13 de setembro de 2013

Alunos, professores e desemprego

Faltam alunos e sobram cursos e professores, na generalidade das escolas e nas Universidades.
No IPL (Leiria), oito cursos não tiveram alunos candidatos, como por exemplo o de engenharia civil com 30 vagas, e vários outros cursos tiveram poucos candidatos, como por exemplo o de educação social (regime pós-laboral) com 21 vagas e 1 candidato.
À falta de alunos, segue-se o excesso de professores: mais de 30.000 professores não obtiveram colocação (emprego). Outros profissionais licenciados, com menos poder de reivindicação, passam por iguais dificuldades.   
Nas últimas décadas, fizeram-se investimentos “especulativos” no ensino, construindo-se ou adaptando-se vários edifícios, criando-se “Institutos Superiores” em várias “vilas”, criando-se vários cursos superiores, muitos deles desnecessários para os alunos e para o país, contrataram-se professores, alguns a “tempo 0”, e contratou-se pessoal auxiliar, tudo para lucro e/ou emprego de alguns oportunistas ou para vaidade e demagogia de vários autarcas.
Tal com na construção civil, onde a atividade especulativa levou muitos pedreiros e ajudantes a transformarem-se em construtores, também no ensino todos os bons e maus estudantes, novos ou reformados, diurnos ou noturnos, foram incentivados a serem “doutores” e/ou “formandos”. Nós, contribuintes deste pobre país, tudo pagámos, incluindo cursos superiores a muitos estudantes que foram depois contratados por países ricos (como a Suíça) que seguem outra política de ensino.
Na ressaca da bebedeira pública, fica o fracasso dos licenciados que saem das Universidades, vários deles no desemprego ou em empregos manuais (licenciados em direito a colocarem mercadoria nas prateleiras dos supermercados, licenciadas em vários outros cursos a venderem vestuário em lojas, etc) e fica o endividamento do país, tudo a agravar o desastre nacional.

3 comentários:

  1. olha fiz precisamente uma cronica ha dois ou tres dias no meu blog. ser professor hoje ja nao é como antigamente, hoje sao mais alguns desempregados e antigamente nao era assim!

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt /

    ResponderEliminar
  2. Concordo com 100 % do seu post JGF, mas o que me preocupa mais, é o contribuinte andar a pagar cursos Universitários e depois os outros países a colherem os frutos do investimento de Portugal na formação. Faz-me lembrar o nosso Sporting, já formou vários melhores do mundo e não ganha títulos nem em Euros com eles.

    ResponderEliminar
  3. Boas!
    Faltou perguntar: quantas escolas, mais, vão ficar para as associações de sueca? E, nos próximos anos, com decréscimo de natalidade, quantas mais escolas vão ficar sem professores e alunos?

    Ainda, para quando um iluminado do governo resolve acabar com a miscelânea de cursos, de áreas tão iguais umas das outras?

    Eu, um cidadão que foi educado com trabalho e a trabalhar, entendo que a maioria dos alunos chega ao ensino superior e ainda não sabe bem o que quer. a provar o que afirmo está o número de alunos que no final do 1º ou 2º ano de universidade pede para mudar de curso.

    O número de cursos existentes de turismo, de Gestão, de engenharia, de artes plásticas de cinema, etc. têm todos cadeiras comuns, l logo devia ser efectuado um estudo no sentido de os estudos serem iguais para todos os cursos até ao 3º ano e só depois se faria a opção pela especialização

    ResponderEliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.