30 de setembro de 2013

Autárquicas, por cá e por lá

Por cá, como em muitos municípios deste país (Porto, Lisboa, Matosinhos, etc.), os eleitores disseram que sabem escolher e que não aceitam que os aparelhos partidários lhes imponham candidatos. Disseram também que sabem impor grandes derrotas ou reduzir a votação em relação aos “dinossauros” que se habituaram a sair sempre vencedores (Porto, Matosinhos, Madeira, etc.), aqueles que anulam o debate interno e o direito à crítica e à opinião e afastam as cabeças pensantes que sejam potenciais adversários, empobrecendo e enfraquecendo os respetivos partidos.
Por cá, vimos uma redução de votação no partido do poder, duas opções novas nas juntas, dois partidos a regressarem à AM e um partido a ser varrido pela 2ª vez do mapa político-eleitoral das freguesias…

O que se aprendeu por cá? Que consequências?

5 comentários:

  1. Aprendeu-se que a moeda boa afastou a moeda mà.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite,

    De acordo com os dados publicados no Expresso/Visão, a abstenção no concelho de Pombal foi de 55%.

    Verifico, no entanto, que a freguesia que teve o mais baixo valor de abstenção foi precisamente Vila Cã, 38,7%. Onde quase não houve votos nulos e/ou brancos. Onde concorreu e ganhou, uma candidatura independente.

    Para não fazer uma análise abusiva da questão, não vou dizer que os eleitores (enfim, o “povo”) poderão estar fartos dos partidos políticos, ou pelo menos destes políticos. Nem que os partidos deveriam reinventar-se.

    Mas lá que parece, parece.

    ResponderEliminar
  3. Boas noites!
    VITÓRIA! Sim, grito vitória!
    pelos Independentes! Pelos que não seguem formatações de aparelhos! Que não seguem cegamente as regras viciadas!
    Foram 15 Câmaras (ou 16), que os Independentes venceram! Cujo Povo acreditou que não precisamos de Partidos para fazer Democracia.
    Vitória, porque o esforço da Democracia é saber ousar. É saber ouvir e escutar. E os Partidos ainda não aprenderam nada com isto que está a acontecer à frente dos olhos deles???
    Ouvi o discurso de vitória de Rui Moreira. Senti um arrepio. De felicidade. De orgulho naquele Povo, capital Invicta.
    Mas também louvo aos de mais perto: aqui no nosso concelho, ganharam listas Independentes! Como estou de sorriso largo!

    Sim, alguns (ou muitos) são dissidentes de partidos. Mas nem assim os Partidos percebem. Nada! Um dia acordarão. Tarde demais. Ou não...

    Leiam regalos jornalísticos, o 1º:
    - Jornal Público, Manuel Carvalho, pág.12, coluna de opinião.

    Depois, leiam o 2º:
    - Jornal Público, Rui Tavares, Eurodeputado, opinião na última página (sim! um eurodeputado!)

    Lamento imenso que a Abstenção tenha subido, para níveis-recorde! Mas há lá protesto, eu sei.

    Sobre as eleições:
    1º lugar, ganhou o Povo! Os partidos esquecem sempre isto... e é por aqui que devem começar a mudar!
    2º lugar, ganharam os Independentes! Foi obra! Só mesmo quem é teimoso que nem uma mula, é que nega as evidências!
    3º lugar, o PS venceu umas 150 Câmaras. Mas não foi por mérito próprio - foi por demérito do PPD.
    4º lugar, a CDU venceu. É um facto. Mas ganhou aos insatisfeitos do PS e do BE! Não sacou quase nada à direita. O que só prova que onde ganhou mais, foi a capitalizar a insatisfação dos indecisos.
    Depois...bom depois, só vejo derrotados. A começar na Madeira, onde um Jardim, visivelmente com azia profunda, remete as culpas todas para cima do seu líder Nacional. (quando há umas semanas atrás, lhe dava só sorrisos. Matreiro...). Para mim, é o fim do Jardinismo. Bacoco. Caciquista!
    Depois, observo um Passos completamente frustrado. Pelo menos, teve o condão de reconhecer logo a derrota pesada. E vamos ver até onde vai a magnitude da derrota...
    Depois, o CDS! Mas desde quando foi uma vitória?!? O Portas sorri perante a hecatombe do seu parceiro de coligação??? Que pessoa tão falsa, tão horrível para ter como...«parceiro» - com amigos assim, para que servem os inimigos irrevogáveis?... Se era para sorrir, então desfazia logo logo logo ali, qualquer coligação Autárquica com o PSD! Aquele sorriso de crocodilo foi para comigo: "sou mesmo herói! consegui safar-me da minha triste figura no Governo! sou o maior!"
    Por fim, o Bloco. Da Esquerda. As projecções têm vindo a demonstrar-lhes o futuro que lhes vai acontecer. A bem da Democracia, espero que não. No entanto, têm sido eles próprios a darem tiros nos pés.

    Tal como disse o António Costa, roubo-lhe as palavras de vitória:
    "Hoje deixem-me ser feliz! Tenho razões para estar feliz!"

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Estas eleições trouxeram à vista de toda gente três factos:
    . As direcções dos partidos continuam a dividir para reinar e esquecem.se que a lei do cacique, já não funciona, felizmente!.

    - A democracia começa a ficar consolidada, provam-no o aparecimento de tantas candidaturas independentes, com vitórias claras e motivadoras do eleitorado. funcionando como um cartão amarelo as partidos e seus dinossauros!

    ~Os grandes derrotados são os partidos que continuam a não motivar as pessoas para votar, veja-se o nível da abstenção, e todos os dinossauros agarrados ao poder

    Será com muita alegria, para mim, o aparecimento de ainda mais candidaturas independentes nas próximas eleições talvez assim se acabe com as coutadas dos dinossauros e se aumente o poder crítico na Assembleia Municipal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Não podia estar mais de acordo com o teu comentário, caro DBOSS.
      Há é certos artigos na Lei Eleitoral, que têm de mudar. A bem dos Independentes e da Democracia. Para equilibrar os Candidatos a pretendentes de algo.
      Eu continuo a fazer reptos (e muitas figas!) para que as pessoas vão sendo informadas, em foruns de opinião, por exemplo. Existem alternativas! Eu não aceito, jamais, que me façam engolir a história de que "só existe um caminho".
      Em Democracia existem sempre mais que 2 caminhos. Isso do "só existe 1 caminho" é condenar o Povo à estupidificação!

      Eliminar

O comentário que vai submeter será moderado (rejeitado ou aceite na integra), tão breve quanto possível, por um dos administradores.
Se o comentário não abordar a temática do post ou o fizer de forma injuriosa ou difamatória não será publicado. Neste caso, aconselhamo-lo a corrigir o conteúdo ou a linguagem.
Bons comentários.