12 de maio de 2009

Empresas Municipais

É hoje mais ou menos consensual que as empresas municipais são estratagemas utilizados pelos autarcas para quebrar os mecanismos de controlo dos dinheiros públicos e dessa forma facilitar a concretização dos seus devaneios. A esmagadora maioria das empresas municipais não acrescenta qualquer valor para os munícipes, não prestam serviços diferenciadores em relação aos privados ou aos outros organismos públicos, são ineficientes (autênticos sorvedouros de dinheiros públicos).
Uma empresa municipal é justificável se prestar um serviço claramente diferenciador relativamente aos privados ou a outros organismos públicos, realizável com maior eficácia do que a Câmara ou os privados o fariam e com potencial para se revelar sustentável. Mas isto, normalmente, não acontece.
No entanto, há, em Pombal, quem prossiga este objectivo com algum afinco: a PMU – Manutenção Urbana.

10 comentários:

  1. Adelino Malho, boa noite.
    De uma máquina emprestada, enquanto espero que quem prometeu vir venha, não resisto a responder ao teu post.
    Ao iniciar a leitura pensei que estavas lélé da cuca já que a discussão das empresas municipais está ultrapassada e obsoleta.
    No terceiro parágrafo verifico, com alegria, que estás a reconhecer o trabalho da PMU e do seu Chefe, engº Manuel Carreira.
    Deus iluminou o teu espírito.
    Bem hajas.
    Rodrigues Marques

    ResponderEliminar
  2. Adelino, a Paula Marques está aqui junto de mim, na tal máquina emprestada, e está a dizer que, pelo lado do Farpas, a coisa está muito murcha.
    Chega-lhe lenha!
    Não te esqueças de ouvir, amanhã, às 19 horas, o Pulsar do Concelho que te dará matéria para malhares.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Também comungo da tua opinião. Acho que o Adelino Malho (sem engº ou dr. conforme sua vontade), de quando em vêz tem momentos de lucidez, sem ofensa, claro está. Eu sei que o A.M. não se aborrece connosco. Ele sabe que nós normalmente temos razão nos nossos comentários.
    Já que estás com a Paula, dá-lhe um beijinho por mim, e um abraço para ti.
    R.S.

    ResponderEliminar
  4. Para todos aqueles que vivem momentos de crise, já temos a solução para os problemas financeiros, só tem que ser mau a fazer contas, saber meter dinheiro ao bolso, gostar de rir à custa dos pombalenses e facilmente será aceite para gestor de uma empresa municipal.
    Aqui refere-se que a PMU ainda não foi contaminada, mas como cada vez menos a competência é reconhecida, temo que haja modificações nesta empresa a fim de não haver discrepancias e esteja ao nível da PombalViva (esperemos que seja o contrário, a PombalViva subir ao nível da PMU, mas sabe-se que para isso é preciso alguém ter coragem de ir contra os incompetentes)
    JA

    ResponderEliminar
  5. Pelos resultados que a PMU tem apresentado, o seu Administrador merece um louvor. Basta fazermos o contraponto com um tal Senhor Vila Verde.
    Com também temo que os ignorantes sejam premiados e os capazes penalizados, acho que se deveria pensar muito bem essa coisa da fusão das duas empresas. E pensar nessa fusão é responder a duas perguntas: Porquê a fusão? Quem aproveita com essa fusão?

    ResponderEliminar
  6. Ora ai está um tema interessante: A fusão das EMs.
    Qual a posição da novel Associação Empresarial de Pombal?
    Quem fica à frente dos destinos da nova empresa? É preciso cartão de militante? Onde são as inscrições? também tenho o cartão para apresentar. Espero que o tal Vila verde se escuse ao cargo.
    Que pergaminhos são necessários ter para o lugar de Administrador? Responda quem souber.

    ResponderEliminar
  7. Amigo e companheiro anónimo, boa noite.
    E se V. Exa. fosse gozar com o seu avozinho? À nega da sopeira.
    A AEP-Associação Empresarial de Pombal foi constituida na óptica empresarial e não na da política.
    Queira V. Exa. saber que ainda não houve eleições para os Corpos Sociais e, se for empresário, pode apresentar, a seu tempo, uma lista.
    É assim que fazemos eleições.
    Esperamos por si, e até lá
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Sr Engº Rod Marques, boa noite.
    Peço-lhe desculpa, mas V. Exa não percebeu nada do que ficou escrito. Passo a especificar:
    1)Qual a posição da novel Associação Empresarial de Pombal sobre a fusão das Empresas Municipais?
    2)Na nova empresa municipal que irá ser criada, quem vai ficar à frente dos seus destinos ....
    Obviamente que quero acreditar que V. Exa não irá confundir a nova Associação com politica. Seria o descredito total.
    Também não é necessário chamar, para cá quem já não se pode defender, os Avozinhos. Deixe-os lá na Santa Paz do Senhor.
    Espero ter sido claro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Ora aqui está uma boa oportunidade para a transparência do executivo se mostrar. Se o presidente está relutante em esclarecer os motivos da fusão das EM's, talvez os vereadores da "oposição" (Sérgio & Miranda) possam dizer alguma coisa. Se é que eles sabem alguma coisa, o que duvido.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde.
    O Sr anonimo anterior também é mauzinho. Acha que os vereadores, que chama da oposição, sabem alguma coisa? Claro que não.
    Se eles votam do genero: Maria vai com todas, como é vão saber pormenores importantes. Isso é pedir-lhe muito.
    Um abraço

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.