30 de março de 2009

Ainda a água

O que afasta as pessoas de votar, para usar a frase de Narciso Mota, não são comunicados "mentirosos", mas sim a incapacidade de discutir factos. Entendamo-nos: há dados do IRAR que demonstram que a factura da água de Pombal é mais cara que a de outras localidades. A Câmara Municipal de Pombal entende que, afinal, a comparação não pode ser feita e que os dados estão desactualizados. No entanto, já estariam desactualizados quando se começou a falar disto e só agora se ouvem esses argumentos. Ou seja, por cada escalada na "discussão", há mais dados em cima da mesa, o que mostra não abona nada a favor da transparência de toda a questão. A questão central é simples e é essa que tem de começar por ser respondida: a factura da água é das mais caras ou não do distrito? Sublinho "factura". Isto são factos e factos não deveriam ser dificeis de comparar. E depois discutir.

Quanto aos epítetos lançados na reunião da CMP são reveladores da forma de fazer política de alguns: tão elevada que essa sim afasta as pessoas de participar.

1 comentário:

  1. O argumento da maioria de que é desonesto estar a comparar tarifários com municípios que vendem a água a preço mais barato do que a compram é inaceitável.
    O que está em causa é a que preços os municípios vendem a água aos seus fregueses (munícipes). É isso que está em causa.
    Também não interessa para nada saber se os municípios cobram taxas ou não relativamente ao sistema de saneamento básico ou recolha de lixo.
    Um município até poderia oferecer todos esses serviços. Ou seja, não cobrar nenhum valor ou aplicar uma taxa simbólico de um euro.
    Isso é uma questão que teria de ser analisada pelas entidades competentes, para saber se a Lei das Finanças Locais está a ser cumprida ou não.
    Segundo percebi, o PS diz que a factura mensal do consumo de água é uma das mais caras do distrito e da região. Isto, porque os fregueses não podem comprar apenas água. São forçados a comprar água e pagar uma taxa de saneamento básico e outra de recolha de lixo. Portanto, a factura que recebem mensalmente é mais cara, comparativamente a outros municípios.
    Por outro lado, até poderia assim ser. A mais cara. Desde que o serviço prestado fosse de qualidade, mas não é. A água fornecida pela Câmara Municipal de Pombal não tem qualidade. É potável. Mas tem excesso de calcário e por vezes regista valores anormais em alguns parâmetros. Não basta captá-la, trata-la com cloro e enviá-la para as canalizações (domésticas).
    Por isso eu entendo que tenho em Pombal um encargo mensal com estes serviços municipalizados muito mais elevado do que em outros concelhos da região. Essa é que é a realidade.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.