11 de maio de 2010

Mota Pinto, agora estudado!

Na última Assembleia Municipal, o Dr. João Coucelo, referindo-se a Mota Pinto, enalteceu "o valor que deu à sua terra e a forma como se manteve sempre fiel a Pombal e aos seus amigos". Ora, diremos que esta afirmação é, no mínimo, polémica. Ainda assim, destacamos daqui o reconhecimento que é feito, nos Paços do Concelho, do valor da amizade. Desta vez, o "portador da amizade" é brindado não com um emprego, mas com um impressionante (reconheço!) Centro de Estudos.
Esta é uma governação de extremos. Entre a casa vergonhosamente em ruínas e um Centro de Estudos que há-de custar muito, muito dinheiro, não se arranjava uma coisa intermédia?

3 comentários:

  1. Eu tenho esperanças que este projecto seja realmente útil, mas para isso é necessário que seja muito bem aproveitado e dinamizado. Não se admitirá que seja feito o investimento e depois não haja resultados práticos, e o futuro Centro de Estudos esteja "às moscas".
    Estudar a vida e obra do Professor Mota Pinto, talvez seja a única forma de esclarecer esta célebre questão, com respostas muito díspares: "Afinal, Mota Pinto aceitava ou não de bom grado ser associado às suas origens Pombalenses?".
    Falarmos apenas em estudar a vida e obra de Mota Pinto é muito redutor para o projecto aliciante, e não basta fazer exposições, colóquios e preservação da obra deste reconhecido advogado.

    Não podemos esquecer que a homenagem contemplou, para além da cerimónia comemorativa dos 25 anos da morte de Mota Pinto (que coisa mais estranha a de comemorar a morte, modernices.eheheh) e do centro de estudos, a entrega de medalhas evocativas (um exagero, confesso que perdi a conta das medalhas entregues, mas creio que rondaram as oito. Gostava muito de saber quanto é que isso custou) e um busto do professor que será colocado na bifurcação entre a Rua de Sta Luzia e a Rua Carlos Alberto Mota Pinto.

    Na cerimónias os discursos foram unânimes, e eu, que não conheci o professor Mota Pinto fiquei fascinada com tantas qualidades. Uma análise superficial do que foi dito, levaria a equacionar a possibilidade de ser mesmo o homem perfeito!
    A Frase da tarde foi proferida pelo Presidente da FDUC "Deus levou-o, quiçá cedo demais, porque segundo a sábia lei grega, o amava muito."

    ResponderEliminar
  2. Como diria o Miguel Esteves Cardoso, "O amor é fod***!"

    ResponderEliminar
  3. Aprendi que o uso de asteriscos é uma delicadeza, apesar de todos percebermos exactamente o que pretendes dizer. Por esse motivo vou ser delicada e não comentar com a devida eficácia a expressão, e apenas referir que gosto mais de dizer que "O amor é um gajo estranho", principalmente porque tem infinitas definições, o que significa que no fundo ninguém sabe o que é.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.