido)

      P.S. – Se existir mais algum pedro pinto que tenha o nome dos meus pais, realço, ainda, que tenho um tio chamado Leontino Gaspar e uma prima Zulmira Coimbra. E tenho um gato chamado tareco que é coxo.

      Eliminar
  10. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
    Diz-me tu, que és meio sábio, qual dos Pedros Pinto é o verdadeiro, se é que há algum verdadeiro.
    Vê tu como é que isto acabou.
    Há algo de errado no Reino da blogoesfera.
    Fico triste.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia
    Ainda bem que houve estes esclarecimentos, eu também estava a entrar num equívoco, nada tenho contra um ou contra outro!

    Houve aqui uma falha de segurança do blog

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.