13 de maio de 2010

Nem só de "dizer mal" vive o Farpas!

Pedro Pimpão foi recentemente eleito presidente da Distrital de Leiria da JSD. Não sendo eu um entusiasta das "JOTAS", como já devo ter deixado perceber por aqui, e muito menos um entusiasta ou sequer apreciador da JSD, ou de qualquer outra realidade que termine em "...SD", não posso deixar de reconhecer o relevo da função, particularmente na projecção que isso confere à estrutura partidária de Pombal. É por aqui que se vão construindo caminhos, que depois acabam por ter reflexo nas urnas, ou em outras instâncias/nomeações políticas. Um jogo de fintas, algumas com mérito, outras menos virtuosas, mas que é preciso saber jogar. A JSD sabe jogá-lo. Os vizinhos, andam mais "engadanhados".

11 comentários:

  1. ...mas de toda a palavra que vem da boca dos mal-dizentes.

    ResponderEliminar
  2. Alguns caminhos sim, sem isso não sobrevivem. Outros não, impõem-se para além dos cargos ou apesar dos cargos ou mesmo sem cargos. São uma minoria, contudo. Infelizmente. No caso concreto, desejo um bom trabalho ao Pedro Pimpão e nomeadamente que não de esqueça da componente ideológica (não no sentido cristalizado com que é utilizado ainda hoje, mas no sentido do fundamentar opções políticas com base em princípios e valores comuns a determinadas áreas de pensamento). Sim, eu sei que sou um lírico quando toca a alguns assuntos, mas a clarificação ideológica iria fazer tão bem a tanta maneira de encarar a gestão pública ao mesmo tempo que libertava de alguns grilhões a vida política autárquica.

    ResponderEliminar
  3. E que, por uma questão de coerência, (já que não se pode reconstruir a social democracia) ajude a mudar o nome de «Partido Social Democrata» para «Partido Liberal Democrata».
    Boa-sorte, Pedro!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  4. Amigo e companheiro Nuno Gabriel, boa noite.
    Fico contente por tu teres ficado contente com o valor que o Partido reconhece ao nosso companheiro Pedro Pimpão.
    Cinco estrelas.
    Cinco estrelas, também, para o companheiro João Alvim, com base nos mesmos argumentos.
    Sei que o Pedro Pimpão não é visita de casa do nosso companheiro Presidente Pedro Passos Coelho, mas sei que ele lhe reconhece o valor que ele tem e que vocês reiteram.
    Um Bem Haja aos dois.

    ResponderEliminar
  5. Professor

    Seria interessante essa da mudança de nome. Felizmente, não o poderão fazer. Não o podem fazer porque o PSD é tudo menos um partido liberal. Não que não andem alguns tresmalhados para lá, mas não são um partido que coloque a liberdade individual e a iniciativa privada em primeiro lugar, que ache que o estado deve ser um mero regulador, que respeite as opções pessoais da vida de cada um e, sobretudo, que não veja o Estado como extensão da sua actuação partidária. E se dúvidas houver, veja-se o PSD local.

    Não acho que ser Liberal seja um mal, acho é que a palavra ganhou um cunho nefasto num país que só pensa a preto e branco. E por isso o PSD continuará a ser aquilo que é, um partido estatista situado socialmente num plano semi-conservador e que acredita num mercado que apesar de em teoria livre, deve ter muitas rédeas.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    A eleição do Pedro Pimpão só vem revelar que lhe é reconhecido valor .
    Bom sorte Pedro no desempenho da tua nova função,
    conta comigo.

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo, Alvim. A falta de um verdadeiro partido liberal deixa o espectro partidário mais pobre. Não há quem, de facto, veja o estado fora da economia, e um sistema social que defenda o indivíduo na sua "sacra individualidade" (perdoem o pleonasmo). Não seria o meu caminho, mas reconheço-o como um caminho pertinente. E, lamentavelmente, não representado em Portugal!

    ResponderEliminar
  8. Isso é uma visão pura e académica do liberalismo. Eu acho que faz falta um partido que, sem confiando ao Estado o papel de guardião em áreas fundamentais da vida comunitária, deixe o mercado funcionar, regulando o que for de regulamentar para evitar distorções de concorrência, ao mesmo tempo que assegure a liberdade com responsabilidade do cidadão, isto é, que não interfira na limitação dos seus direitos, excepto claro, quando se tratar de garantir uma sociedade funcional. Nada de individualismos exarcebados mas aceitar o todo como soma de várias partes.

    Por outro lado, não deixa de ser engraçado que no mundo anglo-saxónico liberal seja igualmente perjorativo, mas pelas razões inversas, já que é um sinónimo para socialista.

    Mas quebrar, de vez, com a divisão tradicional (e circunstancial) esquerda/direita era útil, até para perceber melhor as respostas a dar em tempo de crise. Eu sei, há coisas mais importantes, mas num país que vive do acessório, o enquadramento tem a sua pertinência.

    ResponderEliminar
  9. Lembras-te de um site que citaste no "Homem do leme", e que dava um enquadramento politico num referencial com dois eixos? Seria interessante trazê-lo para aqui (até como post), para que os nossos comentadores pudessem testar o seu real posicionamento politico, e a coerência entre o partido que defendem e aquilo em que, realmente, acreditam. É, no fundo, uma tentativa de nos percebermos melhor!

    ResponderEliminar
  10. O Pedro Pimpão é, talvez, a mais brilhante das poucas pessoas que se interessam pela coisa pública em Pombal, na minha/nossa (porque a partilhamos) geração. Tem uma incontestável capacidade de trabalho e envolve-se com uma energia incrível nas causas em que se empenha. Aqui fica uma nota de felicitações por mais esta vitória – certamente suada, certamente merecida – e sinal incontestável do reconhecimento do seu valor por parte dos seus pares.

    Contudo, perante esta situação, não posso deixar de recordar o meu desabafo, já partilhado aquando das legislativas: preocupo-me sempre que vejo alargarem-se os horizontes dos nossos homens públicos (especialmente dos que ainda merecem alguma da nossa admiração) para além das fronteiras do nosso concelho.

    Precisamos, creio, da energia dos nossos melhores concentrada naquilo que é nosso: entre as Meirinhas e a Redinha! Pergunto-me se o nosso concelho não estará perdendo de si (para si) algo de bom – sabendo-se que, por exemplo, o Pedro Pimpão, a partir de agora, fatalmente se dispersará na sua acção, atendendo agenda entre Peniche e Castanheira de Pêra... Do mesmo modo, continuo convicto de que teria sido uma grande perda para nós se, por agora, apenas o pudéssemos ver de longe, perdido entre a multidão de anónimos que povoam S. Bento... Conservemos para nós aquilo que é bom para nós, e que nos pertence por direito! Sejamos egoístas, e perspicazes no nosso egoísmo: saibamos defender e conservar o que temos de melhor na nossa terra!

    Partilho estas ideias pensando, acima de tudo, no que me parecem ser os melhores interesses do concelho. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Considero que realmente o vereador Pedro Pimpão poderá fazer um bom trabalho, desde que faça uma aprendizagem contínua (espero que a sua aprendizagem não descambe para os lados da politiquice implementada), num percurso em que os degraus devem ser percorridos um a um.
    è importante que se trabalhe primeiro ao nível do concelho, por forma a adquirir competências que dessem garantias de um desempenho útil a nível distrital, e quem sabe, nacional.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.