17 de setembro de 2013

Prioridades

Nos idos de 30 de Novembro de 2009, o meu colega farpeiro, Adérito Araújo, deixava aqui nota, que o Presidente da Câmara de Pombal havia estabelecido como prioridade do seu novo mandato, a reivindicação, junto do Governo, de obras de requalificação do IC2.
Efectivamente, em 23 de Outubro de 2009, o Presidente da Câmara de Pombal, reeleito que havia sido para o seu 5.º mandato consecutivo, no seu discurso de tomada de posse, focou o “problema da elevada sinistralidade da EN1/IC2”. Acusou o então Governo de José Sócrates de “não ter sabido definir prioridades em termos de execução de obras mais prementes em termos de segurança rodoviária”. O Eng.º Narciso Mota salientava, ainda, as “acções reivindicativas que pretendia vir a exercer junto do Governo para defender os interesses do concelho de Pombal, apontando, nomeadamente, para a construção de passagens desniveladas em zonas de intersecção de elevado risco ao longo da EN1/IC2”.
Uma das situações, entre muitas outras, que oferecia e oferece preocupação, era e é o entroncamento junto à Repsol, no Alto Cabaço, que o Sr. Ilídio Manuel, avisadamente, chamou à atenção no seu comentário.
Volvidos quase 4 anos, já com um Governo PSD e em fim de mandato na Câmara Municipal, a Obra que poderia poupar vidas, continua por fazer.

14 comentários:

  1. e se ainda não arrancou a obra e estamos em pleno periodo de eleições, duvido que comece depois disso. terão de esperar infelizmente para a próxima campanha, ou como se resolve em portugal, é preciso haver uma tragédia com mortes envolvidas para depois arranjarem logo tudo rápido e de uma vez.

    http://adoninhafedorenta.blogspot.pt/

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  2. A prioridade não foi essa, mas sim dinamizar as Associações onde se joga a sueca, para depois convidar os Presidentes a substituírem os dinossauros para candidatos do PSD ás respectivas Juntas de Freguesia. Mas em Pombal é assim que se ganham eleições... Haja pão e circo e fica tudo contenye

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  3. Amigo e camarada Dr. Edgar Domingues, boa noite.
    Vou-lhe contar uma história, vivida.
    Andávamos por aí, em dia impreciso do ano de 1993, quando o Engº Narciso Mota, numa acção de campanha, nas Meirinhas, casa cheia, disse alto e bom som que iria lutar por uma saída da Autoestrada nas Meirinhas.
    Até tremi!
    Não é que ela, agora, está prestes a ser concretizada.
    O nosso Portugal, no seu melhor, sem tempo, nem horas.
    Aceito que, à data, V. Exa. ainda andasse com cueiros ou com os calções abertos atrás.
    É da vida.
    Agora desancar no Engº Narciso Mota, numa vista de quatro anos, é que não me parece bem, quando ele pensa as obras a 20 anos.
    Fico triste.
    Por favor, deixe os cueiros e vire a página.
    Sem abraço.
    PS – Não me respondeu ao desafio que me fez no seu post “Os Mamarrachos”.
    Já parece o meu amigo e candidato Adelino Mendes que anda a escrever nas estrelas que Pombal está em Boas Mãos.
    Então, se assim é, por que é que se candidata, se Pombal está em Boas Mãos?

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  4. Demorou apenas um dia para dizer que o Eng. Narciso Mota tinha visão a 20 anos. Teve uma bela oportunidade ontem na Assembleia Municipal, o sr. e o resto da bancada, mas só lhe conseguiram louvar o esforço. É um Louva-a-Deus ao retardador.

    Nota: se tivesse aqui o Dr. Coucelo apressava-se a comparar a sua parábola com a duma Câmara PS, havendo só um paralelo - o João dos Caracóis só precisou de dois mandatos para fazer o nó da Redinha.

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  5. Caro Eng.º Rodrigues Marques,

    De cueiros nada sei. Na terra onde nasci já não se usavam.

    Esta questão não se trata de questão de garotos.

    Até é bastante pertinente, caso contrário não continuaria a ser uma promessa eleitoral.

    Uma solução para aquele entroncamento já fazia falta em 1993 quanto mais em 2009, quando nesta data já várias vidas ali haviam sido ceifadas.

    Infelizmente já naquele tempo (em 1993) as prioridades eram outras. Fico triste

    Quanto a meu comentário no post dos "Mamarrachos", não lhe deixei qualquer desafio. Esse está lançado à Câmara Municipal. Só que neste caso, uma visão a 20 anos é algo que não desejamos certamente.

    Mas ainda assim lhe respondo, que o seu argumento só interessa a quem interessa. E não interessa ao todo. Senão vejamos,

    "Estado sindical, corporativo", "estado da Justiça" "garantias bancárias à mistura" ou "administradores de falências", onde é que isto contende com o exercício das competências de uma Câmara Municipal ou o prosseguimento das suas atribuições?

    O senhor dizia no seu comentário que tinha "uma vaga ideia de como é que a coisa seria resolvida". Peço-lhe que lhes diga pois quer parecer-me que eles não fazem a mínima.

    Com abraço

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  6. Bom dia
    Caro Engº Marques
    Diga-nos lá o que é mais importante: satisfazer o ego do povo das Meirinhas, terra natal l do Sr. presidente ou evitar mais mortes no cruzamento do IC2 , norte de Pombal?.

    Questão de prioridades!

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  7. Caríssimos:
    "Último Morto o Sr. Buga"
    Numa tarde de um ano qualquer, final do mandato do Engº Joaquim Almeida, surge a notícia bombástica: Acidente no cruzamento, morreu o Sr. Buga, pessoa querida de todos que pedia às moscas para fugiram pois, não as queriam matar. Disse eu: chega de mortes vamos cortar a estrada, assim aconteceu, nacional nº1 cortada por volta das 15 horas, até cerca das 20 horas, hora do início do diálogo com a GNR que nos pediram para acabarmos informando-nos que o governo e o Sr. Governador Civil já tinham conhecimento e prometiam arranjar solução.

    Já não tenho 28 anos, parafraseando ZECA AFONSO " faz falta uma praça de gente madura"

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  8. Caro Edgar
    O teu post (e o anterior) é muito pertinente, por questionar as promessas políticas de cabelos bancos por cumprir e os graves efeitos, para os cidadãos, da negligência do poder público.
    Como vês, os responsáveis ficaram calados, consentindo na sua responsabilização. Apenas enviaram o "gritador" do costume para agredir quem cumpre o dever de cidadania de exigir responsabilidades.
    Melhor estaria o "gritador” se tivesse feito uma análise introspetiva retroativa para verificar quanto foi usado na sua disponibilidade e no seu património. É que não sabe que agora berra pelo muito que perdeu em generosidade ao serviço de egocentristas megalómanos.

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  9. Soluções?...
    Eu avento aqui algumas:
    - no nó da N1 com a N1-6, ou seja, a estrada para Albergaria-dos-Doze, em frente da Aruncauto, construir uma rotunda. Com o devido redesenhar do início das 2 vias sentido Norte-Sul. Com repavimentação de bandas sonoras no sentido inverso (quem desce as Leais). Se possível, colocar semáforo de controle de velocidade 50 Km/h antes da rotunda, algures na zona da fonte do Emporão.

    - no nó da N1 com a N237, em frente da Repsol, construir rotunda. Semáforo controle de velocidade quem vem de Coimbra 50Km/h, com bandas sonoras no pavimento. No sentido inverso, bandas sonoras no pavimento (porque, como é sabido, a velocidade da variante N1 em Pombal, é de 50 km/h há muito)

    - já agora, e se não for a pedir muito, podia-se construir outra rotunda em frente da Vulcal. Porque assim o pessoal do Bairro da Agorreta, onde habito, não ter de sair sempre na rotunda da Cooperativa, se quiser ir no sentido Sul. E também o pessoal das Urbanizações D. Inês e Oliveiras teriam outras opções, para não ter de entupir, todos os dias, a rotunda da Cooperativa.

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    Respostas
    1. Olá!
      Já agora, o melhor é plantar rotundas de 100 em 100 m no IC 2, há um decréscimo de carros na A1 e eu sou accionista da brisa

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    2. Olá!
      Já agora, o melhor é plantar rotundas de 100 em 100 m no IC 2, há um decréscimo de carros na A1 e eu sou accionista da brisa

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    3. Em Viseu e em São João da Madeira, existem rotundas até com distâncias menores que essa, sr. Candelabro. No entanto, são cidades com níveis de vida e de desenvolvimento acima da média em Portugal. Aliás, num estudo recente, até consideram Viseu como a Capital de Distrito melhor para se viver!
      Pode até nem ter a haver só com rotundas tais benefícios, porém, de certeza que conta.
      Quanto ao ser accionista da Brisa, é vida de Stock Exchange: pode-se ganhar imenso, ou pode-se perder uma enormidade - como em tudo na vida. Cada qual aposta o dinheiro onde mais deseja. Eu prefiro gastá-lo nas Estradas Nacionais, que me fica mais barato.

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    4. Olá
      Sr. Eduardo o que afirma sobre Viseu. S. João da Madeira, é verdade! esqueceu-se que existem várias vias rápidas a servir essas cidades

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  10. Prioridade é mesmo plantar rotundas de 100 em 100 metros pelo IC2 e nós com a AE por todo lado. Agrava o transito e os srs da BRISA agradecem pois a única alternativa é a A1.

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