10 de março de 2009

Narciso Mota tira aos pobres para dar aos ricos

O meu camarada João Coelho demonstrou, mais uma vez, na última AM, que nas questões essenciais da gestão da camarária quase tudo nos separa em relação a Narciso Mota e ao PSD.
Narciso Mota decidiu não alargar a Acção Social Escolar (ASE) a 400 potenciais beneficiários do 1.º ciclo, em contra corrente com aquilo que o governo fez para o 2.º e 3.º ciclos e a maioria dos municípios fez para o 1.º ciclo. Consequentemente, 400 famílias de baixos rendimentos ficaram sem apoio para adquirir, este ano, ano de crise, manuais e refeições para os filhos. Em contrapartida, Narciso Mota anunciou no plano anti-crise que vai pagar, em 2009-2010, os manuais escolares a todos os alunos do 1.º Ciclo.
Confrontado com estas opções, erradas e profundamente injustas, que tiram aos mais desfavorecidos para dar aos mais favorecidos, Narciso Mota limitou-se a dizer: “só tomo decisões planeadas”.
Ora, pelos vistos, é aí que deve estar o problema. Neste caso, como em muitos outros, melhor seria que não planeasse, e melhor ainda que não decidisse!

7 comentários:

  1. Ricos? ainda ha ricos em Pombal?

    ResponderEliminar
  2. “só tomo decisões planeadas” – Excelente tirada do presidente de todos os Pombalenses.
    Fui educado a não discutir as decisões de quem tem a difícil tarefa de decidir, o Eng. Narciso Mota tem nestes anos mostrado na sua postura de estado a veia humana que o caracteriza, devemos confiar no planeamento que de certeza servirá os desejos do povo.

    ResponderEliminar
  3. A medida tomada não é má e poderá ter alguma razão de ser relacionada com a tradicional injustiça na atribuição de subsídios. Se tiver filhos a estudar facilmente se aperceberá das atribuições pouco claras. Falcatruas à parte, é inegável que se devia apoiar mais que mais necessita do que aqueles que ainda vão resistindo à crise, mas o Presidente há-de saber os problemas do município melhor que eu.
    Mas já que se fala no Governo e nas autarquias, devia relembrar que as regalias no transporte escolar eram até há pouco tempo quase exclusivas de Pombal e que actualmente são ainda superiores às nacionais.

    Nobre Povo, confesso que me deixa confuso acerca da seriedade ou ironia das suas palavras.

    ResponderEliminar
  4. Eu não tenho por hábito comentar opiniões de comentadores mas o Nuno vai desculpar-me para lhe dizer que o transporte escolar para os alunos no ensino básico dentro do ensino público é pago pelo Ministério da Educação em todo o país via que via for: autarquias, contratos directos, o que quiser. Depois isso do Sr. Narciso Mota saber mais dos problemas dos pombalenses que os pombalenses não me soa bem, até em mera lógica discursiva. E mesmo que ele soubesse realmente mais das dores de cada um do que os próprios ainda tinha que ser provado que ele acerte em todas e nesta de longe não acertou, na minha humilde opinião.

    ResponderEliminar
  5. Actualmente o estado paga 50% aos alunos na escolaridade obrigatória. Esta medida foi implementada o ano passado. Em Pombal, sempre tive transporte gratuito até ao fim da escolaridade obrigatória, passando a 50% durante o ensino secundário. E quando a medida estrondosa dos 50% durante a escolaridade obrigatória foi anunciada eu já nem no ensino secundário estava, portanto digamos que por cá se andou à frente do estado. Não estou com isto a dizer que tenha sido uma medida do actual executivo, porque comigo sempre foi assim e não sei há já quanto tempo seria anteriormente.
    Quanto aos problemas dos pombalenses, eu sei dos meus e já me chegam. Se alguém tem de saber os dos pombalenses em geral será o Sr. Narciso Mota e não eu. Se desta vez acertou ou não, também não sei dizer, porque não sei os apoios que são dados em todas as freguesias. A avaliar pela minha freguesia (Abiúl) falhou, porque cá os apoios actuais ao transporte e alimentação são inexistentes (antes que alguém me contrarie, eu tenho QUASE a certeza disto), pelo que se devia apoiar as famílias mais necessitadas em todas essas vertentes. Mas tomar Abiúl como exemplo também é sempre um risco, que nesta freguesia nada é normal e parece-me que assim vai continuar por mais uns anos...

    ResponderEliminar
  6. Eu até me parece que o Engº Narciso Mota, dignissimo PCMP, devia fazer como o governo. Em vez de ajudar quem precisa, devia era ajudar os ricos(ainda existem?)de Pombal. Por exemplo os bancos da cidade que estiverem em crise!....
    Acho piada a algumas opiniões. Preocupados com trocos do Municipio, comparados com os milhões que o governo socialista esbanja, em vez de ajudar os necessitados, e assim fazer jus ao nome que tem:SOCIALISTA

    ResponderEliminar
  7. Eu preocupo-me com todos o dinheiro esbanjado mas não posso mudar o mundo. Ao meu partido tento levar alguma sensatez vinda do comum cidadão e de quem trabalha fora da política em várias dimensões. No meu concelho, como a participação está mais próxima, sinto-me capaz de forçar o debate com mais vigor, porque entendo que é necessário. Dou o exemplo da Assembleia Municipal, quando se entra em discursos sobre o estado da nação fugindo ao do concelho de Pombal, onde digo que ninguém na Bancada do PS é Ministro das Finanças ou da Educação. Cada um faz o que pode...

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.