25 de maio de 2010

Maré alta... no desporto

Pelos vistos, aqui pelo Concelho, no Desporto, a coisa anda a correr bem. Seja no Andebol, no Atletismo, no Futsal, no Ténis, no Judo e no inevitável Futebol (para já, ainda o futebol juvenil e, espera-se, no Domingo, também o sénior - e independentemente da subida ou não, haverá muito para se dizer sobre o SCP e o trabalho de tentar reconciliar uma cidade com o seu clube, mas isso fica para outra altura). Ou seja, Pombal desportivo respira de saúde (e que me perdoem se deixei alguma modalidade de fora) e nestas estruturas, os investimentos feitos produzem resultados, aliados, como não podia deixar de ser à carolice de quem tudo investe no movimento associativo. Se me perguntarem onde se pode gastar melhor o dinheiro público, direi - também - no Desporto, definindo prioridades, estabelecendo metas, garantindo resultados. Há áreas que não são despesa, são investimento. Esta, por todos os valores que transmite (e eu, há muitos anos, numa galáxia longínqua, também por lá passei), merecem o investimento de tempo e de dinheiro necessários à produção de resultados: oferta ampla para todos em várias modalidades, em que as mais visíveis sustentem as outras. E por último, falando do elemento humano, sem altares (que não há imprescindíveis e normalmente as instituições ultrapassam os homens), mas com o reconhecimento do que é feito por espírito de missão e não em proveito próprio.

5 comentários:

  1. É bem verdade.
    A merecer apoio e atenção é também uma particular instituição que muito me apraz, o NDAP. Sinceramente, não sei da actual vitalidade e ecletismo da instituição, mas sei do muito que já fez no passado, e da forma como veiculava os bons valores desportivos.

    ResponderEliminar
  2. Caro J.Alvim,
    Então e o aeromodelismo???
    Imperdoável...Depois do investimento que foi feito nas infra-estruturas, para a prática de tão nobre desporto...
    Andas distraído....Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Sérgio

    "Há áreas que não são despesa, são investimento. Esta, por todos os valores que transmite (...), merecem o investimento de tempo e de dinheiro necessários à produção de resultados: oferta ampla para todos em várias modalidades, em que as mais visíveis sustentem as outras."

    Será que ando?

    ResponderEliminar
  4. Aliás, quanto ao aeromodelismo, espero que nenhum de nós, em especial quem vive naquela zona, ande distraído. É que, parece-me, os investimentos a fazer são de outra natureza.

    ResponderEliminar
  5. O desporto é fundamental, tanto de competição como de lazer. Não só pelos benefícios que se reflectem físicamente, mas também pelos efeitos muito positivos ao nível da mente. Não começar com história de boa oxigenação, libertação de endorfinas,... (já comecei.eheheh)
    E o melhor de tudo é que Pombal ganha visibilidade por bons motivos.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.