29 de maio de 2009

Eleições Europeias

As eleições europeias resvalaram, definitivamente, para a mais baixa politiquice.
Tal deve-se a várias razões. Enumero as que julgo mais importantes:
· Desvalorização das eleições europeias; estão transformadas em primárias para as legislativas;
· Falta de pensamento político estruturado sobre a Construção Europeia; a Europa tem servido para nos alimentar um pouco a auto-estima e os bolsos de alguns;
· Impreparação da maioria dos candidatos; o que os leva a resvalar para aquilo que sabem fazer – politiquice;
· Cultura demagógica da classe política actual; recorrem sistematicamente a discursos ambíguos que misturam anti-europeismo, nacionalismo e provincianismo;
· Os media e os eleitores interessam-se essencialmente pelos sound bites e pelas picardias.
Resultado? Nada de relevante se discute, e quem o tenta fazer é rapidamente atacado por todos os lados. O tratamento dado à questão do Imposto Europeu é um exemplo paradigmático da politiquice reinante.

9 comentários:

  1. A Europa desiludiu muita gente. Julgo que isso também contribui para este desinteresse, Adelino. Parece-me que se perdeu o "sonho europeu", para se passar a lidar com o "fardo" europeu. Talvez por aí eu seja favorável à construçao de uma europa social, num sistema que para muitos já é ultrapassado.
    Já agora, e porque falou na questão do Imposto Europeu, deixe-me que lhe diga que sou altamente favorável à ideia. Parece-me que Portugal é dos que mais tem a ganhar com um aumento do orçamento europeu. E acho engraçado que tanta gente se tenha revoltado: então não são os pobres os mais beneficiados com a Segurança Social, por exemplo? Os ricos safam-se bem sem ela, podem precaver as suas reformas, a sua assistência médica... pois bem, eu gostava que houvesse uma espécie de "Segurança social europeia" (não sei se me faço entender), com mais poder para amparar quem mais precisa. Até porque nós somos dos que mais precisamos!

    ResponderEliminar
  2. A politica e estes politicos, é cada vez mais do mesmo.
    É só blá, blá, blá e nada mais!
    Depois admiram-se(!?) da abtenção ser elevada.
    O povo está descrênte desta estirpe de politicos!

    ResponderEliminar
  3. Adelino, isto não é das europeias. Por acaso são elas as primeiras em Portugal desde que a era Sócrates se estabeleceu. Se reparar, todas os defeitos que põe na campanha para as europeias estão - mais que presentes - enraizados no quotidiano político português. E sim, há um antes e depois de Sócrates, apesar de ele próprio ter sido influenciado por casos internacionais. De qualquer modo, foi o ponto de viragem (para pior) da política (como forma de comunicação) em Portugal. Talvez seja a única razão para vir a figurar nos livros de História.

    ResponderEliminar
  4. O que é que ja se discutiu da Europa nesta Campanha? Nada... Só tricas e mais tricas e trocas de insultos por parte dos 2 maiores Partidos, por aqui se vê a qualidade dos politicos que estão a disputar esta eleição. O Parlamento Europeu serve só para dar reformas douradas a uns Srs que por cá tão bem defenderam os repsectivos Partidos. O mal do nossos politicos, sejam os locais aos nacionais só se lembram do Zé Povinho na altura das eleições, depois ficam como que enclipsados nas suas jaulas ministeriais e não resolvem os problemas das pessoas mas sim o deles prorios e dos barões dos respectivos partidos. Ai Portugal...Portugal, enquanto ficares á espera ninguem te vem ajudar......

    ResponderEliminar
  5. É triste estarmos a uma semana das eleições e se perguntarmos à maior parte das pessoas, elas não saberão exactamente para que servem as mesmas, muitos menos saberão as posições dos diferentes candidatos quanto às questões importantes.
    Isto acontece, principalmente pela grande desvalorização que está a ser feita, em prol de ataques pessoais, e já tendo em vista as outras eleições que se avizinham.

    ResponderEliminar
  6. Amigos e companheiros, bom dia.
    Eu penso (às vezes dá-me para aí) que sendo o modelo actual o melhor, do menos mau, teremos de aceitar que os candidatos, que não são extra-terrestres, passem muitas vezes a barreira do politicamente correcto.
    As campanhas eleitorais servem para que, nesse período, se acentue o debate sobre os objectivos que cada partido se propõe atingir.
    Se formos capazes de não ouvir o ruído que é gerado à volta dos candidatos ficaremos mais ricos mas, também, ficaremos mais pobres.
    Resta saber se o Deve e Haver se anulam.
    Vamos ver.
    Para isso é necessário exercermos o nosso dever de cidadania e ir votar no próximo dia 7 de Junho.
    Um Bom Domingo e um Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Podemos sempre tentar recolher alguma informação. No caso destas eleições, podemos ir à fonte, não no que diz respeito às propostas, mas no que diz respeito à avaliação do trabalho desenvolvido. No site do parlamento europeu, podemos ver inúmeros dados, compreender a mecânica do PE, e inclusivamente conhecer as iniciativas de cada eurodeputado! Ficam os links:

    (SITE DO PARLAMENTO EUROPEU)
    http://www.europarl.europa.eu/news/public/default_pt.htm?language=PT

    (SECÇÃO COM A ACTIVIDADE E CURRICULUM DE CADA EURODEPUTADO)
    http://www.europarl.europa.eu/members/public/geoSearch.do?language=pt

    ResponderEliminar
  8. Amigos e companheiros, boa noite.
    Isto está muito morno.
    Eu próprio me sinto condicionado pelo falecimento do pai do nosso Vereador Diogo Mateus.
    O funeral realiza-se amanhã, Segunda-feira, pelas 16 horas e trinta, na nossa Igreja Matriz.
    A morte é, para a nossa cultura ocidental, um período de nojo, de tristeza e de pesar e, particularmente, para quem tinha 63 anos de idade.
    Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  9. Os meus mais sinceros pesames ao Vereador Diogo Mateus e restante familia

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.