9 de julho de 2019

O regresso de António Pires

António Pires acaba de ser eleito director do Agrupamento de Escolas da Guia, num processo eleitoral que destronou António Duarte (que nos últimos anos dirigia as escolas do oeste, mas acabou por ser excluído do concurso) e teve a particularidade de reunir dois ex-vereadores da Câmara de Pombal: António Pires e...Fernando Parreira (também excluído).
Há uma certa ironia no destino que reveste esta chegada de António Pires à Guia. 
Antes de ter sido vereador - que mal aqueceu o lugar, saindo em ruptura com o presidente Diogo Mateus, meses depois de eleito - pelo PSD, dirigiu com mestria o extinto Agrupamento Marquês de Pombal. Foi lá que deu nas vistas, que Diogo o foi buscar para a lista, qual grande aposta para a Educação e Cultura. 
Pires - que nas últimas autárquicas apoiou a candidatura de Narciso Mota e foi eleito para a Assembleia Municipal através do movimento independente que a suportou - regressa à ribalta pela porta da Guia. Ora a Guia é nada menos que a terra de Manuel António, o actual presidente da comissão política do PSD - que tudo fez para o afastar de qualquer cargo de direcção escolar. Tantas voltas que a vida dá...

3 comentários:

  1. Cada vez menos percebo este mundo laranja. Ou o Presidente de Camara não tem qualquer poder neste processo ou então foi dado algum castigo a alguém... Parreira Excluído em detrimento de A. Pires, que foi dos únicos que teve coragem de bater com a porta ao poderoso D. Diogo ? Isto tudo cheira a esturro e muito cadáver escondido no armário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Roque tu sabes como funciona o Conselho Geral? (Que é quem elege o Diretor da escola!! ) Porquê é que o pessoal vê política em tudo!??

      Eliminar
    2. Sugiro-lhe que consulte a legislação em vigor (Decreto-Lei nº 75/2008 e a sua alteração no Decreto-Lei 137/2012) para saber quais os órgãos com competências na administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
      É o Conselho Geral que tem competência para eleger o Diretor. Este órgão é constituído por 21 elementos. Sendo apenas 3 os representantes do município, acha que o Presidente da Câmara tem assim tanta influência direta na seleção do Diretor?
      O processo de eleição cumpriu estritamente todas as exigências legais. A exclusão do candidato que refere, bem como outro, foi decidida no estrito cumprimento da lei.
      Quem ler o seu comentário e não tiver informação sobre estes processos pode ficar com uma ideia errada sobre a idoneidade e isenção do Conselho Geral e, consequentemente, das pessoas que o compõem.

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.