22 de maio de 2014

Vice-Presidente da Câmara suspendeu mandato

Afinal, Adelino Malho estava bem informado e sabia mais do que aquilo que dizia…  
António Pires da Silva, quando foi professor e diretor da Escola Marquês de Pombal, era dedicado e competente: sabia motivar os alunos dentro e fora das aulas e sabia dirigir professores e pessoal auxiliar e manter a escola em bom funcionamento. Enquanto os seus alunos se sentiam interessados nas aulas e mostravam resultados, os professores e pessoal auxiliar não revelavam conflitos ou desinteresse.
Quem é dedicado e competente numa atividade (ensino) não perde as qualidades ao “transitar” para outra atividade (política). Algo mais justificará a decisão. Como insinuava Adelino Malho, o problema não deverá ser do vereador e a “suspensão” poderá ser definitiva...

16 comentários:

  1. Caro ZGF, Com referi no referido post do Malho, nem todos conseguem ter vocação para político, é preciso engolir muito sapo e nem todos têm estômago para isso.

    ResponderEliminar
  2. Companheiro JGF, estava longe de imaginar vê-lo a seguir o caminho do camarada Malho e sempre o considerei ser uma pessoa inteligente e bem informada. Daí que achava que havia uma linha que vos separava os dois, mas afinal estou enganado.
    Diz e muito bem que quem é dedicado e competente numa actividade, não perde as qualidades ao “transitar” para outra atividade. Mas no seu caso, parece que perde mesmo e é pena.
    Vamos aos factos. Segundo se lê em notícias, o Sr. Dr. António Pires da Silva suspendeu o seu mandato como Vereador alegando razões de saúde e apresentou respectivo comprovativo. Por isso não veja fantasmas. A não ser que isto não corresponda à verdade, e se assim for é grave.
    Outro facto é que o Sr. Dr. António Pires não é o vice-presidente do municipio. Devia saber que a vice-presidência é rotativa e neste momento está atribuída à Sra Vereadora Dra Ana Gonçalves.
    Certo? Vamos lá "farpar" com verdade, companheiro JGF:
    Ao Sr. Dr. António Pires os votos das rápidas melhoras e que não seja nada de grave, e que rapidamente regresse às suas funções.

    ResponderEliminar
  3. A Colónia Perfumada está devidamente identificada. É pessoa importante do poder autárquico. Veja-se que até sabe do comprovativo ( certificado médico ) do estado de saúde do infortunado Dr. A. Pires! Doravante, já sabemos que aqui no Farpas temos uma "voz oficial" do interior da autarquia, pois os comentários da dita Colónia, mais parecem notas de gabinete.

    ResponderEliminar
  4. O caso António Pires não é o que oficialmente dizem. O futuro irá confirmar...
    O meu "velho" amigo Adelino Leitão sabe mais do eu. Eu pensava algo diferente.
    O "Colónia Pefumada" sabe que eu não tenho dívidas políticas de gratidão e que penso pela minha cabeça ao contrário dele. O Adelino Malho, tendo um alinhamento político diferente do meu não merece menos respeito público do que os membros do meu partido...

    ResponderEliminar
  5. O Colonia Perfumada, não foi eleito pelo povo, foi simplesmente "Convidado" para "colaborar" na Gestão da CMP. Portanto o meu amigo Adelino Leitão esta enganado, pois o Colonia Perfumada não é autarca, penso que será mas na Junta de Freguesia de Pombal, mas ai ja não sei se foi eleito ou no caso de o ter sido assumiu mandato. A Paula Sofia melhor que eu sabe responder.

    ResponderEliminar
  6. JGF,

    Como bem sabes, eu (nós) sei(sabemos) muito mais do que aquilo que post(amos). E os posts, muitas vezes, não são explícitos (um amigo meu diz que são encriptados e pede-me, frequentemente, que os descodifique), exigem um pouco de raciocínio. Assim foi com o primeiro post sobre o António Pires, que muitos não souberam/quiseram ler politicamente.
    Esta história do António Pires é a “política” suja. Infelizmente, o António Pires teve dois azares: ser o escolhido e a cedência do corpo.
    As desconsiderações ao A. Pires começaram com a descabida rotação da vice-presidência. Não foi só a desconsideração ao A. Pires; foi, igualmente, a desconsideração ao eleitorado. O eleitorado votou no D. Mateus para presidente e, também, no n.º 2 - A. Pires - na convicção que, em caso de impedimento do presidente, era ele que o substituía.
    As desconsiderações (e perseguições) prosseguiram até à rotura.
    Uma tristeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e camarada Adelino Malho, boa noite.
      Também ficas-te triste?
      Eu também fiquei.
      Votos de melhoras para o Vereador que pediu a suspensão de mandato por 30 dias, por questões de saúde.
      Fico triste

      Eliminar
    2. "Ficas-te", não, Manel. Ficaste.Já pareces o Branco ou quê?

      Eliminar
    3. Amigo e companheiro Daniel, boa noite.
      Também me pareceu que estava errado.
      Mas o dicionário mecânico dizia-me que era assim e eu já só via com um olho por que o outro já estava a dormir.
      Desculpa-me.
      Abraço

      Eliminar
    4. Sempre na boa, amigo Manel. Construtivamente na boa.

      Eliminar
    5. Bom dia,
      Cumpre-me, desejar as melhoras do Senhor Vereador Dr.Antonio Pires, francamente.
      Porém não consigo deixar de me surpreender a continua suspeição das decisões de quem foi mandatado pelo Povo, e que recorrentemente é votado à interpretação daqueles outros que não são ou não foram. Digo isto, no seu essencial, sobre a predita Vice-presidencia rotativa.
      Confesso que me apanhou de surpresa. Mas a decisão creio(mesmo) tem uma intenção marcada, que acredito proveitosa de facto.
      Assim sendo a Vice-presidencia rotativa, nela encerra a obrigatoriedade de todos os Vereadores serem conhecedores das pastas uns dos outros, porque na altura (in)certa terão de responder por elas.
      Por outro lado não creio que as eleições autarquicas passem pela determinada certeza por parte do eleitorado que o segundo a ser eleito, será necessáriamente o Vice-presidente. Veja-se o anterior Edil, obtereis a resposta.
      A diferença entre a anterior Presidencia e esta é incontornavel. Existe, creio mesmo, uma consabida mudança no exercicio do Poder e no estilo com que é exercido.
      Afinal com o 25 abril, creio que se deveriam ter extinto por decreto mental, que o poder tem nome de pessoa, concluo agora que os mais insignes defensores da Liberdade, o pretendem com nome e curriculum vitae.
      Sempre atentamente,

      João Henriques Marques

      Eliminar
  7. RM,

    Creio que o Adelino Malho ficou triste, e não que o Adelino Malho "se fica", com a tristeza.

    ResponderEliminar
  8. Já todos percebemos o que se passa, autarca que não é político profissional, jota e cola cartazes, é saneado. O Dr. José Gomes Fernandes tem razão, desde há longos anos que o Dr. António Pires tem sido uma pessoa muito considerada nesta cidade, como professor e como diretor e como cidadão. A escolha dele para número 2 foi inteligente, muitos votaram no PSD por causa dele. Se for verdade a sua saída não por problemas de saúde, trata-se de uma derrota para o presidente, que não o soube segurar (?), respeitar (?), apoiar (?) e a ver vamos se não a será também nas eleições daqui a 3 anos… Ainda tenho esperança, as melhoras do professor!

    ResponderEliminar
  9. Isso da derrota daqui a 3 anos, só em situações muito excepcionais.... O povo vota PSD porque o Padre da terra e os "OLIGARCAS" la do sitio influenciam... Só no caso do PS apresentar um Candidato apoiado pelo Narciso Mota, ou o próprio Narciso Mota ser o cabeça de lista do PS. Esta visto que neste Concelho qualquer Candidato apoiado pelo NM é potencial vencedor....É como no FCP, só um grande erro de Casting poderia mudar algo neste laranjal "que vai do mar á Serra"

    ResponderEliminar
  10. Já agora e a "talho de foice" porquê a Presidência também não é rotativa poderia ser ou não, que no meio dos rodados aparecesse algum Presidente.

    ResponderEliminar
  11. No meio desta confusão toda lá surgem os atropelos do lado obscuro da politiquice (o puxar do tapete e o rolar de cabeças), pois ainda há quem sempre prefira o lado fácil de vestir a pele de “carrasco” ao invés de assumir o seu desconforto na cadeira ao se tentar passar por suposto “cordeirinho”, para assegurar a qualquer custo a sua suposta “boa imagem” e minimizando o flagrante “erro” cometido.
    Talvez até resulte, pelo menos por agora.

    Mudando de assunto, sempre se dá o lugar ao Luís Provisório Definitivo, e que tanto o desejou, agora como resultado de tal decisão definitiva provisória.
    Embora o seja em detrimento de alguém que até ao momento haja surgido quase do total desconhecido, devido há sua muito baixa notoriedade nos “holofotes” da política local, e que até passou de imediato para uma suposta e alimentada ribalta, mas sempre sob controlo directo do dono e detentor da cadeira.
    Mas já há algo que publicamente aparenta ter corrido mesmo muito mal.

    Não posso terminar esta, sem deixar uma mensagem para quem impulsionei pessoalmente para a sua “germinação”. Então que fique aqui o desejo e o apelo público sincero para que pense mais pela sua “própria cabeça”, sem ir a reboque das diretrizes político-partidárias de apenas alguns, arriscando, obviamente, “pagar”, o devido preço que cobram os da “política mesquinha”, e sempre sob a pena de vir também a assistir à sua cabeça (política) a rolar. Mas que pelo menos, ao correr tal risco, de forma frontal, que cultive a integridade e a honestidade intelectual, que por ventura, seja detentor, e que o faça para que tal preexista, lutando e debatendo-se para afastar dos centros de decisão os que a não praticam.

    Haja então coragem para entregar a “pasta” ao Luís Provisório Definitivo.

    Bem haja.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.