29 de maio de 2014

Árvores venenosas

Desde há alguns anos, temos ouvido pessoas a queixarem-se de dificuldades respiratórias e alergias causadas pelo pólen de algumas árvores da nossa cidade, nomeadamente plátanos.
Neste mês de maio, os efeitos sobre a saúde das pessoas, sobretudo para as que residem ou trabalham próximo das árvores, foram ainda piores, com alergias, comichão, olhos inchados, dificuldades respiratórias e até desmaios por altura da floração de algumas espécies, designadamente os ligustros que emanam um forte odor (enjoativo). Apenas as chuvas de maio vieram lavar o pólen das árvores e limpar a atmosfera, amenizando os efeitos nocivos.

Parece-me que, depois de se ter passado alguns anos a plantar árvores para embelezar a cidade sem se cuidar de estudar os efeitos no ar que temos de respirar, resta agora a opção de cortar ou arrancar as árvores e substituí-las por outras de outras espécies, sempre mediante prévio estudo dos efeitos sobre a saúde das pessoas no futuro.

11 comentários:

  1. Se fosse por encomenda ainda ficaria com dúvidas. Logo, então que se plantem apenas eucaliptos e agradeçam ao salvador nemátodo que ataca directamente o pólen dos pinheiros. E com tanto pólen que por aí existe, razão há então para isto ser só abelhas... mas mesmo assim, ainda há aquelas abelhas e as abelhas... Maio maduro Maio... Que a voz não te esmoreça a turba rompeu ... Que a voz não te esmoreça vamos lutar... Sempre depois da sesta chamando as flores ... Quem te quebrou o encanto, nunca te amou ... Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru ... esses raios dos plátanos... culpados ... sentença de morte... ZÁS...

    ResponderEliminar
  2. O Zé Fernandes estou completamente de acordo contigo.É importante refazer a plantação de árvores sem ter em conta só o embelezamento da cidade e zonas circundantes. As árvores, apesar do que referes, também têm efeitos benéficos para o bom humor das pessoas!
    Em Flandes cortaram as árvores pela raiz com a promessa de nova plantação.
    Até agora estamos à espera....

    ResponderEliminar
  3. Meus caros
    Basta ir à Wikipedia ler algo sobre os ligustros.
    Como lá consta, a cidade de São Paulo também foi embelezada com aquelas árvores, ainda antes de Pombal. Os efeitos nocivos sobre saúde das pessoas na época da floração já foram estudados depois de experimentados pela população daquela cidade. Por outro lado, as ditas árvores crescem rapidamente e disseminam-se facilmente por estaca ou semente, tornando-se verdadeiras invasoras para as floras autóctones…
    Visitem a Wikipedia e leiam.

    ResponderEliminar
  4. Caro JGF, basta postares alguma coisa, por mais verdadeira que ela seja, e tens dado provas de falares com conhecimento de causa, para uns quantos te tentarem denegrir. A tua actividade profissional permite-te saber mais que nós e felizmente para a sociedade pombalense não és um seguidista.

    ResponderEliminar
  5. Boas tarde
    Quanto a este tema apenas lamento a incompetência dos serviços de florestação e jardinagem da CMP.

    Os técnicos deste serviço municipal deviam fazer um estudo prévio das espécies a fim de evitarem esbanjamento dos dinheiros públicos, dinheiro de todos nós, dos nossos impostos.

    Quem recomendou e autorizou a plantação destas árvores devia ser responsabilizado, pelo acto, suportando todos os custos da plantação e remoção destas espécies

    ResponderEliminar
  6. A especialidade do burgo é mais a do granito, e não tanto a das árvores...

    ResponderEliminar
  7. Bom dia
    Caro Gabriel segundo a minha investigação a CCRC quer mudar as plantações de granito do Norte para o Sul e transformar as nossas paisagem numa nuvem cinzenta, à semelhança da vida dos pobres que são muitos, Figueiró dos Vinhos também já adquiriu a plantação de granito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a loucura, a febre do granito. A alguém deve interessar muito este desvario estético...

      Eliminar
    2. Ora aí está uma discussão taaaaaaaaoooo interessante! :)

      Eliminar
  8. Bom dia
    Os serviços de jardinagem da CMP, afinal o que está em causa no assunto postulado, têm prestado um mau serviço ao concelho por não investigarem as espécies de árvores e arbustos a utilizar na jardinagem da nossa terra, já em tempos arranjaram umas árvores anãs e com pernas, agora esbanjam fundos públicos com árvores prejudiciais à saúde. Quando é que isto acaba,

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.