29 de março de 2009

Circo

As reuniões do executivo da CMP, órgão que tem por missão avaliar as opções da maioria e as solicitações dos munícipes e decidir o melhor para o concelho, transformou-se num circo cuja principal finalidade é atacar e denegrir, com mentiras e calúnias, todo o tipo de adversários: políticos, jornalistas, cidadãos, etc.
Ali, há muito que se perdeu a noção da respeitabilidade (não todos).

6 comentários:

  1. Eu não assisti à reunião. No entanto, considerações vindas do sr. Engº Malho, referentes ao executivo Municipal, no minimo "cheiram-me a esturro".
    Porventura, o sr. Presidente da Camara e vereadores, (com toda a legitimidade)limitaram-se a responder aos ataques da oposição, em particular do PS.
    Que "raio" de democraçia?! Só a oposição tem legitimidade para criticar e levantar suspeições, que até agora não foram capazes de provar?
    Afinal, é só malhar, malhar, malhar,....no executivo. Não gostam da resposta?
    Têm que se habituar. Lá diz o velho ditado: "Quem vai à guerra, dá e leva"
    Um Pombalense

    ResponderEliminar
  2. Eu com o Eng. Adelino Malho já desisti de discutir. Se a sua definição de política passa só pela crítica, nunca íamos chegar a um consenso. Não generalizo a crítica a toda a oposição porque neste blog já me provaram que há quem consiga debater mesmo discordando. É uma pena que a oposição em Pombal tenha líderes que não são assim, tal como é uma pena que o executivo camarário responda no mesmo tom.

    ResponderEliminar
  3. Devo esclarece-lo, sr. Nuno, que não faço parte de nenhum orgão Autárquico, nem estou mandatado para fazer a defesa de ninguém. Sou apenas um simples cidadão Pombalense, que não gosta de ver na praça pública, o nome de cidadãos eleitos democraticamente, sistematicamente achincalhados e maltratados no seu bom nome, e idoneidade.
    Tal como o senhor, eu também não gosto de algumas intervenções do sr. presidente da Camara. Por vezes excede-se na linguagem que utiliza quando é "provocado" pela oposição.
    Porém, não acho correcto nem digno que, duma forma sistemática, alguma oposição, tem tentado pela via antidemocrática, derrubar este executivo camarário, eleito democráticamente e de forma esmagadora pelo povo Pombalense.
    Se, é certo, que a oposição tem o dever de criticar e fiscalizar quem está no poder, não é menos verdade que o deva fazer de forma ordeira e civilizada!
    Este executivo, não fará sempre tudo bem, nem agradará a todos, mas convenhamos que tem levado a cabo algumas obras e melhoramentos, dignos de relevo.
    Que me lembre, nunca o PS votou favorávelmente, uma dessas obras, que é unanimemente reconhecida por todos. Basta verificar o que aconteceu aos seus dois vereadores. Só porque não votavam sempre contra, mas sim, conforme a sua consciência, e dessa forma iam contra a regra do "vota abaixo" foi-lhes retirada a confiança política.
    Por isso, deixemo-nos de falsos moralismos, e vamos todos construír um futuro melhor para todos os Pombalenses, independentemente de qualquer ideologia política ou religiosa.
    O respeito, terá que ser MÚTUO!
    Um Pombalense

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo, estamos de acordo, não duvidei disso. A oposição tem o direito e dever de criticar (quando fundamentado), de duvidar (sempre)e, acima de tudo, de dar ideias. Infelizmente há quem não perceba isso e se fique pela crítica, por vezes vazia de sentido.
    Não desculpabilizo a Câmara pela sucessiva fuga às questões levantadas, mas vir para aqui criticar o discurso do executivo camarário quando se tem um discurso de nível inferior é inadmissível e em nada contribui para o bom funcionamento da democracia pombalense. É uma pena porque gostava que a oposição tivesse mais representatividade, até porque aumentava a responsabilidade da Câmara na tomada de decisões.

    ResponderEliminar
  5. Estamos de acordo. Essas, são realmente as regras fundamentais da democracia. Respeitar e ser respeitado.
    O papel da oposição é de facto, fundamental para o equilibrio das forças em questão(poder e oposição)
    Porém, se o poder tem de respeitar a oposição, esta, por sua vez tem de ser séria, e acentar no pressuposto de que é alternativa, e desta forma, apresentar os seus próprios profectos, quando efectivamente discorda daquilo que lhe é proposto.
    E, se assim deve ser, duma forma geral, muito mais terá que ser, quando se trata dum contexto mais restrito, como é a área de um Municipio, onde todos, mas todos, devem pugnar pelo desenvolvimento da sua região. É para isso, que os eleitores confiam e votam, quer seja em quem exerce o poder, ou quem fiscaliza.
    Os meus comentários, até que mo permitam, serão sempre na base deste principio, que é o respeito mutuo, mesmo sendo um mero cidadão, interessado na causa pública.
    Os meus respeitosos cumprimentos.
    Um Pombalense

    ResponderEliminar
  6. Claro que assim terá de ser, mas duvido que se consiga em Pombal nos próximos anos chegar ao ideal da democracia. As variáveis negativas são várias:
    -A oposição é fraca e pouco variada. O PS é o único partido da oposição com representatividade, o que em nada contribui para o exercício democrático. Todos os partidos deviam ter representatividade, pelo menos, na Assembleia Municipal.
    -O PS em representatividade e não a usa, intervindo de forma pouco própria e sem se afirmar como alternativa nem demonstrar que quer o melhor para o concelho.
    -A Câmara não sabe reagir às críticas e mesmo quando é criticada injustamente acaba por deixar a sua defesa cair no ridículo.

    Pode haver muita coisa por fazer em Pombal, mas estes são os primeiros pontos a mudar. A partir daí sim, podemos dizer que Pombal está pronto para progredir.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.