19 de outubro de 2008

Vila Cã: uma surpresa (I)

Há muito tempo que não perdia um pouco do meu tempo por Vila Cã. Calhou-me hoje. Por causa do BTT. E saíram-me duas belas surpresas: a prova de BTT e a Vila.
Conheço Vila Cã desde que comecei a sair, com alguma liberdade, da minha aldeia em Abiúl, mas, nos últimos anos, vi-a como vejo a generalidade das vilas do concelho: em desfalecimento, com muitos velhos e poucos jovens, paradas no tempo, sem movimento e sem alegria, sem vida. Estava por isso longe de imaginar que em Vila Cã ia encontrar a melhor prova de BTT em que, até agora, participei. Não pela qualidade dos trilhos e das paisagens da serra que são amplamente conhecidos, mas pela excelente organização: apoios, marcações, reforços, almoço e reportagem. Tudo com atenção ao pormenor e simpatia.
Está de parabéns a Vilaventura, entidade organizadora, e porque não dizê-lo, a Junta de Freguesia, com o seu Presidente sempre presente, a ajudar e não a discursar, e o Centro Cultural e Recreativo de Vila Cã pelo excelente almoço.
Surpreendeu-me ainda a cooperação entre as três entidades e o protagonismo dos jovens em toda a organização do evento.

Isto mostra que quando as forças vivas de uma qualquer terra colaboram o desempenho de excelência pode acontecer. E mostra que as freguesias, as aldeias, não estão condenadas a morrer.

1 comentário:

  1. É uma excelente terra não é? Conseguem com menos meios ser mais dinâmicos que outros. Quando há boa vontade...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.