4 de setembro de 2011

Empresas Municipais

A troika mostrou-se recentemente muito preocupada com o "fenómeno" das empresas municipais. É fácil entender porquê: representam, muitas vezes, uma desorçamentação das Câmaras, ou formas de fugir aos limites de endividamento. Têm ainda uma outra característica: é que os seus directores/administradores/altos quadros não são eleitos, como os vereadores. E os seus funcionários são contratados sem concurso público, ao contrário dos funcionários públicos. Espero sinceramente que não sejam estas as verdadeiras razões para algumas autarquias gostarem tanto de empresas municipais.

3 comentários:

  1. Que outras razões é que o Gabriel Oliveira quereria para a existência das Empresas Municipais? Corrupção autêntica e aprovada por Lei.

    ResponderEliminar
  2. Senhora Cassandra.
    Os políticos do poder, à medida que eram "obrigados" a proteger na lei os valores essenciais ao são funcionamento do exercício do poder, começaram a ficar impedidos de tomar as decisões que implicavam a prestação de “favores" ou o recebimento de benefícios pessoais. Perceberam que teriam de encontrar uma qualquer solução que lhes permitisse fugir ao controlo legal.
    Argumentaram então que a lei os impedia de tomar decisões rápidas, sobre determinadas actividades, e de fazer funcionar de forma eficaz o poder público. Mais argumentaram que a solução certa e funcional seria a criação de outras entidades para onde seriam transferidas tais actividades.
    Assim surgiu a lei que permite a fraude (à outra lei): determinada decisão pode ser absolutamente legal, quando tomada no âmbito de uma empresa pública, e poderá ser qualificada como "crime de tráfico de influência" (artigo 335º do Código Penal) quando tomada no âmbito do poder público.
    É só por isto que não posso concordar (totalmente) com a Senhora(?).

    ResponderEliminar
  3. Sr. José Gomes Fernandes, aceito, sem nenhuma reserva, a sua explicação e tenho o prazer de constatar a sua semi-discordância explícita e, simultaneamente, a concordância implícita com tudo quanto eu disse.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.