7 de setembro de 2011

ETAP

Novo ano lectivo se aproxima. A ETAP não figura na lista das "Empresas Municipais", mas parece. Note-se que o capital social da Pombalprof (uma sociedade por quotas) tem um sócio (a CMP) com... 99% do capital social (que é de 100.000 €!). AICP e ACSP têm 0,5% cada.
Esta municipalização obrigava a outra clareza, por exemplo, no site da instituição. Gostavamos de saber quais são os órgãos sociais. Quem tem sido contratado, e para que funções. Queríamos ter a certeza que a ETAP não serve para "nomear amigos". E se calhar não serve mesmo, mas... não sabemos! É por estas e por outras que eu não gosto de empresas municipais, e muito menos de sociedades por quotas que, para serem empresas municipais, falta-lhes só... um bocadinho assim! (Muito pequenino, note-se).
NOTA: Este post não pretende de forma alguma beliscar os méritos da ETAP, nem posso deixar de reconhecer o importante papel que a escola tem no nosso concelho. E que fique claro que eu acho que a CMP tem, de facto, que a apoiar (como tem feito). A questão aqui é outra...

2 comentários:

  1. Aos cidadãos deve ser facultada informação sobre as quantias monetárias transferidas pelo Município para a ETAP e sobre os critérios de admissão de pessoal, mesmo que Rodrigues Marques grite "retrate-se"...
    Os os cidadãos pagam impostos para as receitas da ETAP e nada sabem sobre o que lá se "passa"...

    ResponderEliminar
  2. Meus amigos, o segredo é a alma do negócio. Por isso é que ETAP, Empresas Municipais, ADILPOM, a própria Câmara Municipal (todos os serviços) e a Assembleia Municipal deviam ser transparentes como cristal.

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.