6 de junho de 2019

Um Café e uma Farpa


A última crise económico-financeira teve impactos e consequências significativas no país, na região e no concelho. Importa, portanto, conhecer a realidade socio-económica da região e do concelho e discutir o que é e como se promove o Desenvolvimento Regional.
Contamos consigo para esta discussão.

3 comentários:

  1. Os meus parabéns ao Farpas que tem assim mais uma iniciativa de discussão plural sobre temas que interessam a todos.
    Espero que o Farpas tenham
    , ou vão, endereçar convites às personalidades mais importantes da terra para enriquecer o mais possível a discussão.
    Sem dúvida que o Farpas é uma emanação socialista com forte pendor socialista naquilo que habitualmente se discute, até porque há 30 anos que o PS está na oposição no concelho.
    Porém, ultrapassar os maniqueísmos políticos é um imperativo duma sociedade cada vez mais aculturada, onde os desafios coletivos futuros ultrapassam e muito as divisões dos credos políticos.
    Como há muito defendo, não há que ter medo das discussões inteligentes porque invocar o primado das diferenças ideológicas para o evitarmos, é principalmente uma demonstração de um tique totalitário que já não tem espaço na sociedade desenvolvida e esclarecida em que nos inserimos.
    Com este comentário espero estimular que alguns dos que habitualmente não estão nestes eventos por razões ideológicas possam estar presentes e contribuir para a discussão.
    Apesar de ser um filiado laranja assumo a importância desta iniciativa na sociedade pelo Farpas, coopero com a minha presença e defendo há muito junto dos meus correligionários esta postura perante o que é, ou pode ser socialmente útil.
    Apenas sugiro uma cuidadosa direção do debate, sem exposições demasiado longas ou afirmações da direção demasiado polémicas.
    Ainda referir que alguma tentação velada eleitoralista só servirá para tirar brilho e utilidade a esta importante iniciativa LOCAL.
    Há eventos que por vezes acabam ganhando contornos muito amplos pela utilidade e interesse crescente que vão grangeando.
    Desejo o maior sucesso ao evento com aquele abraço ecuménico de quem considera, e quer bem, sem olhar a quem...
    Até dia 17.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Serra,
    Agradeço em meu nome e do Farpas (penso que o posso fazer sem ferir susceptibilidades) as suas amáveis e encorajadoras palavras; até porque o seu passado nestas coisas é totalmente coerente com o que o afirma – e há por cá pouco disso.
    O debate seguirá, em grande parte, o modelo dos debates do Farpas: discussão para e com as pessoas.
    Como sabe era um debate requerido e prometido pelo Farpas. Acontece agora porque foram asseguradas as condições para o realizar com o nível que a temática merece.
    Não há aqui nada escondido nem nenhuma intenção de aproveitamento político de qualquer espécie. Escolhemos académicos prestigiados de que desconhecemos o alinhamento político (se o têm).
    O debate, por que é um debate não entre os oradores convidados mas entre eles e o público, depende dos oradores e do público.
    Contamos com quem esteja disponível para refletir e discutir.

    ResponderEliminar
  3. O Farpas a prestar serviço público à comunidade. Estas iniciativas serão úteis para se reunirem várias pessoas do Concelho com o objectivo de produzir algo de útil para o seu desenvolvimento sustentado. Era de toda a conveniência que o PSD também estivesse presente, afinal é o partido que governa o Município nos últimos 3 anos. Farpas via em frente, tens aqui a tua gente

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.