16 de dezembro de 2014

Radiografia de alguns políticos e pedagogos locais


NO COMMENTS!!!
PS: Porque considero este documento de interesse relevante não só para a comunidade educativa, mas para toda a comunidade.
   

18 comentários:

  1. I - Consequências da AM MORNA, no seguimento do post do malho de 12 de dezembro

    O tempo continua a contar … Já passaram 4 (quatro) dias desde que o senhor Adelino Malho publicou aqui no farpas que o presidente da câmara Diogo Mateus (do PSD), recentemente, acusou o Manuel António (do PSD) de má gestão do erário publico, na gestão da anterior junta de freguesia da guia, algo semelhante ao que o Partido Socialista (PS) local tinha escrito, em comunicado oficial, há meses.

    Post este intilulado de “Notas duma AM morna”. Morna?????, escreveu o malho

    PSD e PS representam cerca de 90 % dos votos pombalenses.

    Que aprofundamento foi feito pelo farpas a este assunto? Já que “Farpearemos os interesses e os poderes instalados, os oportunistas e os manhosos, a hipocrisia e o servilismo, a obscenidade e o desperdício.”

    Como escreve o senhor malho, naaaah, este assunto não tem escala… se fosse Abiúl, isso é que era malhar … agora Guia, Nicles.

    O tempo continua a contar…para já o malho só quer Abiúl.

    Pedro Pinto, Pombal
    O filho da Alzira

    ResponderEliminar
  2. Ok, não percebi nada deste documento. Então esta gente esteve a votar coisas e não sabia o que estavam a votar?

    Estou como o malho…preciso de coordenadas muito claras. Digam-me que é esta gente.

    Agradeço pedrojosepintosantos@gmail.com , não revelarei as fontes.

    ResponderEliminar
  3. Que idiotice! Aquela porra tem mel?
    O PResidente da CMP deu um péssimo exemplo, mostrou falta de respeito (e de educação) para com o órgão em que estava, e para com o presidente do respectivo órgão. Se razões houvessem para isso, está conduta até pareceria de vingança pessoal e de personalidade rancorosa. A lista A, perante tal intolerância para com a eleição de 2 membros de lista contrária, age à moda do oliveirinha de santa comba, e parece temer de morte que alguém se meta também na "organização da coisa". Têm algo a esconder?
    Num órgão que devia pensar mais nos miúdos que nos próprios umbigos, vejo aqui muita gente a merecer ir para o canto com o chapéu de orelhas compridas!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o senhor gabriel oliveira, principalmente no último parágrafo.

    Para não fazer a mesma confusão do malho, com a história dos Pedros Pinto, pois o imbróglio já é grande, e não quero confundir os leitores, vou começar a falar do Manuel António (O Guiense) e do Manuel António (O Pedagogo). Não quero as mães deles zangadas por terem dado o mesmo nome aos filhos. Ficam batizadas as personagens.

    Pedro Pinto (o filho da Alzira)

    ResponderEliminar
  5. Que documento primoroso, um candidato a versão putrefacta de mixórdia de temáticas.
    Se repararem bem, a reunião tem início na p 1 mas o primeiro ponto é tratado na 7, isto porque entre uma página e outra confraternizou-se.
    Avance-se até à p. 3 na qual há referência a documentos da dgeste e a pareceres jurídicos. Senhor do malho publique-os também, pois serão “de interesse relevante não só para a comunidade educativa, mas para toda a comunidade”. Se não os tiver sugiro que os peça à mesma senhora que lhe forneceu a ata.

    Veja-se agora a riqueza de ação, a coboiada, e consequentemente a importância do órgão e a qualidade do seu trabalho. Como exemplo, avance-se até às p. 6 e 7, um filme:
    A) O Presidente da Câmara quer pôr a votação um requerimento. [atenção que aqui já se iniciou a reunião 6 páginas antes, mas não os trabalhos!!!?????]
    B) O Presidente do conselho põe o requerimento a votação e explica o conteúdo.
    C) O requerimento sobre conforto é votado.
    D) Alguém pergunta sobre o que estavam a votar. [vê-se a capacidade de organização de quem dirige os trabalhos e a atenção de quem compõe a comichão]
    E) Outro pergunta que é que tinham acabado de votar. [aqui é o espírito rebanho que sobressai]
    F) O Presidente do conselho diz não saber. [fazendo agora sobressair a sua capacidade de liderança e o seu rigor]
    G) A coisa chega a pontos que uma senhora se ausenta por motivos de saúde. [desconhece-se se com ou sem inem, mas pelos vistos também ninguém quis saber]
    H) O presidente da Câmara acusa o presidente do conselho de não saber dirigir uma reunião [que grande injustiça!!! Estava tudo a correr tão bem!]
    H) O Presidente da Câmara e mais um bando de gente abandona a reunião. [mas se não tinha ainda começado….e realmente, logo quando, em consenso e organizados, estavam a tratar assuntos tão importantes para o ensino].

    ResponderEliminar
  6. Sobre o seu ponto D, só concordo numa coisa: o Manuel António não devia ter cedido à pressão inadequada (ocorrem-me qualificações mais negras) de Diogo e Parreira.
    E cada vez acho mais que isto é um reviver arrogante do antigo regime, ou que doces mistérios estão ao alcance da tal associação de pais, tal o radicalismo com que se procura evitar que alguém "de fora do círculo" a constitua. Gente de bem não fecha a porta a contributos de forma tão enervada.
    Fora esse pormenor, e sendo verdade o que a acta revela, aplaudo a prestação do Manuel António.

    ResponderEliminar
  7. Eu penso que o Diogo e o Parreira procederam muito bem. Fizeram o mais correto. Já dizia o Jorge Sampaio que as Leis não são umas simples orientações, as leis são para cumprir rigorosamente. Este Manuel António não cumpre a Lei e não está a respeitar os regulamentos, parece-me demasiado evidente, basta estudar a legislação referida no documento. Não lhe é possível, por muito que gostasse, e que até fosse salutar, o usurpar de lugares por parte da Odete e da Paula. Para mim, equidistante das partes, é claro e demasiado evidente.
    Acho também muito redutor reduzir isto a bons e maus, um claro sinal de quem não tem argumentos.

    ResponderEliminar
  8. Ao ler a ata, fiquei estupefacto com o comportamento egocêntrico, ditatorial do “democrata” Diogo Mateus. Manobrador e intriguista, partidário quero, posso e mando, com tiques mussolinianos.
    Para o referido dito cujo, a democracia é boa quando se eleja os seus súbditos. O resto é “ manifestamente ilegal “Pelo seu comportamento vai ser muito difícil cumprir um segundo mandato, pois até alguns devotos militantes do PSD, nele já não acreditam. Veja-se o caso do Nascimento Lopes, que contrariando o Chefe de Autarquia, tomou posse, o que lhe valeu um valente puxão de orelhas e humilhação perpetrada pelo Excelentíssimo. Tanta gente depositou esperanças no Diogo Mateus e afinal é farinha do mesmo saco.
    Já agora Parabéns à secretária da reunião, que transcreveu as declarações dos presentes. Não deve ter sido fácil com esta confusão!

    ResponderEliminar
  9. O Diogo e o Parreira são os mais esclarecidos nisto tudo. Penso que a experiência do Diogo em termos associativos deveria ter sido ouvida. É chocante ver as nossas leis a serem tratadas assim. E da próxima vez escolham um secretário do lado dos professores, a pontuação é uma tristeza (negativa na certa).

    ResponderEliminar
  10. Não sou um admirador da ala política do Diogo, mas reconheço que era muito mais fácil para ele ficar fora disto. Tenho que lhe tirar o chapéu por defender a lei portuguesa, é o que se espera de alguém com a formação, a experiência e as responsabilidades dele. Houve excessos de todos os lados, parece-me evidente, mas mais errado está quem viola grosseiramente a lei, não é aceitável num estado de direito.

    ResponderEliminar
  11. Não percebo como é que o Manuel António, experiente nestas questões de associações, mal trata a lei assim. Estive a ler a lei que regula as associações de pais, mesmo na diagonal, e mesmo querendo estar do lado da odete e da paula, chega a ser desolador assistir a este assassinato do direito – posso não gostar, mas é a lei. É por isso que se diz que ela é cega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Ferreira

      O Manuel António Pedagogo sofre da mesma dificuldade de interpretação das leis que o Manuel António Guiense.

      É como o senhor diz, para os dois aquilo são umas orientações, umas vezes é para fazer como está escrito e outras é para fazer como eu quero.

      E o malho, no que ao Manuel António Guiense diz respeito, diz que é MORNO. Se fosse abiúl….O cronista é ele.

      Eliminar
  12. Eu quando começo a ler que o PS e o PSD representam 90% dos cidadãos pombalenses, quando as abstenções foram superiores a 50%, começo a duvidar da qualidade de debate aqui apresentada.
    Mas quando leio que a aplicação da lei é defendida pelo Diogo Mateus, quando há pareceres da DREC, para quem não sabe é a Direcção Regional de Educação do Centro, tutelada pelo Ministério da Educação, que afirma que nada no processo eleitoral dos representantes dos pais foi contra a legislação, sei que o debate se mina pelos argumentários ad homine e pelo culambismo à figura do Ilustríssimo Senhor Presidente.
    E é lamentável que, quando se fala na Municipalização do Ensino, não se vá ao fundo da questão e não se leia a afirmação de uma senhora Dona Maria Piedade, que, passo a citar, "disse que tinha reunido com a Delegada Regional e que estava preocupada com a eleição do futuro Diretor do Agrupamento, uma vez que esta tomada de posse dos pais da lista B, podia pôr em causa a validade da eleição do Diretor."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mário Martins

      Vou dar-lhe uma novidade, vai ficar de queixo caído, a DREC que refere foi extinta em 2012, mas estava inoperacional desde 2011 (acredite, vá ao Google). Essa direção regional já não existe, logo, é uma consequência lógica, esses pareceres também não. Não acha que se existissem, o que era impossível, já tinham sido divulgados pelo malho.

      Começo a concluir que o Manuel António (Pedagogo) lida com as leis com as mesmas dificuldades do Manuel António (Guiense).

      O Manuel António Pedagogo não consegue interpretar os regulamentos que ele próprio aprovou e a lei que regula as associações de pais e o Manuel António Guiense não lida mesmo nada bem com a Lei do Financiamento das Autarquias e o Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais.

      E o malho continua calado, no que ao guiense diz respeito. Se fosse Abiúl…

      Eliminar
  13. O que se passa neste post é ridículo e precipitado.

    É publicada uma acta, onde são referidos anexos e pareceres que, misteriosamente, ou talvez não, não aparecem.

    Como diz o Gabriel Oliveira “ … e sendo verdade o que a acta revela …”. Não pode ser verdade,os procedimentos não estão de acordo com a lei.

    A lei, como já referi, é violada descaradamente. Não podem existir pareceres a dizer o contrário, parece-me demasiado evidente. A designação dos elementos dos pais é uma competência da associação de pais. É a lei, e não é muito difícil de ler.

    Eu não gosto de pagar IMI, mas tenho que pagar, é a lei.

    Por muito que a paula e a odete queiram estar no órgão, a lei não permite. Não lhes é permitido. É tão simples como isso, a lei não permite. Valha-te deus, Manuel António…

    ResponderEliminar
  14. Uma coisa concordo com o Adelino Malho, quando escreve “PS: Porque considero este documento de interesse relevante não só para a comunidade educativa, mas para toda a comunidade.”

    Este documento revela um total desconhecimento da lei, tenho que admitir que foi sem intenção, de quem está à frente de órgãos da administração pública e supervisiona, neste caso, processos de eleição para órgãos colegiais.

    Se num processo tão simples e tão claro temos isto, é só imaginar o resto.

    As leis tem que ser lidas e cumpridas por quem está á frente das instituições, é o mínimo. Com isto percebemos como são geridas algumas instituições deste país, é o único aspecto positivo que encontro na divulgação deste documento.

    ResponderEliminar
  15. Caro João Ferreira

    Parabéns pela lucidez, que revela conhecimento das leis. Gostava apenas de registar, do que me tem chegado e do que tenho lido, que esta história tem 4 violinos e um maestro, este desaparecido (???).

    Violino Manuel, Violino Odete, Violino Paula e Violino Tenente, partindo uma das cordas destes quatro violinos, todos desafinam. Está escrito … e estou a ser MORNO (é à malho).

    ResponderEliminar
  16. Mais uma dose de análise do documento de interesse para a comunidade.

    “Parenteses” A pontuação é uma nódoa. Quem escreve planta vírgulas como um cegueta no lançamento do dardo, ora acertando ora errando o alvo, conforme a sorte dita. “fecha parenteses”

    O enredo da coisa é maravilhoso, não sei quem escreveu o guião, mas foi um criativo! Que o teatro Amador de Pombal pegue nisto.

    No seguimento do meu comentário anterior, continue-se na p. 6. Às tantas, uma senhora contesta a proposta de requerimento do presidente da câmara pelo facto dos presentes não terem tomado posse, mas, por outro lado, a mesma senhora, que é dada às leis, não se importa que façam uma ata da reunião do órgão com uma espécie de ponto -1, que nem se sabe bem para que serve, nem o que comporta, mas no qual tudo é descrito ao pormenor. Ora se estão na sala pessoas que não tomaram posse, a reunião, e consequente ata, é do órgão ou não? Aquilo foi mesmo uma reunião?

    A comichão trata assuntos fora da ordem do dia, mas o que interessa a lei e as regras, é tudo ultrapassável. Por outro lado, numa atitude perfeitamente coerente, a mesma senhora das leis diz não estar preocupada com questões legais, apenas quer tomar posse, p. 4. É bom assim saber que pessoas que pugnam pela validez legal vão para as comichões, com certeza darão um contributo rigoroso e verdadeiro. Ou talvez esteja ainda imbuída do espírito de uma espécie de eleições à PS, com mortos e ausentes a votar; com o tempo tenho fé que isto lhe passe.

    No meio de tudo, o diligente Presidente do conselho esforça-se para defender as duas mães que ali se meteram mesmo contra a lei (é de valorizar!), e assim vai cuspindo argumentos, uns atrás dos outros, ora a convocatória, ora a dgeste, ora juízos, deixando sobressair a sua isenção. Analisar a lei é que não, apresentar os pareceres também não. Afinal onde é que eles estão? Senhor do malho não esqueça o pedido.

    Depois, na p 5 há uma senhora acha mais democrático tomarem posse dois pais de cada lista. Muito bem, também concordo, até proponho que no parlamento, a bem da democracia, os lugares sejam distribuídos equitativamente pelos partidos, assim ninguém fica triste.

    É por tudo isto que tenho total confiança no trabalho e na seriedade destas comichões, pois é patente a preocupação com o bem da educação, no cumprimento da lei, sendo que os pais, coitados, só ali estão para tomar posse, porque sim, contra tudo e contra todos!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.