18 de maio de 2010

Meia-Maratona de Pombal

Na minha opinião (e sei que na de muitas pessoas), a meia maratona de Pombal (do Bodo, se quiserem) é um dos momentos mais marcantes daqueles festejos. Quem já participou (de calções, de microfone na mão ou simplesmente a assistir), sabe do que falo. É clima de festa pura e genuína, aliaddos a um grande nível competitivo que se vem verificando.
Vem isto a propósito de um boato (mais um) que me chegou aos ouvidos, e no qual não queria acreditar. Segundo o tal "dito", a meia maratona teria sido suprimida. Fiquei estupefacto. Será que isto pode ser confirmado oficialmente? Se sim, quem a suprimiu? Alguma entidade deportiva, ou uma entidade "festeira"?
Espero (sinceramente) que isto não tenha passado de um boato, e que possa voltar a participar na meia maratona, no Bodo de 2010.

18 comentários:

  1. Em informações recolhidas em momento posterior à afixação deste post, revelaram-me que a corrida do Bodo se iria manter, e que a meia-maratona seria eliminada ou mudada para outra data, melhor enquadrada no calendário da modalidade.
    Continuo com dúvidas... nenhum dos nossos leitores pode acrescentar alguma informação?

    ResponderEliminar
  2. Desconfio (mas isso sou eu), que quem pode, efectivamente, não ousa deixar aqui um comentário. ;)

    ResponderEliminar
  3. Já que é um post sobre desporto ouso usar este blogue para vos chamar a atenção para a importante final do Campeonato Distrital da IIª Divisão em Futsal que se realiza no próximo domingo pelas 17h no pavilhão da Martingança e que oporá a equipa do DG Landal (vencedor da série sul) à equipa da Casa do Benfica de Pombal.
    Este post é sobretudo um convite a todos, para que estejam presentes e apoiem esta nossa equipa.
    Em jeito de rodapé, permitam-me que sublinhe que a equipa da Casa do Benfica teve na época regular o melhor ataque de todos os campeonatos nacionais e que foi uma das duas equipas que a nível nacional terminaram o campeonato sem derrotas.
    Sublinho também o feito de ser uma das poucas equipas que no primeiro ano de existência subirma de divisão.
    O título de campeão distrital discute-se domingo e esperamos agradecer e partilhar com todos o gostoso feito de sermos campeões no primeiro ano de existência.

    ResponderEliminar
  4. Nota importante: Asseguraremos o transporte com um autocarro que partirá da nossa sede no domingo pelas 15h.
    Mais informações em www.casabenficapombal.pt

    ResponderEliminar
  5. Grande João
    Sempre foste uma pessoa determinada. Na politica não te deram o devido valor, apostando antes em paraquedistas... No Associativismo estas a dar cartas. Eu sou Sportiguista mas nutro um certo carinho pela casa do Benfica de Pombal, visto la jogarem alguns Gauleses de boa casta.

    ResponderEliminar
  6. Em jogo a contar para os Play-Off da liga FUTSAGRES, o Clube Desportivo D. João V defronta a A. R. Freixieiro no próximo dia 22 de Maio, no Pavilhão do Instituto D. João V, pela 17,30 horas, e em caso de vitória, disputará pela primeira vez na sua história, as meias-finais da prova.

    Sim é verdade. Espero que este acontecimento tenha o feedback necessário nos meios de comunicação social e outras entidades da região e zona centro...

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Caro Sr. de Roque você, logo mais, está mudando de clube. Suas mudanças não nos surpreendem, não é a primeira vez.

    ResponderEliminar
  8. Um Homem muda de Trabalho, casa, partido, mulher e alguns até de sexo agora de Clube nunca.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!

    Ó Roque desta vez deixas implícito que mudaste de partido, deste o flanco mas o Grilo não de vai chatear............... ?.
    Espero para ver!

    ResponderEliminar
  10. Caro João,

    Temos de marcar um encontro da grande equipa daí com a do meu Sport Lagos e Benfica, que também, dizem os entendidos, percebe da poda.

    Saúdações bem vermelhas!

    ResponderEliminar
  11. Toninho,
    Obrigado pela referência, no entanto este trabalho não é meu, mas duma grande equipa dirigente essa sim... merece todo o nosso elogio e apreço.

    Grande Jorge
    É marcar!

    ResponderEliminar
  12. Caro Amigo Mario, não mudei de Partido,ainda na passada Sexta marquei presença para deixar expresso o meu voto de confiança na nova comissão politica, em todos menos num ( Zé Neves) Até que enfim o Eng. Narciso se afastou da Concelhia. Pode ir governar Leiria que se for preciso até promovo um abaixo assinado para isso. Vi hoje os donativos da CMP a algumas Associações da minha Freguresia que só servem para jogar cartas e fazer Bailes e fiquei abismado com o dinheiro gasto. Mas os votos tem de ser pagos e os 2 milhões de euros servem para isso.

    ResponderEliminar
  13. E com isto, já não se fala do assunto do Post:Meia Maratona de Pombal
    A meia maratona é de facto emblemática. No entanto uma leitura atenta a números que caracterizam esta modalidade e principalmente esta distância ( 21 km ) devo-vos dizer que não faz sentido fazer-se uma meia maratona em Julho/Agosto. Está completamente fora de época ( Setembro a Novembro) As únicas que se realizam neste período são as menos participadas de TODO O PAÌS!!!
    Em Pombal a Corrida do Bodo foi disfarçando essa realidade, mas o pelotão da prova principal desapareceu em cerca de 50% nos últimos 10 anos.
    A CMP decidiu perante esta realidade mexer na prova: durante as festividades irá em princípio haver uma prova de 10 km. Mantendo a corrida do Bodo. Sei que também está na mesa a possibilidade de esta se realizar ao fim da tarde/noite de Sábado. Tais medidas trazem algumas vantagens: mais atletas, pois 10 km é a distancia preferida da maioria dos fundistas; mais agradável pois o percurso não se afastará da cidade, proporcionando um ambiente mais festivo á prova; mais bonita....quem já participou em provas de fim de tarde ou mesmo nocturnas percebe bem a diferença.....ficam na cabeça dos atletas
    A Câmara antes de tomar essa decisão consultou algumas entidades: A ADAL - Associação Distrital de atletismo de Leiria e os clubes de atletismo do concelho. todos deram a sua opinião e pela parte que toca ao clube que represento apoiamos TOTALMENTE a mudança. Faz sentido e é uma forma de revitalizar um evento desportivo
    Quanto há realização da meia maratona para outra altura do ano, sei que efectivamente a Câmara estuda tal hipótese, embora sobre esse ponto não vos sei dizer muito mais.

    Filipe Leitão
    Coordenador da Formação do
    Atlético Clube de Vermoil

    ResponderEliminar
  14. Até que enfim aparece alguem que entende de Atletismo para explicar tudo. Sendo assim só tenho de dar razão aos responsaveis da CMP neste assunto

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pelos esclarecimentos! Eu que não sou atleta, aceito completamente as explicações de quem "sabe da poda", e fico contente de as perceber. Por outro lado, e sendo eu fã da "festa" que era a prova, fico ainda mais contente por saber que se vai a meia-maratona, mas que permanece a festa, com a corrida do bodo. E 10 kms chegam e sobram para mim! ;)

    ResponderEliminar
  16. De qualquer das formas, impunha-se algum esclarecimento por parte da Câmara. Bem sei que a counicação social da terra encolheu com a lavagem, minguou até ao ponto que se sabe, mas talvez não fosse pior convocar a imprensa local/regional para explicar o fim de uma coisa e o começo de outra. Porque como se viu, ainda ontem, na Milha Urbana, há público que o justifique.

    ResponderEliminar
  17. Ah, eles na CMP não costumam ler o Farpas, Paula... eheheheheh

    ResponderEliminar
  18. Esclarecimentos por parte da Câmara? Hummm, creio que estão em vias de extinção. O que nos vale é que há pessoas de boa vontade que estão dispostas a esclarecer sempre que possível, melhor do que faria, na maioria das vezes, a própria Câmara.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.