25 de maio de 2009

Aviso à navegação

Contra o anonimato… blogar, blogar

Começaram por ser às dezenas, passaram para as centenas e actualmente há dias em que são milhares as visitas ao Farpas, este nosso/vosso espaço de debate e intervenção. Começámos por moderar os comentários. Mais tarde escancarámos as portas deste blogue, pois que ainda somos (quase) todos crentes num mundo feito de liberdade e proporcional responsabilidade. Ora acontece que, grosso modo, os comentadores optaram por discutir pessoas em vez de posts, enveredando não raras vezes pelo insulto ou pela ofensa gratuita. Para grandes males, grandes remédios: A partir de agora o Farpas interdita o anonimato, viabilizando apenas a opção open ID, que obriga a um prévio registo (para registo e informações ver
aqui).
Porque aqui cada um dos que escreve dá a cara. Muitos que aqui comentam também têm essa dignidade. Ainda é tempo dos outros a conquistarem. Ou não. Mas esse é um problema que vão resolver noutras paragens.

5 comentários:

  1. Aplaudo e saúdo a medida tomada. Tinha pena do rumo que o blogue estava a tomar e espero que agora se discutam realmente ideias e soluções para Pombal, sem recorrer ao insulto anónimo e gratuito.
    Saudações pombalenses.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Não é hábito disponibilzar tempo às horas de trabalho para ler ou escrever neste ou noutro Blog.
    Todavia mão amiga fez-me chegar a notícia de que a Administração tinha feito um aviso à navegação.
    Fico contente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Eu também não concordo com o "descarrilamento" que os comentários do blogue estava a sofrer. Tenho pena que que seja preciso "impor" (ainda que indirectamente) essa disciplina, que deveria ser auto-imposta, e se fosse administrador cá da casa, faria precisamente o mesmo. Mas reconheço que alguns contributos importantes se possam perder. É que "opinar de peito aberto", nesta região do globo, não é tão livre/fácil/democrático/tolerado como seria suposto.

    ResponderEliminar
  4. Acho muito bem que quem emite opinião se deva indentificar, assim cada um vai ter que assumir a consequencia das suas palavras, estamos num país democratico temos todos o direito a expressar livremente o que nos vai na alma, mas temos tambem o dever de não se esconder atraz de muros virtuais e lançar as pedras.
    Um bem haja a esta medida, que só peca por tardia.

    ResponderEliminar
  5. Já tinha expressado a minha opinião nesse sentido, pelo que não posso deixar de louvar que assim seja. O blog não merecia a decadência em que estava a entrar.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.