7 de maio de 2009

Carolino, o regresso

Julguei que se iria deixar estar na posição de senador. Que naquele noite de Dezembro de 1993 teria feito uma jura de não voltar. Eis que ontem, a concelhia do PS tornou público aos jornais aquilo que nas últimas horas se comentava em surdina no mentidero local: Armindo Carolino Vai ser cabeça de lista do PS nas autárquicas.
A fazer fé nas declarações recente de Narciso Mota, há-de disputar o lugar com o actual presidente daquele órgão, o médico João Coucelo - figura por demais importante (sobretudo na cidade) aquando da primeira vitória de Narciso, que o povo recorda mais como a derrota de Carolino. E isto afigura uma campanha eleitoral interessante, sobretudo ao nível das intervenções. Por outro lado - não havendo milagres e repetindo-se as votações adquiridas do PSD - o mais certo é que Armindo Carolino fique na bancada. E isso configura um cenário interessante do ponto de vista do debate. A cereja do bolo para os últimos (?) quatro anos de Narciso Mota.
E nisto, ainda temos na corrida Adelino Leitão (sempre com as cores da CDU), camarada deste Farpas. O que faz falta é animar a malta!

67 comentários:

  1. Excelência

    Pelas noticias dos jornais e por informações particulares colhidas na minha estada em Igreja-velha na reunião com os mais altos signatários do Regime e, onde representei V.ªEx.ª como convêm. Vejo que sempre vai por diante a ideia de criar na próxima legislatura, o pelouro para a criação de novos e, conservação dos já existentes locais para os cães obrarem.
    Como V.ª Ex.ª sabe nos meus contactos tenho confirmado que esse é um problema que preocupa as populações. Os jardins da cidade estão cobertos de matérias fecais. Como lhe tenho transmitido está a ser muito bem aceite pelo povo a decisão de V.ª Ex.ª. A escolha de alguém para desempenhar um lugar de primeiro plano no regime é sempre delicada. Quantos se chegam á frente para serem os escolhidos. Enalteço a sua decisão. O “carteirinha a tira-colo” pelo grau cultural é a escolha certa. O homem brota experiência e conhecimentos, conta com a ajuda do cão seu fiel amigo. A assessoria para este pelouro de Higiene Urbana Canina entregue a um homem que conhece a doutrina do regime e com larga experiência na imprensa, como é o Alfredo, dá ainda mais importância á decisão inteligente com que V.ª Ex.ª presenteia as populações que dia a dia têm de atravessar os jardins.
    Procurou-me o Taxista. É um pai preocupado com o rapaz dele. O que me diz de dar uma oportunidade como inspector no pelouro do “carteirinha a tira-colo”? Seria de bom senso e conseguíamos calar mais um tresmalhado.
    Fui muito bem recebido em Igreja-Velha. As populações por lá anseiam por um padre, foi ver os pedidos para que eu junto de V.ª Ex.ª ajuda-se a enviar o nosso. O homem podia naquele fim de mundo espalhar a Fé, e deixávamos que por aqui ele mantivesse aberta a imobiliária. O que me diz.
    Foi o Almeida quem telefonou a dar as boas novas que V.ª Ex.ª permitiu que saísse no jornal de Leiria. Em plena sessão todos se levantaram e fazendo a saudação Romana cantámos o hino “Ó castelo de Pombal”. Curvamo-nos todos perante a demonstração inteligente das palavras transcritas, o regime agradece de pé a sua generosidade.

    Creia-me, V.ª Ex.ª, com a maior admiração e afectuosa amizade, servidor muito atento e discípulo

    ResponderEliminar
  2. O cenário prevê que Narciso Mota acabe a sua participação política tal como começou. Num confronto com Armindo Carolino. Só que, desta vez, o cansaço e a falta de estratégia está do seu lado.
    O povo está saturado de Narciso Mota como estava, em 1993, de Armindo Carolino.
    Narciso Mota e o PSD está com um excesso de confiança, como estava, em 1993, Armindo Carolino e o PS.
    Vamos ver. Como diz a Paula, vai ser interessante. Lá isso vai. Qualquer que seja o resultado final.

    ResponderEliminar
  3. A arrogância do Narciso e seus veradores, com espacial destaque para o seu delfim Diogo, deve ser duramente penalizada nas próximas eleições. Até dizem que vai ser uma cabazada. Extraordinário do ponto de vista cómico. O excesso de confiança traduzido em maneirismos arrogantes deverá ter a sua devida penalização. E isso só acontecerá, com uma votação esmagadora nas forças progressistas do nosso concelho, penalizando os conservadores e reaccionários que há tempo demais nos vem (des)governando. O Carolino, concorre agora, porque percebeu que o Narciso está a cometer os mesmo erros que ele, no passado.

    ResponderEliminar
  4. A esta hora o Narciso Mota deve ter criado mais uns quantos cabelos brancos ao saber da noticia do Carolino como candidato à Ass. Municipal.
    A campanha eleitoral e a disputa politica ganharão uma nova força. Os cabelos brancos do Carolino vão impor respeito. Isto vai fazer com que o Narciso Mota vá recorrer a um novo dicionário para actualizar o seu vocabulário de nomes ofensico«vos com que costuma brindsar os da oposição. Estou curioso para saber que nomes vai chamar ao Carolino.Isto promete.
    Tanto quanto conhecemos o caracter do Carolino, ele não se vai deixar arrastar para a lama, terreno onde o Narciso costuma jogar.
    Vamos esperar para ver.

    ResponderEliminar
  5. Que isto promete, lá isso promete. Porém espero que os debates e naturais trocas de mimos não se centrem no passado, e sim se projectem para o futuro. Pois "águas passadas não movem moinhos".
    JA

    ResponderEliminar
  6. Esta foi uma jogada de mestre ao tirar uma "velha Raposa" da cartola.Vamos fazer votos para que se discutam os problemas do concelho e para que se arranjem soluções para esses problemas. É importante que os intervenientes no debate o façam com elevação, com dignidade, com savoir fair. Os Pombalenses precisam de quem lhes resolva os seus problemas.
    Da parte de Narciso Mota e atendendendo aquilo que tem sido a sua postura, não se vislumbra grande prestação. Os ataques pessoais vão imperar, vai gritar aos sete ventos que o estão a crucificar e depois há-de desculpar-se com aquela frase estafada de que fala com o coração na boca. Recomenda-se que tome uns calmantes antes de fazer as suas intervenções. Mais se recomenda que tome uma dose razoável de chá, pois nos íltimos tempos tem-lhe faltado.
    Da parte do Armindo Carolino, a sua forma de estar e o empenho que tem demonstrado naquilo que faz, é indiciador de que o debate será com nivel e que não necessita de atacar pessoalmente o seu adversário para fazer valer os seus pontos de vista. Espera-se dele a preparação dos temas e dos dossiers que demonstrou fazer quando era Presidente da Câmara. Espera-se que ponha toda a sua sabedoria e todo o seu capital politico a favor de Pombl e que no final da contenda saia vencedor.
    As armas no combate politico também contam. E se dum lado as armas estarão impregnadas de nomes feios e outras coisas, do outro estarão bem polidas e apatas a deferir golpes profundos.

    ResponderEliminar
  7. Depois desta noticia que apanhou todos de surpresa, antevejo uma reunião extraordinária das hostes do PSD para redefinir estratégia e táctica politicas. Não se sabe quem vai comandar as hostes , se Narciso Mota, se Diogo Mateus, se Rodrigues Marques. Pelos posts do Rodrigues Marques parece ser ele o melhor colocado para a tarefa. Ele é que percebe de estratégia e de táctica. Ficamos também na ignorâcia se virá de BMW ou na sua moto com o peculiar capacete.
    Talvez o Rodrigues Marques nos pudesse esclarecer, dentro do possivel, qual vai ser a nova tactica e a nova estratégia. Assim podiamos saber se dava resultado ou não.
    Sei que não vai ser tarefa fácil,ainda por cima com os três comandantes a quererem opinar. Mas tenha lá paciência, entendam-se se faz favor.
    Aguardamos noticias a breve trecho.

    ResponderEliminar
  8. Tanta euforia, para quê?
    Será que o dr. Carolino, ganhará algumas eleições em Pombal?
    Como não vai ganhar, será que assume um simples lugar na bancada da oposição?
    Se, fizer o mesmo, como fêz em 1993, quando perdeu as eleições, nem sequer tomará posse, quanto mais, fazer parte da A.M.
    O dr. Carolino, não é pessoa para "causas menores", se me permitem a expressão. Ou mudou muito desde 1993, o que eu não acredito, ou no caso de derrota, não assumirá "um lugarzinho" numa bancada da oposição.
    O dr. Carolino, que eu me lembre, durante estes quase 16 anos, numca explicou aos pombalenses, porque não honrou o lugar de vereador, para que foi eleito.
    Que garantia têm os pombalenses que o senhor, aceite o lugar que lhe couver?
    São estas e outras coisas que têm de ser muito bem esclarecidas, para que não se compre "gato por lebre"
    Aguardamos pelos próximos capítulos!
    R.S.

    ResponderEliminar
  9. Existe aqui alguém com a memória curta. O Dr Carolino não assuumiu o lugar de Vereador quando perdeu as eleições porque os dos PSD não aceitaram o pedido de suspensão de mandato. Então não restou outra alternativa que não fosse renunciar. Mas para melhor esclarecimento,que tal consultar as actas das reuniões da altura.
    Os tiques autoritários e fascizantes começaram logo a fazer-se notar.

    ResponderEliminar
  10. Duas gerações de Homens retratadas nas escolhas do PS de Pombal.
    Espera-se que agora o PS saiba escolher as melhores pessoas, com capacidade, com responsabilidade, com competência e com provas dadas da sua capacidade.
    Do outro lado já sabemos com o que podemos contar. Com a mediocridade com a arrogância, com a prepotência, com a politico-dependência. As provas dadas são por de mais evidentes. O concelho está farto desta gente. Chegou a hora de mudar e marcar um novo rumo para o Concelho.

    ResponderEliminar
  11. Os comentários destes traumatizados e subjugados é bem revelador da capacidade que têm para apresentarem alguma ideia com valor para o desenvolvimento e progresso da terra e da enorme derrota que já anteveêm nas próximas autárquicsa. Por aqui se vê como ficariam governados os munícipes se alguma vez estes hotentotes assumissem os destinos desta terra.
    "Deus vos perdoe".

    ResponderEliminar
  12. A vida vai-nos ensinando muitas coisas. Todos os dias aprendemos e, a maior parte das vezes, com os nossos erros. E todos os dias mudamos; neste caso não tenho dúvidas de que foi para melhor. E "ERRARE HUMANUM EST". Só não erra quem não faz. E cada um tem motivos para agir, em determinadas alturas, da forma que achar mais correcta e de acordo com a sua consciência. Que eu saiba ainda vivemos em DEMOCRACIA. Eu não convivo com Armindo Carolino há alguns anos.
    Mas uma coisa tenho a certeza: Se Armindo Carolino aceita este desafio é para o levar até ao fim, com a energia e optimismo que lhe são característicos.
    Por tudo isto R.S., provavelmente os próximos capítulos irão surpreendê-lo pela positiva...

    ResponderEliminar
  13. Como se costuma dizer, o pior cego não é aquele que não vê, mas o que não quer ver.
    O desenvolvimento da nossa terra tem estado na mão de puros incompetentes e o Concelho só podia ficar a ganhar se outra gente estivesse à frente dos seus destinos.
    Se alguém acha que o concelho se tem desenvolvido, só pode andar distraído. E a avaliação é fácil de fazer. Basta dar uma volta pelo concelho e ver o que ainda falta fazer.
    Será que o milhão e trezentos mil euros dados em subsidios, sabe-se lá para quê, não teriam ajudado ao desenvolvimento do Concelho?

    ResponderEliminar
  14. E o nosso dinheirinho que gastam em tribunais e advogados, para defender Narciso Mota, algumas das vezes, se calhar, em processos particulares!!!...

    ResponderEliminar
  15. Já agora seria interessante se tivessemos conhecimento do numero de processos que entraram em Tribunal contra a Câmara.
    Por aqui se vê a forma como são tratados os assuntos.
    Aproveite-se a oportunidade e divulgue-se quanto se paga aos Advogados da Câmara.

    ResponderEliminar
  16. Assim espero, para o bem do concelho de Pombal.
    Quero esclarecer que, nada me move contra o dr, Carolino.
    Apenas, alertei e escrevi factos. Eu sou dos que defendem que; quem se submete a sufrágios eleitorais, tem necessáriamente de respeitar a vontade dos eleitores e, salvo motivos de força maior, deve assumir o cargo para que foi eleito.
    Suspender ou renunciar ao cargo, é sempre, não aceitar e respeitar os eleitores que neles votaram. É a minha forma de estár e servir a política e aqueles que em nós confiam!
    R.S.

    ResponderEliminar
  17. Já percebi Sr. R.S. que não conhece mesmo o Dr. Armindo Carolino. Não se preocupe, a partir de agora vai conhecer um verdadeiro SENHOR.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite a todos. Mais uma vez fiquei desiludido com o post da Sra. Jornalista Paula Sofia. Então hoje não era de falar do I. O novo jornal do grupo Lena. Eu comprei na esperança de ler um artigo da "nossa" jornalista. Mas parece-me que nada. Oh! Mas não era este o projecto para onde ía?

    ResponderEliminar
  19. Bom, pelo que vejo com base nos comentários o PS está finalmente em maioria. E poderá vencer??? Tudo é possível em democracia. O Povo o dirá. Tal como refere a autora do POST, penso que estão reunidas as condições para os responsáveis da contenda política presentearem o seu povo com debates e intervenções bastante niveladas e que se preocupem em debater "Que futuro para Pombal" e não caiam em tentação de desqualificar o seu opositor que revelará falta de argumentação e que Pombal dispensará.
    Quanto ao regresso de Armindo Carolino é uma aposta na velha guarda do partido um homem que não colhe grande empatia popular mas de grande experiência capacidade em promover o debate político no local certo e de colocar em sentido a estrutura social democrata mesmo que em maioria, como cenário mais provável mas vaticínio só depois do sufrágio. Armindo Carolino é um bom trunfo do PS se cumprir e não acredito que volte a recuar, como o fez em 93 mesmo pelos motivos invocados por alguém, aqui. Seria catastrófico para o desafio que Adelino Mendes se propôs. Ou seja com Armindo Carolino a comandar as operações e Armando Portela estará na calha e porventura o senhor Faro mas como dizia, mesmo não vencendo, desgastará a maioria com questões pertinentes obrigando o PSD a ter uma capacidade de resposta eficiente. Teríamos portanto uma estratégia de alguma mestria em detrimento de pontas de lança desenvolto que acertam no ferro como já por aqui vi. Potenciando algumas unidades mais joviais, Fernando, João e Alvim o PS poderá apresentar uma equipa mais consistente e inquietante para o PSD.
    Os social democratas têm a meu ver algumas baixas que precisam de ser colmatadas porque o trinco marques poderá não chegar para todas as encomendas. As saídas de Gomes, Garcia, Manuel Domingues precisarão de ser muito bem preenchidas e que garantam estabilidade e consistência no seu dream team porque nem sempre é razoável aos olhos do povo chutar para canto algumas questões manifestamente incomodativas.
    Uma palavra para o Adelino Leitão que dada a sua capacidade e perseverança merecia com inteiro mérito ter voz activa na AM o que seria extremamente curioso de presenciar. Saibam jogar senhores políticos o povo vos agradecerá.

    ResponderEliminar
  20. O Nuno emigrou?. Ou Carraqueira tirou-lhe o piu?

    ResponderEliminar
  21. Caros amigos, boa-noite.
    Creio sinceramente que o PS poderá vencer.Basta que consiga convencer da bondade do seu projecto e que as pessoas que encabeçasm esse projecto são merecedoras de toda a confiança.
    Obviamente contará com o terreno minado por quem hoje anda é poder. Os subsidios distribuidos, de forma arbitraria vão agora dar os seus frutos.
    Para o PS poder vencer tem de ser persistente e a mensagem a passar terá de ser de uma nova esperança, um novo futuro. Esta velha guarda que nos desgoverna está estafada e não se vislumbra com os varios personagens em campo a sua possivel renovação.
    O PS ao apostar num candidato jovem, tem de conseguir apresentar um projecto aliciante e simultaneamente eficaz do ponto de vista da sua exequibilidade. Parece que os Pombalenses estão a ficar fartos de falsas promessas e de um adiar de projectos que já não se justifica.
    O eleitor do concelho de Pombal tem de abrir os olhos e começar a exigir respostas para perguntas incomodas que sistematicamente ficam sem resposta.
    Não fosse a ileteracia do nosso povo e há muito que o Narciso Mota tinha sido dispensado de falar em nome dos Pombalenses.

    ResponderEliminar
  22. Uma simples palavra em memória de Carlos da Mota Pinto ilustre pombalense e PSD. Que ele sirva aos Pombalenses e aos Portugueses de exemplo de homem ilustre e honrado. Saibamos respeitar a sua memória no 24º aniversário da sua partida.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite.
    A falta de cultura politica é efectivamente um dos problemas do nosso concelho. Faz falta um 25 de Abril cultural.
    Assim seria possivel que os cidadãos decidissem em função dos projectos e não do dinheiro distribuido pelas várias " Capelas" .
    Vamos reflectir se será possivel uma revolução de mentalidades, para que posamos sair do marasmo onde nos encontramos.

    ResponderEliminar
  24. Boa noite:
    Os subsidios(1 milhão e 300 mil euros em 2008)continuam a ser o seguro de vida politica de Narciso Mota. Agora está na hora de cobrar os favores e de " exigir" o voto.
    Vale na circunstância o voto ser secreto e ainda se poder votar sem os caciques poderem certificar-se em quem se vota.
    Quando acabar o rega bofe da distribuição dos subsidios, talvez se consiga olhar com olhos de ver para o desenvoilvimento do concelho. Mas enquanto os subsidios derem votos, é esse o caminho a seguir.Até quando?

    ResponderEliminar
  25. Penso que os habitantes do nosso concelho deverão questionar de forma responsavel a forma como tem sido conduzido os destinos do nosso concelho. Acho que merecemos mais!, na minha opinião chegou a altura de escolher outro rumo!

    ResponderEliminar
  26. Nunca gostei da liderança de Narciso Mota e dos seus "meninos", à frente da Câmara.Da actual e das anteriores. E jamais alguma vez nele votei. Contudo, há uma coisa que eu vos garanto (e todo o povo de Pombal com memória): jamais votarei em Armindo Carolino!
    Paula Sofia: "Armindo Carolino vai ser cabeça de lista do PS nas autarquicas", escreveu. Fiquei convencido que era para varredor, mas não... O Notícias do Centro elucidou-me a que lugar ele concorria. Assim se faz jornalismo!

    ResponderEliminar
  27. Muita parra pouca uva. Os pombalenses não esquecem quem foi (presidente do município por infelicidade do nosso saudoso Guilherme Santos)e quem é Armindo Carolino que ao mais pequeno desaire virou as costas aos que nele tinham confiado.

    ResponderEliminar
  28. A partir de agora, ao PSD não bastará ter maioria na AM mas precisará de qualidade e credibilidade nas suas intervenções para neutralizar algumas investidas socialistas liderada por Armindo Carolino.
    Não se afigura fácil a tarefa de Narciso Mota e Diogo Mateus para substituir algumas pedras em sub rendimento.
    Narciso quer Coucelo mas Coucelo afirmou que não estará nas suas cogitações um futuro político. Se aceitar ir para AM deverá ir para a presidência da mesa e fará falta na bancada em permanência para marcar Carolino. E Diogo vai para vereador. Acho que o PSD terá de encontrar duas unidades com a capacidade e a leitura política de um Coucelo e um Diogo na bancada da AM para evitar eventuais surpresas.
    Por outro lado, a estratégia da equipa do PS na AM, senão houver volt faces, assentará em desgastar o PSD e abrir caminho ao Adelino Mendes para que daqui a 4 anos, já sem Narciso, possa estar mais fortalecido quando enfrentar Diogo. Para já temos dois clássicos eleitorais Narciso/Adelino e mais tarde Adelino/Diogo. Bem poderia aproveitar a Pombal VIva para cobrar bilhetes e angariar alguma receita.

    ResponderEliminar
  29. Essa da Pombal Viva cobrar bilhetes e angariar alguma receita é para rir ou para chorar?

    É que esses "artistas" já demonstraram a sua (in)capacidade para gerar receita, ou será que os + de 300.000€ de prejuízo já foram esquecidos?

    Noutros saudosos tempos já o Sr. JVV teria tido uma sessão de "manicure" acalorada com o nosso homem ali dos lados da QTª da Gramela...

    E acredite-me aprenderia a tabuada na "pontas-das-unhas"!

    Um vosso fiel e humilde seguidor

    ResponderEliminar
  30. "O cabeça de lista à AM de Pombal do PS, terá que comer muito arroz carolino para chegar aos calcanhares do Narciso"

    Afirmou Manuela Ferreira Leite, ontem ao fim do dia à Rádio Renascença.

    ResponderEliminar
  31. Como toda a gente, também o Armindo carolino cometeu erros. Seria insensato não reconhecer isto.
    Agora, daí a querer passar a ideia de que ele foi uma especie de nulidade qua passou pelo nosso concelho, vai uma distância muito grande.
    Fez obra com muito menos meios dos que existem agora, e obra de que os Pombalenses se podem orgulhar.
    A sua modestia era tal que nunca ninguém viu o nome dele plasmado em placas de inauguração.
    Ao invés o Narciso Mota gasta o que tem e não tem e para fazer bem ao seu ego, coloca o nome em tudo quanto é placa. Diferenças de caracter que me apraz regitar a bem de Pombal.

    ResponderEliminar
  32. Mas a modéstia deu para dar o seu nome a um campo de futebol, desconhecendo quaisquer ligações suas à referida modalidade.

    ResponderEliminar
  33. É bom mencionar SEMPRE:

    Placas de inauguração em Mármore ou Granito Funerário!


    TONE

    ResponderEliminar
  34. O Granito Funerário é muito caro, ..... mas
    fazia-se uma subscrição!
    Saúde!

    ResponderEliminar
  35. Aquilo que o dr. Carolino conseguiu, quando esteve à frente da C.M., foi simplesmente desbaratar um potencial politico, conseguido pelo Eng. Guilherme Santos, com muito saber e muito esforço, nas freguesias do Concelho, que permitiu na época ganhar a C. M. e seis ou sete freguesias, ao PSD.
    Já agora, a propósito de inaugurações com placas de mármore com o seu nome, só não as fêz, porque não conseguiu construir nada de relevo, à excepção do campo de futebol (pelado) em flandres, ao qual foi dado o seu nome!!!!!
    Há, já me esquecia do famoso parque TIR, na época com mercado livre nos países da então CEE, e portanto sem alfândegas.
    São estas as obras que se conhecem do dr. Carolino, pelos vistos agora, o grande salvador do PS/Pombal.
    Deixem-me rir........

    ResponderEliminar
  36. O Presidente da Camara paga em tempo razoavel a fornecedores porque mais nada tem feito neste mandato do que receber os impostos e comprar algumas mercearias aqueles que lhe prometeram o voto. porque obra zero, vejam em todo o concelho e pelas diversas freguesias o que foi feito neste mandato, ou seja nada ou muito pouco. excepção feita a colectividades com 10% e comissoes das capelas.

    ResponderEliminar
  37. Quem pretender assistir a um desfile de politicos e entidades VIP, é só deslocarem-se ao Louriçal amanhã pelas 15:00.
    Fundação do Convento do Louriçal - 9 Maio 2009.
    O ponto alto das comemorações dos 300 anos da Fundação do Convento do Louriçal, a inauguração documental sobre o "Convento do Louriçal - Três séculos de História (1709-2009), uma encenação sobre a "A chegada das Fundadoras"...

    ResponderEliminar
  38. Uma questão pertinente sobre o receber ou não impostos.

    Quanto é que a CMP lucra em impostos resultantes de taxas aplicadas à indústria extractiva (pedra, barro, areia, etc)?

    ResponderEliminar
  39. Uma questão muito interessante, de facto. Até acho que o assunto em questão merecia um post, para uma discussão mais alargada. Algum dos "postadores" nos pode fazer esse favor?

    ResponderEliminar
  40. Amigos e companheiros, boa tarde.
    Fico contente e fico triste com a notícia da disponibilidade do Dr. Armindo Lopes Carolino em se candidatar a cabeça de lista da Assembleia Municipal pelo PS.
    Fico contente por o Dr. Carolino ter reconsiderado sobre a sua participação na vida política do concelho.
    Fico triste por, alguns senhores anónimos, fazerem o paralelo entre o que aconteceu em 1992 e o que vai acontecer agora.
    Não há paralelo.
    O Engº Narciso Mota vai ter como adversário o Dr. Adelino Mendes.
    O Dr. João Coucelo vai ter como adversário o Dr. Carolino.
    Podiamos discutir o modelo eleitoral para os municípios, com o qual eu não concordo, mas não é o tempo.
    Por outro lado as competências da Assembleia Municipal são tão poucas que pouco há a discutir.
    Mas é o modelo que temos.
    Vou contribuir, activamente, para a vitória do Dr. João Coucelo mas desejo ao Dr. Carolino muitas felicidades.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  41. Amigos e companheiros, boa tarde.
    A discussão entre estratégia e táctica está em cima da mesa.
    Vamo-nos socorrer de quêm sabe, de várias fontes, para perceber a diferença.

    Dicionário Lello Universal.
    Estratégia: Arte de dirigir operações e combinações: estratégia política.
    Táctica: Meios que se empregam para obter o resultado desejado: a táctica de um orador.

    Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia de Ciências de Lisboa.
    Estratégia: Parte da ciência que estuda e planeia a criação, o desenvolvimento e a utilização adequada dos meios ... de modo a atingir os objectivos estabelecidos.
    Táctica: Processo ou modo hábil usado na condução de um empreendimento para obtenção de bons resultados.

    Dicionário HOUAISS da Língua Portuguesa.
    Estratégia: Arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objectivos.
    Táctica: Método ou habilidade para sair-se bem em empreendimentos, disputas, situações de vida, etc..

    Podiamos consultar mais dicionários ou enciclopédias mas penso que chega.

    Deixem-me, todavia, fazer a minha interpretação livre.
    Estratégia: Estudo, Planeamento e Execução.
    Táctica: Enganar o pobre do cidadão com palavras ocas.

    Vemos agora, de uma forma clara, a diferença que há entre o PSD e o PS.
    Mesmo que não houvesse mais nenhuma e há (e muitas) o PS de Pombal com todas as suas tácticas consegue não ter uma estratégia.
    Fico triste.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  42. O Engº foi á Feira do Livro.

    ResponderEliminar
  43. João Pimpão, boa tarde.
    Efectivamente fui à Feira do Livro de Pombal, na passada Segunda-feira.
    Todavia as transcrições foram feitas através das obras da minha biblioteca particular, que tem um bom acervo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  44. E que eu particularmente já tive o prazer de o ver a utilizar explicando as variações da palavra Quilate... bem a propósito dos tempos que correm em que se andam a aquilatar personalidades e não projectos.
    Na vida pública deverão estar todos os que a descoberto assumem com frontalidade os seus pensamentos e actividades... nestes dias e nestes blogues existem muito que deverão no exemplo de A.Carolino a cidadania e a abnegação que estes dias exigem. Compreendo que para A.Carolino assumir deixar o sofá e o sossego não terá sido fácil... como não será fácil a missão de qualificar a oposição em Pombal.

    ResponderEliminar
  45. Caro R. Marques,
    Apreciei a tua abnegação para tentar explicar as diferenças entre Estratégia e Táctica. No entanto, aqueles que não têm esses conceitos claros ficaram, de certeza, mais confusos. Mas tu és um mestre da confusão, do baralhar...
    Sabes, esses conceitos não se vão beber nos dicionários mas sim na escola, são linguagem técnica, dependem muito de actividade para actividade (empresarial, militar, política...).
    Um abraço,
    AM

    ResponderEliminar
  46. Boa noite!

    Parece que há por aí um anónimo que sente a minha falta. Acontece que há quem tenha vida fora do PC, mas também isso são opções.
    Além disso o tempo que tenho passado na net tem sido passado no meu Dedos em Riste (que a propósito voltou aos destaques do SAPO), numa mudança de organização e de estilo de escrita.
    Tenho passado pelo Farpas para ler algumas novidades cá da terra, mas muito à pressa, até porque ando desiludido com a utilização do blog para politiquice e campanha eleitoral menos limpa.
    Quanto à nomeação do Dr. Armindo Carolino, não me lembro do mandato dele, outros tempos. Mas sei que é um nome de peso na política municipal. É uma boa escolha pelo PS, que poderá permitir um resultado mais equilibrado que o habitual, o que a mim me parece sempre um bom sinal. O PSD ganhará mas terá maiores exigências e supõe-se que governe com maior rigor. Penso que será um bom estímulo à discussão política.

    E não, o Carrasqueira não me tirou o piu nem tirará. Mas continua sempre no seu melhor a mostrar aquilo que sabe fazer.Antes não fizesse...

    ResponderEliminar
  47. Amigo Roque:
    Gostavamos de saber se sempre podemos contar contigo. Pensamos que ainda não entregaste o cartão, mas isso para nós não é importante. O importante é que nos apoies como o tens feito últimamente e que não te distraiais com os comentários que por vezes fazes apoiando os incompetentes do teu partido (se ainda é).
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  48. Caro Amigo Anônimo:
    Não respondo a quem não se quer identificar, eu nunca tive medo de dizer e fazer aquilo que acho correcto e nunca me escondi atraz de cortinas, sempre dei o peito ás balas, e sabes porquê? Nunca pretendi cargos nem honrarias e nunca precisei de andar ao beija mão, ou pior , a lamber as botas de ninguem, nem do meu Partido nem de qualquer outro. Po isso tenho total independencia para decidir quem devo apoiar ou não.

    ResponderEliminar
  49. Há por aqui uns "cromos" que não se cansam de atacar o Presidente da Camara que, com todos os seus defeitos, é um homem sério, e que tem sabido gerir com mestria o dinheiro dos nossos impostos. É público que a Camara de Pombal é um exemplo nacional e uma referência, quando se trata de boas práticas administrativas, e acima de tudo é uma Camara que paga a tempo e horas a quem lhe presta serviços.
    Só para avivar as memórias; A Camara de Pombal está entre as 40 melhor do País, e é a 4ª de toda a região centro. Isto é dignidade, e todos os pombalenses devem sentir orgulho.
    Já sei, que vem os criticos do costume, falar das festas do bodo e da derapagem financeira. Eu, já manifestei aqui a minha opinião, e continuo a dizer o mesmo. De facto, é uma situação delicada, mas cuja responsabilidade maior é do adm. exectivo da Pombalviva. O "pecado" do eng. Narciso, quanto a mim é apenas e só, continuar a confiar em quem o não merece. Tão simples quanto isso.
    Como cidadão, com o fisco em dia, exijo que os dinheiros públicos sejam bem geridos, seja pelas autarquias, seja pelo governo da nação. Em particular pelo governo, que infelizmente tem dado provas dum total despesismo e descontrolo dos dinheiros públicos. Pelos vistos, está para rebentar mais um escândalo de má gestão. A venda de património ao desbarato, na zona da Ota (Ex aeroporto, jamé, jamé), há dois anos que foi feito o negócio e pelos vistos nem um centimo o país ainda arrecadou. Este e outros casos, no farpas pelos vistos, é assunto tabu.
    R.S.

    ResponderEliminar
  50. Se faz parte da estratégia do Sr. Rodrigues Marques preparar Assembleias Municipais em que a bancada da maioria não pergunta nada sobre aquilo de que se indigna então eu continuo a preferir perder eleições num partido em que todas as perguntas são admissíveis, mesmo as que mostram alguma divergência. O sr. demonstra toda uma admiração pela escola psd mas eu não posso concordar com qualquer escola que castre a possibilidade de qualquer eleito fazer as perguntas que interessam, JS ou jsd. Ensine os jovens a questionarem e não a concordarem acriticamente, pode ser que não seja preciso tirar a sua Honda da garagem.

    ResponderEliminar
  51. Amigo e companheiro Dr. João Coelho, bom dia.
    Aceito que me acuse de tudo o que quiser.
    Vamos concentrar num núcleo todas as suas acusações:
    Com a idade que tem já deveria ter juízo e não tem.
    Agora peço-lhe que não me acuse de fazer aquilo que o PS de Pombal fez durante anos a fio:
    Não permitir que os jovens subissem no Partido, quanto mais terem voz e serem ouvidos.
    O meu amigo sabe disto e sabe, também, que o PSD, mesmo quando estava na oposição e nada podia oferecer à juventude, acarinhava-a, ouvia-a, discutia os seus problemas.
    A prova provada disto é que o PSD tem uma mão cheia de militantes e simpatizantes que são da geração de 80 e esta continua a permitir que os mais jovens que eles também participem activamente.
    Infelizmente no PS restam-lhe os mui dignos membros que compõem a actual Assembleia Municipal e mais nada.
    Com a minha habitual irreverência permito-lhe pedir que vão às associações de estudantes, vão às aldeias, vão às associações recreativas e desportivas. Acarinhem a juventude e ofereçam-lhe aquilo que puderem e deixem-os falar e ouçam-os, principalmente.
    O futuro está aí.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  52. O Sr Engº Rod Marques, parece que vive num outro concelho, ou então está a querer fazer de nós todos tótós.
    Explique lá Sr Engº como é que conseguiam militantes par a "sua" JSD? Era à custa de uns almoços/jantares com umas moças todas bem encaradas e com as medidas todas no sitio e depois era a ficha par ser assinada.
    Quantos elementos da JSD foram para essa Juventude convictos do que estavam a fazer?
    Nós conhecemos os métodos. Métodos esses que estão ser seguidos pelo Narciso Mota, e que estão a cortar a possibilidade de se discutir Pombal. É a caça ao voto das Associações feita de uma forma escandalosa. Por isso Sr Engº não somos anjinhos e conhecmos os métodos. O curioso é que o Sr só fala daquilo que lhe dá jeito.

    ResponderEliminar
  53. Bom dia a todos.
    O Engº Marques é um franco atirador, sem ofensa. Vestiu a camisola do PSD e esta ofuscou-lhe a visão.
    Se queiser ser franco, sabe bem que este mandato do Narciso Mota foi um desastre.Esperamos muitos que o próximo seja muito melhor , mas nas mãos do PS.
    Sr Engº o concelho está farto do Narciso, O sr ainda não percebeu isso? Concorda com tudo aquilo que é feito?
    Seja sincero e faça uma analise exautiva do ue foram estres 16 anos de Narciso e veja quantras oportunidades o concelho não perdeu.
    Não foi por acaso que o Sr no primeiro mandato lhe disse publicamente(ao Narciso) que ele não era inteligente. O Sr lá teria as suas motivações.
    Fica bem ao Sr que é uma pessoa com sabedoria e conhecimento fazer esta análise.

    ResponderEliminar
  54. Francamente, o Ps/Pombal, não tem nenhuma autoridade moral para falar em liberdade de opinião dos seus militantes, e muito menos questionar aquilo que se passa nos outros partidos, em relação a esta matéria.
    De facto, basta comparar, a militância jovem do PS e do PSD em Pombal para verificarmos um enorme diferêncial a favor do PSD.
    Mas se recuarmos alguns anos, poucos, 14 ou 15 anos, então aí o PS nem militantes jovens tinha.
    Aonde é que estava a JS? Basta lembrar as campanhas eleitorais. A derrota do PS em 1993, deveu-se em grande parte à falta de apoio dos militantes nas freguesias, onde nessas eleições a JSD fez uma mobilização de apoio aos seus candidadatos em todo o concelho, simplesmente notável!
    O sr. João Coelho é muito jovem e,certamente nesta matéria está ainda bastante desactualizado, quando faz este tipo de insinuação.
    Quando se questiona a vida do "vizinho" sem a conhecermos, devemos primeiro pensar na nossa antes de atirar a primeira pedra.
    Olhe que eu, sei do que estou a falar, meu caro João Coelho.
    O meu companheiro Rodrigues Marques, está "farto" de aqui levar tareia, mas ele é um exemplo, dentro do PSD na mobilização e no apoio que sempre prestou a todos os jovens que fazem parte das estruturas do partido. A ele, o Psd deve muito a sua militância e a sua capacidade de liderânça.
    Um abraço.
    J.S.

    ResponderEliminar
  55. Errata: em vêz de J.S. deve ler-se R.S.

    ResponderEliminar
  56. Eu acho muita piada a esta discussão sobre coisas de que não falei. Podia dizer que tinha que explicar melhor mas para alguns o mal é fazerem-se de desentendidos.
    O que eu disse é que se preparou a última assembleia municipal na sede do PSD para que não se discutisse quando se lá chegasse. Lá no curso que eu tirei há uma cadeira de Estratégia Empresarial, onde este tipo de prática nunca apareceu. E se isso aconteceu da última vez então posso-me arrogar ao direito de acreditar que aconteceu mais vezes. É do desrespeito pelo órgão representante dos pombalenses que falo. Já o havia falado publicamente, repito-o quantas vezes quiserem porque acredito: Vereações e Assembleias podem ser essencialmente o que a maioria quiser fazer delas e esta maioria tem revelado empenho essencialmente em abafar a discussão. Se quiserem extrapolar e falarem de juventudes partidárias estejam à vontade mas a mim o que me interessa é a maneira como os pombalenses são defendidos na discussão política.

    Nota: agradecendo a consideração, dispenso o Dr., sou apenas licenciado.

    ResponderEliminar
  57. João André,
    Não sejas demagógico.
    O PSD desde 1993 faz reuniões para preparar a AM.
    Sei, como tu sabes, que no principio deste mandato o PS também fez este tipo de reuniões... se agora não as faz, ou se as faz e ela não são profícuas a história é outra.
    As do PSD como tens comprovado são bastante eficazes e esclarecedoras.

    ResponderEliminar
  58. Boa tarde a todos os "blogistas".
    Que o PSD faz as reuniões a preparar as AM, isso já se sabia.
    Agora que as faça de modo a impedir que os membros da AM intervenham e coloquem questões "Chatas" é que não se sabia.
    É muito desagradável que se coarte a discussão só porque ela não interessa a uma das partes.
    É isso que os PSd chama de democracia? Esconder as coisas? Onde está a discussão? Pelos vistos as reuniões no consulado do Narciso são todas no sentido de não levantar assuntos polémicos. E quando a oposição os levanta, lá vem os nomes todos possiveis e imaginários.
    Que bela escola esta!!

    ResponderEliminar
  59. Amigo e companheiro Dr. João Coelho, boa tarde.
    Faço minhas as suas palavras do primeiro parágrafo.
    Afirmei e reitero que as competências da Assembleia Municipal são tão poucas, que pouco há a discutir.
    Nela há duas partes.
    Aquela, sem agenda, que o PS transforma no seu palco, para tentar passar a sua mensagem (negra, já se vê) e a segunda, com agenda, que é a parte importante, verso a acessória.
    Aqui é que a porca torce o rabo.
    A Bancada do PS tem tentado, sem grande resultado, confundir as duas partes.
    Disse, também, que não é o tempo de discutir as competências da AM.
    Todavia, não estou tão certo disso.
    Mais tarde ou mais cedo o legislador tem que acertar a legislação com os verdadeiros interesses dos órgãos autárquicos.
    Assim, não seria de todo em todo errado que os cabeças de lista à AM discutissem este assunto de forma a que as suas vozes chegassem ao Palácio de São Bento, já que ambos são conhecedores da matéria.
    Seria um bom contributo de Pombal para uma discussão nacional que está em cima da mesa, mas que teve um hiato.
    Vou ficar atento.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  60. Boa tarde.
    Lá está o Engº Marques a querer desviar a discussão para questões de menor importância.
    Que importância tem as competências da AM comparado com os problemas do nosso concelho. É que estes nós podemos resolver, as da AM não podemos.Engº deixe o legislador fazer o seu trabalho e se fizer favor centre-se na discussão dos problemas do seu concelho. Esses sim deveriam merecer da sua parte uma atenção maior.
    Mas como já se precebeu, não interessa nada este assunto, porque ele pode beliscar a grande carreira politica do seu delfim Narciso.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  61. fernando daniel carolino10 de maio de 2009 às 16:14

    Boa tarde a todos;
    Cabe aqui colocar várias, em modesta opinião, questões no que toca à formação de juventudes partidarias e de reuniões de Assembleia Municipal e aqui vai:

    * Juventudes Partidarias
    - Quem são e que actividades fazem em Pombal?
    - Quais os eventos mais marcantes na participação civica no concelho de Pombal (não velem jantares nem festas de discotecas)
    - Que força, que voz, representam dentro dos seus partidos?
    - Quantos continuam activos, no partido, após terminarem o seu estágio nas jotas?
    - Quem, quando e onde estiveram ao longo deste ultimo mandato autarquico?

    Aqui falo destes ultimos 4 anos de legislatura, não dos anteriores, desses já conhecemos e bem até demais das suas situações...

    * Assembleia Municipal
    - Que questões foram colocadas pela juventude presente sobre:
    * pousada de juventude
    * novas oportunidades de ensino
    * questão de desenvolvimento turistico
    * saídas profissionais locais
    * gestão da PombalViva
    * questão da água (contaminação da mesma em Carnide e factura da água no concelho)
    * tarifa parques de estacionamento e parques pagos
    * atribuição de medalhas do concelho a personalidades pouco idóneas
    * cheias na cidade de pombal
    * encerramento de polos escolares
    * atribuição de subsidios às colectividades do concelho ao longo dos vários anos
    * plano urbanistico da cidade e do concelho
    e mais havia para dizer e escrever, afinal sempre são 4 anos de presença pelos menos 4 vezes por ano nas Assembleias Municipais.

    Já agora e em forma de rodapé, alguém pode dizer, responder qual foi a decisão final do PSD Pombal, depois da JSD ter criticado publicamente o vereador do pelouro da juventude?
    Qual foi ou foram as respostas, para além das tidas pelo Presidente de Câmara na defesa do seu vereador, dadas à Juventude social democrata?
    E finalizando qual foi a posição tomada pela JSD Pombal quando o vereador local responsável pelo pelouro esteve envolvido em casos de lesa Leges?

    Qui Juris,

    Fernando Daniel Carolino

    ResponderEliminar
  62. Ó Engenheiro, O PS também prepara as AM's. Não ouviu os vereadores que perderam a confiança dizerem que não pactuavam, entre outras, com deputados municipais que nem olhavam para os documentos e já diziam "temos de votar contra". É esta a oposição do chamado bota abaixo. Votam contra porque têm de votar.

    ResponderEliminar
  63. E desde quando é que esses vereadores que, como diz perderam a confiança, poderão ser levados a sério, quando numa reunião estão do lado do partido e no outro dia contra o partido? Quem de facto não olhava para os documentos, nomeadamente o das contas, era o Dr. Rui Miranda vereador e não deputado municipal, que, como saberão é professor de economia. Ninguém melhor que ele para tratar o assunto contas. Mas como deverão perceber não lhe convinha...

    ResponderEliminar
  64. Esta discussão sobre a juventude e a liberdade de pensamento tem piada. Esquecem-se da polémica que, ainda não há muito tempo, surgiu quando a JSD atacou o pelouro da juventude?
    E sim, a JSD tem actividades, como o recente debate sobre Como vencer a crise?, com Alexandre Relvas.

    ResponderEliminar
  65. Acho piada a estas pessoas que ficam felizes quando algum laranja contraria o presidente ou o partido. Fazem logo posts com essas frases para mostrar que há vozes discordantes no PSD. Mas depois quando isso acontece dentro dos outros partidos já não se pode levar a sério porque mudam de opinião com frequência. Anónimo das 21.38: o que acha do Manuel Alegre. Devia ser corrido do PS? Já tomou mais decisões contra o partido do que os vereadores em Pombal. E concorda com todas as políticas do PS? Acha que todos os militantes têm de dizer amen a tudo o que o pretenso engenheiro diz? Tenha cuidado se é um dos que segue o líder. Se ele se atirar a um poço você deve ir atrás.

    ResponderEliminar
  66. Caro anónimo, boa noite.
    Essa faz-me lembrar aquela académica que diz:

    Sigam o Líder, ou afastem-se e deixem-no passar.

    Abraço.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.