27 de junho de 2019

O Legado






Narciso Mota fala muitas vezes das obras que deixou.

Sim, é verdade. Mal seria se, em 20 anos de mandato, não tivesse deixado obra feita!

Queixa-se muitas vezes do seu sucessor, Diogo Mateus, não continuar com “o progresso” que iniciou, acusando-o até de não respeitar o legado que deixou. São algumas destas razões, que alega várias vezes para justificar a sua candidatura contra o seu próprio partido!

Em várias ocasiões, Narciso Mota diz-se conhecedor profundo de engenharia civil (mesmo sendo engenheiro mecânico e electromecânico). Ele pela experiência de trabalho, percebe de obras públicas, contesta-as, faz reparos, faz sugestões! Pois bem; lamento muito que nos seus mandatos esse conhecimento profundo não tenha sido tão evidente!

Se não vejamos: na minha freguesia (Almagreira), temos um exemplo de obra … criativa. Aquando as obras para o saneamento básico na rua principal da aldeia – há cerca de 15 anos- “enterraram-se” tubos e fizeram-se estes passeios que podem ver nas fotos.

Os passeios são autênticas aberrações, não se entendendo bem se são pistas radicais, porque os peões esses circulam na estrada por ser mais seguro. Na altura da obra, quer a Junta de Freguesia de então, quer os serviços técnicos foram chamados ao local. Os técnicos não vislumbravam qualquer solução técnica para a situação. Pois isto contraria tudo o que Narciso Mota diz hoje e afirmou na ultima reunião de câmara, em que, em engenharia tudo é possível! Até deu o exemplo dos arranha-céus no Dubai construídos sobre areia dos desertos….

Quanto aos tubos – entenda-se rede de drenagem de águas residuais, ou melhor, saneamento básico - estavam a uma profundidade tal que, todas as casas existentes numa extensão de 400 m, não tinham cota para descarregar na conduta. E são ainda algumas. A verificação posteriormente feita foi, a cota de soleira das casas, era inferior à conduta. Mais caricato ainda é que, estas obras, foram executadas muito antes de existir ETAR.

Hoje, a solução de cada freguês passa pela compra de uma ou até duas bombas e bombar os seus esgotos para a dita. Nada que uns parcos 2.000,00€ não resolvam! Acrescido o valor pago ao Município para execução de ramal de que não usufruem.

Em Almagreira, a engenharia não conseguiu resolver algo tão simples: passeios planos. E aqui Sr. Eng. Narciso Mota, o Presidente Diogo Mateus respeitou e continua a respeitar o seu legado, porque também ele e o seu executivo, que com certeza tão bem conhece tal aberração, acabou há pouco tempo de pôr um tapete de alcatrão e deixou os passeios!

Assim tem sido gerido o dinheiro público, sem atender ao bom senso e à boa arte de construção!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.