18 de junho de 2019

PSD a rogar Futuro


O PSD local anunciou, para dia 21, a realização de uma conferência que designou “Pombal – Estratégia e Futuro”. É tolo pensar no futuro antes de ter presente. Mas em Pombal o tolo tem presente.
As pessoas vulgares gostam de falar do que não têm. E se há coisas que Pombal - o executivo local - não tem, nunca teve, é estratégia. O desfalecimento do concelho comprova-o. Os recorrentes erros de governação, nomeadamente os volumosos investimentos falhados, ilustram-no.
O PSD local insiste em prometer “Futuro”. Isso tem uma explicação. Einstein dizia que nunca se preocupava com o futuro porque ele não tardava a chegar. O PSD sabe que ele não chega, por isso o promete.
Se há coisa que distingue bem as propostas políticas da Democracia das da Ditadura, é o horizonte temporal. As ditaduras prometem sempre futuro radioso, homem-novo e amanhãs que cantam. Porquê? Porque sabem que o presente é tortuoso, cheio de sacrifícios e de sofrimento. Em contrapartida, nas Democracias a política é - deve ser - feita para as pessoas de carne-e-osso, para as vidas presentes, não para as que virão.
Em Pombal, não temos uma ditadura, mas temos uma Monarquia tipo Constitucional, com laivos Absolutistas, onde a fé no além dita as regras e o modo de vida, onde se vive um tempo que já não existe, o passado, a que Agostinho chamou o “tempo da Alma”, e outro que também não existe, o futuro, o tempo da ilusão, do desvaneio, da fuga à vida como ela deve ser vivida.
Entendamo-nos: não há nada mais perigoso na Terra do que o político profeta do Futuro.

5 comentários:

  1. Tal e qual como felicitei a iniciativa do Farpas sobre o Desenvolvimento regional que assisti com interesse e atenção e onde não ouvi quaisquer comentários de cariz político, tirando um leve lamento pela não presença de alguém da autarquia, também não posso deixar de louvar esta iniciativa do PSD local já que este tema não é mais um tema é O Tema principal que nos preocupa a todos...
    Não poderei deixar de estar e espero que nem só simpatizantes partidários lá estejam.
    O teor e a forma como o Adelino aqui anuncia a coisa retira importância à meritória busca pelas soluções possíveis na amálgama de classificações e considerações sobre os responsáveis principais que, tem todo o direito democrático de fazer, não conseguindo retirar contudo a oportunidade do acontecimento...
    Podemos até nunca conseguir chegar a bom porto, mas mesmo que morramos a tentá-lo cumprimos a nossa obrigação que é de todos.
    Bem sei que a matriz do farpas é ser oposição, mas de vez em quando, nestes assuntos mais profundos talvez valha a pena dar a mão, apurar o curso, absorver as conclusões e comentar depois.
    É meu desejo e crença que este tipo de iniciativas, do farpas, do PSD, da CDU,do CDS etc...se possam tornar mais consensuais e pluralmente participadas.
    De todo o modo, o facto do farpas falar no assunto pelo menos alerta para a sua realização e assim sendo agradeço a publicidade.
    Um abraço ecuménico.

    ResponderEliminar
  2. O PSD quer tudo menos tornar o Concelho de Pombal um concelho desenvolvido. Este polvo criado pelo Comendador NM tem como objectivo controlar todo o aparelho social do Concelho. Este modelo é baseado no modelo do estado novo do Prof. Salazar. Caracteriza-se por manter o povo entretido ( Fátima, fado e futebol) e governar a seu belo prazer. O PSD de Pombal tomou pose de quase toas as instituições e vai distribuindo benesses, cargos e empregos pelos seus apoiantes. Se isto funciona? Pelos vistos sim e bem, pois desde 1993 que controlam tudo em Pombal...tudo menos o farpas.

    ResponderEliminar
  3. Eu lembro-me muito bem de Pombal no inicio dos anos 90, periodo Narciso e Pombal nos ultimos 8 anos. Pombal está mais do que morto, não tem vida! comércio fraquissimo, Coimbra é já ali! ou Leiria. Pombal tem uma zona inustrial moribunda, cheia de buracos, tal e qual como o famoso queijo suiço. A industria está muito, muito fraca...diria, presa por arames.A situação empresarial portuguesa está em crise e não é só em Pombal! e por todo o país, diria por toda a Peninsula Ibérica, os ecos soam lá para os lados de Itália e agora França. O investimento está todo a dirigir-se para os países "eslavos" e pasme-se Turquia e Cazaquistão. Um exemplo, há pouco tempo, numa viagem de trabalho em Istabul deparei-me com o crescimento dos moldes! aviso à navegação!!! a Industria automotiva está toda ou quase toda a deslocar-se dos países de origem das marcas europeias. Pombal, por muito que tentemos, e não é por culpa da camara municipal, que não evolui! é responsavel, sim , a economia global deste mundo, também dos movimentos de massas, como eu, e outros tantos que tiveram que fazer as malas. Pombal tal como outros concelhos em Portugal, vai morrendo aos poucos, e não há, repito, não há movimento político que faça frente a este "exodo" de cariz económico, nem direita nem esquerda. Haveria mais para dizer e tenho centenas de exemplos , mas fico por aqui , porque o texto já vai longo! Em relação à conferência “Pombal – Estratégia e Futuro” , não passa de um "verbo de encher" como se costuma dizer!Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro rgpinto, sou obrigado a concordar com quase tudo o que diz, excepto na conclusão final.
      O mundo sempre foi um mar de acontecimentos cíclicos e agora estamos a passar, no velho mundo, mais uma situação apreensiva.
      Tentar encontrar soluções que ajudem a contornar ou superar as dificuldades é a única coisa que os que cá existem podem fazer e cada um, indivíduo ou coletivo, tem obrigação de pelo menos tentar.
      A iniciativa "Pombal - Estratégia e Futuro" até pode ser um "verbo de encher" mas será sempre um "verbo que busca substância e consequência" muito mais do que se não acontecesse sequer.
      Note que só o seu anúncio já despoletou aqui o Post e vários comentários, todos eles válidos, sinal que estamos vivos e atuantes e que nos preocupamos com a nossa evolução...
      É nos momentos mais difíceis que há que mostrar maior optimismo e determinação, como estou certo concordará.

      Eliminar
  4. Caro Manuel, obrigado pelo seu comentário, de facto e infelizmente para nós assim é, e não há volta a dar - É a minha honesta opinião, de acordo com aquilo que eu faço , com os factos , análises ,no dia a dia do meu trabalho, e nos projectos que eu faço para o PE na consultora onde trabalho.
    Em relação a Pombal e norte do nosso distrito não vejo luz ao fundo do tunel.
    Em relação ao final do meu comentário,quando digo que é um verbo de encher, é mesmo, entenda-o como quiser, é certo que as pessoas que dirigem Pombal tem esse direito, eu nunca colocarei isso em causa, coloco em causa, sim, o PRESENTE , concordo que se deve pensar o presente e não o futuro - o futuro a DEUS pertence! o resto são critérios!Porém, falar de um "FUTURO" que nunca vai acontecer...primeiro que se "organize" o presente (como já referi) mas mesmo esse está muito, débil... quase senil! É pena eu estar muito longe , teria muito prazer em estar presente nesse colóquio, nessa conferência...por outro lado e não referi isso no primeiro comentário, o painel deixa muito a desejar! olhe, Manuel, fiquei de boca aberta. Mas pronto é o que temos!Não vale a pena bater mais no "ceguinho". Abraço para si. Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.