12 de setembro de 2011

Sangria ou mera coincidência?

Soube há pouco que mais dois quadros do PS se afastaram da concelhia, pedindo transferência para outras concelhias. Para um partido que ainda não há 2 meses conseguiu levar 70 pessoas, com quotas em dia, a votar, pode parecer uma coisa mínima. No entanto, como se tratam de dois militantes que, nos últimos anos, estiveram em todas as frentes, de forma constante e dedicada, é legítimo pensar que onde há fumo há fogo. E 2013 mesmo ali ao lado.

16 comentários:

  1. A pergunta óbvia, para quem está de fora é: Quem?

    ResponderEliminar
  2. A minha aposta vai para João Coelho e Fernando Carolino. Esperando que não seja uma "traição" a Pombal, mas sim um descontentamento com o PS Pombal (que será compreensível, mas quem está por dentro tem sempre a possibilidade de mudar e criar alternativas).

    ResponderEliminar
  3. Uma "coisa" tipo regosijo, tipo bem feita... bem feita!!!.
    Nao vai ser por isso que vai cair o Castelo de Pombal, vao-se 2 chegarao 4 de certeza.O PS e grande de mais para "coisitas" pequenas, Alias o PS "concelhia" merece mais respeito estejamos de acordo ou nao com suas (seus)guias leia-se lideres.
    Assim espero.
    EA

    ResponderEliminar
  4. Costumo assistir a alguns eventos de uma concelhia do PS aqui vizinha, e pasmem-se... a reunião mais ordinária (no sentido de "banal") é mais viva e mais concorrida que as reuniões potencialmente mais relevantes do PS de Pombal. Por algum motivo, as pessoas não aderem a este PS. Ou este PS não quer mais pessoas... o que parece mais verosímil, pois não se vê qualquer esforço para captar e mobilizar mais gente!

    ResponderEliminar
  5. JA estas enganada, Quem pediu transferência para outra Concelhia foi o nosso colega Farpista Adelino.Acho que o pessoal do Farpas preocupa-se demais com o interior do PS. Temos de nos preocupar é com quem gere o nosso dinheiro...

    ResponderEliminar
  6. Uma sugestao:
    O PS-Pombal nao tem eleicoes democratas? "ainda nao e como no psd-Pombal"!!!
    Nao temos potenciais liders com carisma e competencia, alem de Adelino Mendes?.
    Estou a recordar so de alguns, Joao Alvim, Joao Coelho,Fernando Carolino e outros...
    Ou em Pombal por se ser amigo do Adelino Mendes nao temos bolas para se candidatar a lideranca do PS- POMBAL? contam-se as espingardas e as balas pra "guerra" e avanca-se ou entao (IF YOU CAN'T BEAT THEM,JOIN THEM)...

    ResponderEliminar
  7. Eu preocupo-me com quem gere o nosso dinheiro, prioritáriamente. Mas preocupo-me também (e muio) com quem tinha obrigação (não são as pessoas, mas a instituição PS) de ser uma oposição forte e credível, e se demite dessa função. Que o Zé ou o Manel não queiram dar a cara, são questões pessoais que não questiono. Mas se o PS (com muito mais responsabilidades do que qualquer outro partido, como é evidente) vai "dando de barato" os plebiscitos, sonegando (pela sua parte) o potencial de fiscalização e contra-proposta... aí, é assunto que já me ediz respeito. farpisticamente, claro...

    ResponderEliminar
  8. Esclarecendo o que poderá ter ficado dúbio: parece-me que a culpa não é de quem abandona (que terá as suas razões para o fazer), mas de uma "máquina" que se mostra incapaz de cativar novos elementos de valor... ou sequer de conservar os que tem!

    ResponderEliminar
  9. Ó Gabriel, não te preocupes porque não me senti culpabilizado...

    ResponderEliminar
  10. João Coelho, confirma-se portanto.

    Pouco a pouco, deixemos Pombal tornar-se a "Ilha" que muitos pretendem.
    E os que estariam "sempre lá", rapidamente do desânimo passam à ausência.
    Infortúnios do destino!

    ResponderEliminar
  11. Quem se afastou deve ter as suas razões. Pessoais, profissionais ou políticas.
    Aqui no canil comenta-se que esses dois "quadros" da Concelhia do PS eram membros da Assembleia Municipal. Com o seu afastamento teremos caras novas já na próxima sessão da Assembleia, e vamos ficar atentos para observar o sangue novo que irá entrar.
    Isto, acreditando que os mesmos "quadros" do PS vão ser coerentes nas suas decisões. Se não estão disponíveis para fazer política no Concelho, também não estarão disponíveis para manter os seus mandatos, não é verdade?

    ResponderEliminar
  12. É a sua interpretação, não é a minha. Eu só assumi que não estou disponível para ser militante do PS em Pombal. Sou pombalense, ainda tenho morada em Pombal, ainda sou sócio e contribuinte de instituições em Pombal e ainda pago impostos em Pombal. Naturalmente assumo os meus compromissos com os eleitores, fui eleito para 4 anos por isso pretendo levar o meu mandato até ao fim. Mas também assumo que não me recandidatarei em 2013.

    ResponderEliminar
  13. Certamente que para "este" PS Pombal, as saídas serão positivas, uma vez que haverá menor "oposição" dentro do partido. (Obviamente, que aquilo que acabo de escrever é meramente uma suposição, uma vez que não sei realmente o que se passa dentro daquela estrutura! partidária, apenas somo "2+2").

    Olhando por uma outra perspectiva, que considero importante quando se pensa em futuro, aparentemente o PS Pombal não tem muitas pessoas jovens que possam trazer algo de diferente à Política Pombalense.
    Sem sangue novo não há Partido que aguente, ou pelo menos que seja alternativa.

    ResponderEliminar
  14. Cheira-me que este PS não só "ainda não tem pessoas jovens", como também "já não tem as pessoas menos jovens". Onde estão os "históricos"? Antigos candidatos? Antigos deputados na AM? Antigos presidentes de junta eleitos pelo PS? Antigos candidatos?

    ResponderEliminar
  15. Aceitei e desejei fazer parte da família Socialista Pombalense, muito depois de refletir e estudar o que me era apresentado e fundamentalmente tendo em consideração os Valores, Ideias e Princípios do Partido, plasmados e consagrados na Declaração de Princípios. Por tal, respeitei sempre e continuarei a respeitar os seus Estatutos e Princípios Programáticos onde quer que esteja.
    Lutei ao longo destes ultimos tempos como um Homem Livre e que sempre acreditei ver instaurada em Pombal e em Portugal algo como uma Sociedade Socialista onde estivessem presentes os Valores da Igualdade, da Fraternidade, da Solidariedade e da Justiça Social, tão longe, no presente momento, de estarem instalados na dita sociedade pombalense.
    É com pena, tristesa mesmo, por vezes incrédulo que vi e continuo a ver uma grande parte dos militantes do Partido Socialista em Pombal que foram esquecidos ao longo dos anos, ou quiçá ouvidos(não escutados) só em situações pontuais, deixando dirigentes, quase sempre os mesmos pouco variando, a orientar as politicas seguidas e que quase sempre foram apontados, esses mesmos dirigentes, como os principais desvirtuadores e descaracterizadores desses Valores, Ideias e Princípios (por ventura eu próprio incluído).
    Quando aderi ao Partido Socialista, em Setembro de 1992, feitas as contas à 18 anos atrás, levava o firme proposito de lutar por uma nova organização das bases, criando e dinamizando secções, núcleos de empresas, debate e pensamento politico que no meu entender já foram uma grande riqueza do Partido, local e nacional, e que hoje estão praticamente extintas. Assim com este meu proposito, pensava eu, evitar o descontentamento e a descrença reinante à época, promovendo a motivação e a credibilidade para que todos os camaradas continuassem no Partido e poder vencer eleições autarquicas dali a um ano e pouco.
    Continuo a pensar e a acreditar que o Partido é de todos os Militantes e, desejo que sejam activos para o combate político, tendo como objectivo tornar este Partido Socialista a base de referência da sociedade portuguesa, quer seja em Portugal ou em Pombal!
    Que mais posso fazer? Que mais posso escrever? Que mais posso falar? Não sei. Honestamente não sei. Tudo à volta em Pombal se circunscreve a meia duzia de ideias pré-formadas. A disponibilidades exarcebadas e a critérios utilizados deixam prepetuadas em e no tempo duvidas de se alguma vez mais se conseguirá almejar a chegar lá. Eu, contudo e pessoalmente, cheguei ao proposito momentaneo de que por ora é chegada a hora de mudar este “peça” de posição.
    De posição sim, nunca da equipa. Essa, a equipa, mantém o estatuto de intocável e no dia que tiver de abdicar dela, abdico do “xadrez politico” e isso, não me vejo de todo a fazer tal. Se Pombal deixa de fazer parte dos meus horizontes politicos e pessoais? Não, concerteza que não. Como diz a “velhinha” cantilena trauteada por muitos de nós;
    “Aqui cresci, aqui vivi,(...) oh meu Pombal!”
    Disse,
    Fernando Daniel Carolino – militante 64800 do Partido Socialista

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.