4 de maio de 2009

NÃO SE DEVE DESRESPEITAR O SENHOR PROFESSOR!




O Constitucionalista e Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra, Vital Moreira, agora transvertido ( para usar o estilo de J. Sócrates ) em candidato ao Parlamento Europeu, foi bárbaramente agredido no passado 1º de Maio, segundo rezam as crónicas e a TV. Após ter visto e revisto as imagens televisivas do acontecimento, não vislumbro nada de particularmente grave, senão umas garrafas de água pelo ar, e um manifestante a agarrar-lhe pelo casaco ( ou colarinho ? ). Barbaramente agredido ? Talvez, se pensarmos que lhe chamaram "traidor"," capitalista", tentando desse modo o impedir de continuar a sua caminhada por entre os manifestantes. O Senhor Doutor de Coimbra, não devia ter sido incomodado no seu passeio, como o foi por alguns manifestantes mais exaltados, pelo que se devem repudiar tais comportamentos. O que desde já, faço. Mas daí, acusar o PCP ( e porque não o B.E. ? ) de estimular ou ser autor moral de tais comportamentos, vai uma enorme distância. Por isso, havendo um pedido de desculpas, estas devem ser apresentadas pelo Senhor Professor e Partido Socialista ao PCP, por via de profirerem acusações completamente infundadas.

17 comentários:

  1. Totalmente de acordo, pena é que nem a própria comunicação social (em tantos debates e artigos escritos, desde 01/05) tenha feito referência a tamanha evidência.

    ResponderEliminar
  2. Excelência

    Agradece o Partido todas as suas palavras dirigidas ao nosso homem de Albergaria. Tem sido o amparo moral do regime na internet. Não tem V.ª Ex.ª admirador mais convicto, mais fiel e mais confiante. Desde sempre o encontrei incondicionalmente ao lado de V.ª Ex.ª sem jamais lhe ter ouvido uma palavra de censura ou de dúvida.
    Dizem-me que a intervenção da deputada no Cine-teatro na sexta-feira e na presença de V.ª Ex.ª foi magnífica de senso, vibração, eloquência.
    Há um rapaz na imprensa, que desejava, sem perder a sua qualidade de jornalista, ir trabalhar para os Paços do Concelho. Ouvindo dizer que havia vagas, correu a telefonar-me e demonstrou ser um moço prestável ao regime. Sempre disse a V.ª Ex.ª que conseguia-mos trazer até nós aqueles do rádio do prédio do Vieira. Vai ver que dali não nos maçam mais.
    Excelente a volta que o João deu no filho da Irene, este rapaz é bom, então, uma empresa situada em Montemor-o-Novo, é de mestre. V.ª Ex.ª deve-lhe este favor. Aproveito o ensejo para esclarecer V.ª Ex.ª que dei ordens para o nosso homem da Moncalva ir falar com o Dr. Armindo. Vamos esperar para ver o que acontece, o rapaz dele agora até incomoda o Manuel de Albergaria, se outra coisa não houver envia-se o Gouveia com mais alguém, buscar o moço. Talvez uns dias na escola espiritual de Peniche lhe façam ver que os tempos do pai já foram, este rapaz começou bem, até andou nessa organização dos calções castanhos, desde que saiu desnorteou-se. Uma pena.
    Nestes dias que passei em Vermoil, correm boatos da composição de vereadores para o próxima consulta ao Povo. Estes períodos de boataria do género agora decorrente são muito prejudiciais: criam um estado de expectativa e de incerteza no Povo acerca dos vereadores e dos lugares; favorecem especulações políticas; alimenta grande esperança que depois a realidade não confirma. Em minha modestíssima opinião, não convêm deixá-los prolongar. Se são exactos os boatos, venha a confirmação quanto antes; se não são, informe V.ª Ex.ª os vereadores, em reunião, que é um desvario ter convidado o ex servidor do Estado Novo de carteirinha á tira-colo e que lhe entregava o pelouro da Higiene Urbana Canina, que conste.

    Creia-me, V.ª Ex.ª, com a maior admiração e afectuosa amizade, servidor muito atento e obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo.

    O Professor sempre gostou de teatro e, reconheça-se, até tem jeito.
    Estava a pensar que a história se repte: umas vezes com tragédia outras vezes como farsa. No caso ele ficou a ver a oportunidade de poder pensar na vitória, como aconteceu com o Soares depois da Marinha Grande.
    Não estavam na manifestação pessoas e trabalhadores de todas as cores, nomeadamente, também do Partido Socialista? Estavam!...
    Não vejo porque razão as estruturas partidárias e sindicais se deviam responsabilizar e pedir desculpas pelo sucedido, se não mandaram nem instigaram a prática de tais actos.
    Se calhar ainda te lembras que em 1978/1979, nas Meirinhas, quiseram acabar comigo a varapau e com chavelhas ferro do carro das vacas por ter tido o atrevimento de servir de fiscal na Assembleia de Voto a funcionar na Escola Primária. Saí protegido pela GNR. Na altura, como te deves lembrar, tinha um pé partido e andava de muletas, nem sequer poderia fugir, se o quisesse. Obviamente que também não o quis fazer. Estive firme e presente até ao fim da contagem e publicação dos votos o que, ainda, aqueceu mais os ânimos daquela gente que só queria agradar aos “caciques” locais. Aos que são vivos e aos que são mortos perdoo, mas não esqueço.
    Devemos sim, todos nós e país inteiro, pedir desculpas a nós próprios e lamentar o sucedido. Passados 35 anos do 25 de Abril, não se podem compreender e tolerar acções destas Todos devemos lamentar e repudiar tais acontecimentos.

    Um grande abraço

    J.F.

    ResponderEliminar
  4. fernando daniel carolino4 de maio de 2009 às 17:27

    "...não vislumbro nada de particularmente grave, senão umas garrafas de água pelo ar, e um manifestante a agarrar-lhe pelo casaco ( ou colarinho ? )...".
    Dr. Adelino, nem parece seu, um Democrata, um defensor da Lei, um arauto de uma esquerda cada vez menos ouvida. Enfim...
    O que lhe digo é que é PARTICULARMENTE GRAVE o que aconteceu. Pela forma não pela substância. Somos, penso eu, um país livre, onde podemos mudar de opinião, de casa, de mulher,de sexo,de partido, enfim de quase tudo (menos de clube - e já há aí uns quantos que mudaram)e não podemos ficar sujeito(s) a qualquer tipo de tentativa ou mesmo de agressões. Diz que viu e reviu as imagens mas não viu tudo o que se passou. Foi efectivamente muito mau o que aconteceu. Não foi por ser o Vital Moreira - Candidato, foi por ser o Vital Moreira - Cidadão. Valeu que ainda houve bom senso em grande parte dos presentes e evitaram-se males maiores.
    Agora se se toma como bitola, insultar, agredir, molhar o diabo a sete, todos aqueles que mudam de partido ou de opinião... isto vai ser uma batalha campal das antigas e à portuguesa.
    Segue Lista e aceitam-se mais "lembranças":
    Durão Barroso, Pacheco Pereira, Zita Seabra, Mario Lino, Pina Moura, etc, etc, etc...

    O que é preciso é (foi) animar a malta...

    Fernando Daniel Carolino

    ResponderEliminar
  5. “Apesar de ter jurado pela minha alma que nunca daria a Vital Moreira a importância política que ele não tem, citando-o nestas matérias, há que rever este compromisso "devido à mudança das circunstâncias", como dizem ministros e banqueiros.

    E afinal o que vale a minha alma na sociedade em que vivemos? Até que se descubra forma de transplantar almas, vale nada.

    Diz o doutor em Causa Nossa: «O apoio governamental ao resgate do BPP, salvando umas dezenas ou centenas de grandes fortunas nele investidas, só serve para alimentar a campanha comunista e esquerdista de "cumplicidade do Governo com o grande capital". Quando a recessão bate à porta e muita gente vai sofrer com ela, sobretudo por via do aumento do desemprego, não era essa propriamente a mensagem política que o Governo deveria emitir».

    Quem sou eu para explicar ao professor doutor V. Moreira que tal apoio governamental não serve os comunistas e esquerdistas (nem mesmo os católicos progressistas) mas sim os capitalistas? Acaba tudo em istas, mas não dá para confundir.”

    ResponderEliminar
  6. Dr. A. Leitão, embora o sr. me considere um anticomunista, em virtude dum comentário que fiz, há alguns dias atráz, o que não é verdade, conforme tive ocasião de lhe explicar, uma vêz mais provo que não é verdade a sua opinião, estando de acordo consigo em relação a este assunto.
    De facto, quem deve pedir desculpas ao país é o P.M. Socrates e todos os que o acompanham, pela desgraça em que o país se encontra.
    Também não vi qualquer imagem na TV, nem li qualquer comentário jornalistico em que seja referida categoricamente essa pretensa agressão.
    Aquilo que se vê, são alguns manifestantes mais exaltados (com toda a razão, diga-se), porquanto se apercebem que, numa manifestação de contestação à falta de verdade deste governo e contra as falsas promessas dos socialistas, estes aproveitavam para fazer campanha politica.
    Agora, o sr. eng. Socrates, uma vez mais se vitimiza, como tem feito sempre que é confrontado na rua.
    Por incrivel que possa parecer, este episódio ainda vai dar muitos votos a quem os não merece!
    Com esta técnica da vitimização, lá vão de vento em popa, como se nada tivessem a vêr com o estado em que o país se encontra.
    Simplesmente vergonhoso!!!!
    R.S.

    ResponderEliminar
  7. Uma pergunta incómoda para o Adelino e outros seguidores socratianos.
    Foram os comunistas que em Matosinhos há quatro anos provocaram os incidentes que provocaram a morte a Sousa Franco?????

    ResponderEliminar
  8. Caro anonimo, quem foi, pergunto eu?

    ResponderEliminar
  9. Para além do PS, existe outro partido a lucrar com este assunto o Bloco de Esquerda. No blog do professor Adelino Caldeira http://doportugalprofundo.blogspot.com/,é feita uma análise exaustiva do incidente.

    Já agora, o Dr vital, sósia do Gepeto, já deve estar esquecido dos tempos em que estava do outro lado da barricada.Será que nessa altura tinha esta posturas das "vítimas" ..

    P.

    ResponderEliminar
  10. Vi hoje num dos telejornais, um trabalho de investigação jornalística acerca do escânda-lo da "cova da beira" que, no minimo, me deixou indignado (o outro também dizia que, temos o direito à indignação) e perplexo com o conteúdo da informação prestada.
    De facto, já dizia o poeta que "não há fumo sem fogo".
    São dúvidas a mais para um P.M. de um país democrático.
    É o curso superior (com diploma passado num domingo) com contornos dúvidosos, é o escândalo da "cova da beira", é o Freeporte, e sabe-se lá mais o quê !?
    É tempo, e esta mais do que na hora, para o sr. P.M. provar ao país que tudo isto são "cabalas"
    e perseguição pessoal.
    Começam a ser coincidências a mais!
    Já ninguém acredita nesta justiça, e há muito gente séria, à qual não "deixam" fazer o serviço isento e honesto.
    Permitam-me o desabafo : QUERO VOLTAR PARA A ILHA!!!

    ResponderEliminar
  11. Caro anonimo, quer voltar para a ilha,.... da madeira?. muito bem leve o Narciso consigo! E boa viagem. Então e as diversas situaçoes que se passam no nosso municipio, não o fazem querer voltar para a ilha. haja paciencia!

    ResponderEliminar
  12. Qual Ilha? a da Mata Mourisca? A dos naufragos do Engº Rodrigues Marques?

    Esclareça lá isso, que no mais, também acho que são coincidências a mais. Coincidências.

    ResponderEliminar
  13. Mais uma achega.
    Quando foram às trombas do F. Assis em Felgueiras, os P.S.s e a Fátima pediram-lhe desculpas?

    Coitadinhos dos P.S.s e do Sócrates. Uns anjinhos é o que eles são!...

    O que aconteceu foi feio e lamentável. Mas, a exigência de pedidos de desculpas ao P.C.P. e Intersindical por hipotética falha de algum dos seus militantes ou simpatizantes menorizou os acontecimentos transformando-os em “Fait Divers” e numa farsa para tentar ganhar votos.

    Para esse peditório, não dou.

    J.F.

    ResponderEliminar
  14. Ponham lá em dúvida o pedido de desculpas, o facto de não se referir que alguns dos que apuparam Vital eram do BE e o real impacto dos golpes dirigidos ao professor (isto chega ao ponto de parecer uma análise de lances d'O Dia Seguinte: Vital Moreira livrou-se de um pontapé por pouco, foi cuspido em cima e apanhou com um pau de bandeira na pinha). Agora, fazermo-nos de ingénuos e achar que até podem ter sido militantes do PS a chamarem traidor a Vital (só se fossem Alegristas) e que o PCP não promove a hostilidade face aos seus "desertores"...O que aconteceu não foi pior porque Vital ia acompanhado. Se dramatizou - ele e o nosso actor de S.Bento - é outra coisa, algo que era quase obrigatório acontecer. São aquelas declarações do PCP, em conferência de imprensa - em que se desvalorizou a proveniência dos insultos para se criticar a acção social do governo, como que justificando o que aconteceu - que deviam causar apreensão.

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto destes incidentes. Mostram uma democracia "activa" e "musculada"! Camaradas... sinceramente, eu acho que ninguém deve desculpas a ninguém. Nem o caso foi tão grave como o PS o pintou, nem a presença do nosso Vital candidato foi tão ofensiva como apregoa o PCP. E quanto a quem ganha... duvido que uma única intenção de voto se altere por causa deste incidente. E temos tanta coisa importante para discutir... ;)

    ResponderEliminar
  16. Realmente esta gênte do PS, são tão "tenrinhos"
    Sempre a fazer de "coitadinhos"!
    Nunca fazem xixi fora do penico.
    Haja pachora para aturar tanto despudor!
    Pelo menos tenham um pingo de vergonha e assumam os vossos erros. Só lhes fica bem!
    R.S.

    ResponderEliminar
  17. Comentário ouvido ontem, n'"O esplendor de Portugal", da Antena 1: "Bem, o Vital Moreira se calhar pretendeu uma re-edição da Marinha Grande, e agora está todo ofendido por ter sido vitima de violência... mas ele, quando foi o episódio da Marinha Grande, não estava do lado dos que batiam?".

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.