16 de setembro de 2011

O dinamismo de Abiúl está no cemitério

O cemitério costuma ser um bom retrato de uma terra. O de Abiúl confirma-o: cresce ao ritmo que decresce a população; logo, as obras nunca param.
Abiúl é a freguesia do concelho de Pombal com a população mais envelhecida e aquela que, nos últimos 40 anos, mais população residente perdeu (> 50%). Na década de 70 viu-a partir para outras terras, nas últimas décadas vê-a partir para debaixo da terra. Acontece…
Mas, não estivesse na Junta o homem certo na altura certa, a coisa podia estar pior. É pena não poder continuar, porque tem sido um diligente coveiro
!

12 comentários:

  1. Bom dia!
    Pergunto a culpa será só do Sr. presidente de junta? Seguramente não!
    Vejamos:
    - na última década, no nosso País, fez-se um referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez, discutiu-se e aprovou-se a lei para regular esse acto médico em que as interessadas têm direito aos serviços médicos gratuitos. Na prática significa que todos os portugueses pagam bem caro os devaneios de alguns e algumas.
    - o dinheiro gasto nos serviços médicos prestados na IVG são caros, naturalmente, e essas verbas seriam muito mais bem empregues em subsídios de natalidade quer para Abíul bem como para outras localidades.

    O País em si carece de uma política de natalidade objectiva sob pena de toda esta geração de políticos serem os coveiros da Gália

    ResponderEliminar
  2. Cont.
    - O dinheiro gasto no referendo sobre o aborto dava pagar a educação de muitas crianças.
    - Criar um filho sempre foi, e é, uma grande responsabilidade acompanhada de uma grande investimento e que por vezes se perde um momento para o outro.
    - Hoje a IVG é um acto em si brutal que só existe devido ao egoísmo da raça humana em que gastam rios de dinheiro em prol da leviandade.

    - Não sou radical na IVG mas acho que este acto só devia ser permitido nos casos em que a saúde da futura mãe estivesse em causa.

    ResponderEliminar
  3. bem DBOSS que opinião a sua.
    fico confuso é certo mas a ideia é de se parar...escutar... e olhe que nada mais acrescento.
    IGV? Dinheiro gasto em referendo?SNS? Educação? Responsabilidade social?
    Caramba o post é sobre o cemitério de Abiúl.
    E sobre isso que dizer? Que é pequeno para tanta gente que está sepultada nele? Certamente que sim. Que fazer? Um novo? Talvez. Alargamento do mesmo? Quem sabe. De uma certeza porem eu tenho, há muita gente em Abiul descontente com o seguimento dos trabalhos que por ali fazem e da forma como o fazem. Mas como os mortos não protestam e os vivos não falam, quem manda tem de decidir e a bem ou aml tem decidido. Agora talves não fosse mau de todo escutar a população abiulense de quando em vez e nem só nas toiradas.

    ResponderEliminar
  4. A pedido do Eng. Rodrigues Marques (que está a experimentar dificuldades técnicas com o Blogger, é colocado o seguinte comentário. Todos os nossos leitores que tenham igual problema - não conseguirem comentar - enviem um mail para farpaspombalinas@gmail.com que o mesmo procedimento será tomado).

    "Amigo e companheiro Adelino Malho, bom dia.

    O nosso companheiro João Alvim anda a tentar arranjar-me a máquina a ver se isto vai dar certo.
    Se não der, vou por atalhos.

    Vou contar-te uma história, verdadeira, que se passou comigo.
    Há tempos tive um desentendimento com um dos meus fregueses por causa do alargamento da estrada da Cartaria.
    O solo ficou lá todo, só que parte com utilização diferente da que tinha.
    Todavia, antes deste episódio, um dia tive necessidade de abrir uma sepultura, com uma máquina, devido às férias do nosso pessoal de serviço ao cemitério.
    Assim fiz (o funeral não deixava de se fazer) e o tal freguês teve conhecimento disto.
    Com esta informação no bolso e à falta de argumentos para não deixar alargar a estrada, virou-se para mim e disse:
    - Você dá é um bom coveiro.
    Retorqui-lhe:
    - Pode contar comigo e quanto mais depressa melhor.
    Vem isto a propósito de não haver notícia de algo parecido na Freguesia de Abiul.
    E, pergunto-te eu. Não é o cemitério de Abiul o teu destino natural?
    Ou ficarás para onde emigraste?
    O Presidente António Carrasqueira não merece que os seus fregueses o tratem desta forma.
    Homem Bom e empenhado nos afazeres da tua grande freguesia, que herdou aquele cemitério, (para onde teve que ser transportada toda a terra que lá está) e que o manda tratar com aquele carinho dos homens sensíveis e tementes a Deus.
    Deus te perdoe.
    Sem abraço.

    Rodrigues Marques"

    ResponderEliminar
  5. Esta problemática dos cemitérios é um pouco tétrico. É o da Charneca é o de Abiúl... Para mim este problema ( seja ele qual for ), não se coloca. Os cemitérios estão condenados. Cremação para todos os cidadãos será uma obrigação legal.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Carolino: o título é cemitérios, mas, o texto contém a seguinte frase: " ... Abiul é a freguesia do concelho de Pombal com a população mais envelhecida e aquela que, nos últimos 40 anos, mais população residente perdeu, 40%.
    Veja bem, o meu comentário não me parece assim tão desenquadrado

    ResponderEliminar
  7. Se o interpreto bem, amigo DBOSS, põe a hipótese de que a população de Abiul esteja envelhecida, porque... as mulheres de Abiúl andam a fazer muitos abortos! É isso?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde!
    Gabriel já entendi que só interpreta bem aquilo que quer, mas, esclareço-o: as leis deste País são aprovadas pela AR,, ainda, relativamente aos abortos, as estatísticas são claras.
    A provocação às mulheres de Abiul é sua não é minha

    ResponderEliminar
  9. Abiul envelheceu porque houve um dia uma Câmara Municipal que não teve "sentido de oportunidade" e permitiu que pombalenses instalasse o ensino privado em Santiago da Guarda (concelho de Ansião) e não em Abiul (concelho de Pombal)!!

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.